Geografia e a era planetária : Possíveis tessituras entre a BNCC e livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Christiano Corrêa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/264020
Resumo: Esta tese versa sobre o ensino de Geografia e os currículos, especificamente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e a possibilidade de se educar para a era planetária. O trabalho parte do pressuposto de que o ensinar e aprender Geografia pode contribuir para uma educação para a era planetária, sustentado pela (re)leitura da BNCC e dos livros didáticos. A era planetária, segundo Morin, se inicia a partir do reencontro da humanidade no contexto das Grandes Navegações, em que a lógica Ocidental de progresso e desenvolvimento é disseminada pelo mundo pela tríade da ciência/técnica/razão. Esse processo subjuga outros modelos de sociedade e provoca um desajuste entre natureza e sociedade, gerando problemas de ordem global: as emergências planetárias. Para lidar com esses problemas, o autor propõe a constituição de uma sociedade-mundo. Nesse cenário, aponta para a necessidade de se educar para esse contexto. Tendo o Paradigma da Complexidade como método, buscamos entender como a Geografia, a partir da BNCC, pode contribuir para uma educação para a era planetária. O objetivo geral é estudar como a Geografia, a partir da BNCC e dos livros didáticos pode, ou não, possibilitar uma educação para a era planetária. Os objetivos específicos são: identificar quais teorias curriculares estão presentes, ou não, na BNCC para o Ensino Fundamental II em Geografia; analisar se os livros didáticos de Geografia podem, ou não, contribuir para uma educação para a era planetária; avaliar como os conhecimentos propostos pela BNCC e os livros didáticos de Geografia podem, ou não, se aproximar de uma educação para a era planetária. A tese se constitui em um Pesquisa Qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, em que utilizamos como procedimentos metodológicos a Análise Documental, leitura exploratória, leitura seletiva, leitura analítica, leitura interpretativa e Triangulação Metodológica. Identificamos que a BNCC possui habilidades que se aproximam das Teorias Tradicionais, das Teorias Críticas e das Teorias Pós-Modernas, e ainda existe um conjunto de habilidades que possui diversas leituras, que denominamos de Múltiplas Abordagens. Analisamos os livros didáticos da coleção Araribá Mais- Geografia do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, e observamos que existem textos verbais escritos, distribuídos por toda a coleção, que possibilitam a leitura a partir do educar para a era planetária. Na triangulação das informações obtidas, avaliamos que a BNCC possibilita uma (re)leitura, pelas unidades temáticas, habilidades e livros didáticos, para educar para a era planetária. Propomos que a presente leitura seja incorporada na formação e aperfeiçoamento de professores, bem como seja considerada como uma possibilidade na elaboração de materiais didáticos.
id URGS_80d26d2a4f3fdd93476983666f064815
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264020
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Teixeira, Christiano CorrêaCastrogiovanni, Antonio Carlos2023-08-26T03:35:50Z2023http://hdl.handle.net/10183/264020001175974Esta tese versa sobre o ensino de Geografia e os currículos, especificamente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e a possibilidade de se educar para a era planetária. O trabalho parte do pressuposto de que o ensinar e aprender Geografia pode contribuir para uma educação para a era planetária, sustentado pela (re)leitura da BNCC e dos livros didáticos. A era planetária, segundo Morin, se inicia a partir do reencontro da humanidade no contexto das Grandes Navegações, em que a lógica Ocidental de progresso e desenvolvimento é disseminada pelo mundo pela tríade da ciência/técnica/razão. Esse processo subjuga outros modelos de sociedade e provoca um desajuste entre natureza e sociedade, gerando problemas de ordem global: as emergências planetárias. Para lidar com esses problemas, o autor propõe a constituição de uma sociedade-mundo. Nesse cenário, aponta para a necessidade de se educar para esse contexto. Tendo o Paradigma da Complexidade como método, buscamos entender como a Geografia, a partir da BNCC, pode contribuir para uma educação para a era planetária. O objetivo geral é estudar como a Geografia, a partir da BNCC e dos livros didáticos pode, ou não, possibilitar uma educação para a era planetária. Os objetivos específicos são: identificar quais teorias curriculares estão presentes, ou não, na BNCC para o Ensino Fundamental II em Geografia; analisar se os livros didáticos de Geografia podem, ou não, contribuir para uma educação para a era planetária; avaliar como os conhecimentos propostos pela BNCC e os livros didáticos de Geografia podem, ou não, se aproximar de uma educação para a era planetária. A tese se constitui em um Pesquisa Qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, em que utilizamos como procedimentos metodológicos a Análise Documental, leitura exploratória, leitura seletiva, leitura analítica, leitura interpretativa e Triangulação Metodológica. Identificamos que a BNCC possui habilidades que se aproximam das Teorias Tradicionais, das Teorias Críticas e das Teorias Pós-Modernas, e ainda existe um conjunto de habilidades que possui diversas leituras, que denominamos de Múltiplas Abordagens. Analisamos os livros didáticos da coleção Araribá Mais- Geografia do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, e observamos que existem textos verbais escritos, distribuídos por toda a coleção, que possibilitam a leitura a partir do educar para a era planetária. Na triangulação das informações obtidas, avaliamos que a BNCC possibilita uma (re)leitura, pelas unidades temáticas, habilidades e livros didáticos, para educar para a era planetária. Propomos que a presente leitura seja incorporada na formação e aperfeiçoamento de professores, bem como seja considerada como uma possibilidade na elaboração de materiais didáticos.This thesis deals with the teaching of Geography and curricula, specifically the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), and the possibility of educating for the planetary age. The work is based on the assumption that teaching and learning Geography can contribute to an education for the planetary age, supported by the (re)reading of the BNCC and textbooks. The planetary age, according to Morin, begins with the reunion of humanity in the context of the Great Navigations, in which the Western logic of progress and development is disseminated throughout the world by the triad of science/technique/reason. This process subjugates other models of society and causes a mismatch between nature and society, generating global problems: planetary emergencies. To deal with these problems, the author proposes the constitution of a world-society. In this scenario, it points to the need to educate oneself for this context. Having the Paradigm of Complexity as a method, we seek to understand how Geography, from the BNCC, can contribute to an education for the planetary age. The general objective is to study how teaching and learning Geography, from the BNCC, can, or not, enable an education for the planetary age. The specific objectives are: to identify which curricular theories are present, or not, in the BNCC for Elementary School II in Geography; to analyze whether or not Geography textbooks can contribute to an education for the planetary age; to evaluate how the knowledge proposed by the BNCC and the Geography textbooks may, or may not, approach an education for the planetary age. The thesis is a Qualitative Research, bibliographical and documental, in which we use as methodological procedures Documentary Analysis, exploratory reading, selective reading, analytical reading, interpretive reading and Methodological Triangulation. We identified that the BNCC has skills that are close to Traditional Theories, Critical Theories and Post-Modern Theories, and there is still a set of skills that have different readings, which we call Multiple Approaches. We analyzed the textbooks of the Araribá Mais-Geografia collection from the 6th to the 9th grade of Elementary School II, and we observed that there are written verbal texts, distributed throughout the collection, which enable reading from the point of view of educating for the planetary age. In the triangulation of the information obtained, we evaluated that the BNCC enables a (re)reading, through the thematic units, skills and textbooks, to educate for the planetary age. We propose that the current of reading be incorporated in the formation and improvement of teachers, as well as be considered as a possibility in the elaboration of didactic materials.application/pdfporGeografia escolarComplexidadeBase Nacional Comum CurricularFilosofia da educaçãoGeographyPlanetary ageBNCCComplexityGeografia e a era planetária : Possíveis tessituras entre a BNCC e livros didáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001175974.pdf.txt001175974.pdf.txtExtracted Texttext/plain511562http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264020/2/001175974.pdf.txt4da8e623cb08ca13cdc6f3e153921652MD52ORIGINAL001175974.pdfTexto completoapplication/pdf2888511http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264020/1/001175974.pdfba88263e0dd4dff55efde675add1d60dMD5110183/2640202023-09-01 03:32:15.763801oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264020Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-09-01T06:32:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Geografia e a era planetária : Possíveis tessituras entre a BNCC e livros didáticos
title Geografia e a era planetária : Possíveis tessituras entre a BNCC e livros didáticos
spellingShingle Geografia e a era planetária : Possíveis tessituras entre a BNCC e livros didáticos
Teixeira, Christiano Corrêa
Geografia escolar
Complexidade
Base Nacional Comum Curricular
Filosofia da educação
Geography
Planetary age
BNCC
Complexity
title_short Geografia e a era planetária : Possíveis tessituras entre a BNCC e livros didáticos
title_full Geografia e a era planetária : Possíveis tessituras entre a BNCC e livros didáticos
title_fullStr Geografia e a era planetária : Possíveis tessituras entre a BNCC e livros didáticos
title_full_unstemmed Geografia e a era planetária : Possíveis tessituras entre a BNCC e livros didáticos
title_sort Geografia e a era planetária : Possíveis tessituras entre a BNCC e livros didáticos
author Teixeira, Christiano Corrêa
author_facet Teixeira, Christiano Corrêa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Christiano Corrêa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castrogiovanni, Antonio Carlos
contributor_str_mv Castrogiovanni, Antonio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia escolar
Complexidade
Base Nacional Comum Curricular
Filosofia da educação
topic Geografia escolar
Complexidade
Base Nacional Comum Curricular
Filosofia da educação
Geography
Planetary age
BNCC
Complexity
dc.subject.eng.fl_str_mv Geography
Planetary age
BNCC
Complexity
description Esta tese versa sobre o ensino de Geografia e os currículos, especificamente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e a possibilidade de se educar para a era planetária. O trabalho parte do pressuposto de que o ensinar e aprender Geografia pode contribuir para uma educação para a era planetária, sustentado pela (re)leitura da BNCC e dos livros didáticos. A era planetária, segundo Morin, se inicia a partir do reencontro da humanidade no contexto das Grandes Navegações, em que a lógica Ocidental de progresso e desenvolvimento é disseminada pelo mundo pela tríade da ciência/técnica/razão. Esse processo subjuga outros modelos de sociedade e provoca um desajuste entre natureza e sociedade, gerando problemas de ordem global: as emergências planetárias. Para lidar com esses problemas, o autor propõe a constituição de uma sociedade-mundo. Nesse cenário, aponta para a necessidade de se educar para esse contexto. Tendo o Paradigma da Complexidade como método, buscamos entender como a Geografia, a partir da BNCC, pode contribuir para uma educação para a era planetária. O objetivo geral é estudar como a Geografia, a partir da BNCC e dos livros didáticos pode, ou não, possibilitar uma educação para a era planetária. Os objetivos específicos são: identificar quais teorias curriculares estão presentes, ou não, na BNCC para o Ensino Fundamental II em Geografia; analisar se os livros didáticos de Geografia podem, ou não, contribuir para uma educação para a era planetária; avaliar como os conhecimentos propostos pela BNCC e os livros didáticos de Geografia podem, ou não, se aproximar de uma educação para a era planetária. A tese se constitui em um Pesquisa Qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, em que utilizamos como procedimentos metodológicos a Análise Documental, leitura exploratória, leitura seletiva, leitura analítica, leitura interpretativa e Triangulação Metodológica. Identificamos que a BNCC possui habilidades que se aproximam das Teorias Tradicionais, das Teorias Críticas e das Teorias Pós-Modernas, e ainda existe um conjunto de habilidades que possui diversas leituras, que denominamos de Múltiplas Abordagens. Analisamos os livros didáticos da coleção Araribá Mais- Geografia do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, e observamos que existem textos verbais escritos, distribuídos por toda a coleção, que possibilitam a leitura a partir do educar para a era planetária. Na triangulação das informações obtidas, avaliamos que a BNCC possibilita uma (re)leitura, pelas unidades temáticas, habilidades e livros didáticos, para educar para a era planetária. Propomos que a presente leitura seja incorporada na formação e aperfeiçoamento de professores, bem como seja considerada como uma possibilidade na elaboração de materiais didáticos.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-26T03:35:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/264020
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001175974
url http://hdl.handle.net/10183/264020
identifier_str_mv 001175974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264020/2/001175974.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264020/1/001175974.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4da8e623cb08ca13cdc6f3e153921652
ba88263e0dd4dff55efde675add1d60d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085627079688192