Fisicard como recurso didático ao ensino da eletricidade e eletromagnetismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/211387 |
Resumo: | A proposta deste trabalho consiste no desenvolvimento de um card game denominado Fisicard para ser utilizado como um recurso didático motivador para uma aprendizagem significativa de conteúdos de eletricidade e eletromagnetismo por alunos do ensino médio. Pretende-se motivar nos alunos à compreensão de conceitos de eletricidade e eletromagnetismo e relacioná-los com fenômenos observados no cotidiano, estimulando assim a consciência da importância da física no dia a dia e como ciência para o desenvolvimento da humanidade. A ferramenta didática foi desenvolvida para ser utilizada inicialmente com alunos do ensino médio da Escola Estadual Assis Brasil, localizada na cidade de Tramandaí-RS. São utilizadas questões para mapeamento de conhecimentos prévios, aplicadas também após a última aplicação do Fisicard, como base para verificação de apropriação de conhecimento por parte dos alunos. A avaliação do produto educacional se dá por meio de um questionário respondido após a aplicação do Fisicard. |
id |
URGS_995d71ba5da1faf732e5edf280558052 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211387 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Saft, AlineDalt, Silvana daSilva, Dakir Larara Machado da2020-07-04T03:51:00Z2019http://hdl.handle.net/10183/211387001114332A proposta deste trabalho consiste no desenvolvimento de um card game denominado Fisicard para ser utilizado como um recurso didático motivador para uma aprendizagem significativa de conteúdos de eletricidade e eletromagnetismo por alunos do ensino médio. Pretende-se motivar nos alunos à compreensão de conceitos de eletricidade e eletromagnetismo e relacioná-los com fenômenos observados no cotidiano, estimulando assim a consciência da importância da física no dia a dia e como ciência para o desenvolvimento da humanidade. A ferramenta didática foi desenvolvida para ser utilizada inicialmente com alunos do ensino médio da Escola Estadual Assis Brasil, localizada na cidade de Tramandaí-RS. São utilizadas questões para mapeamento de conhecimentos prévios, aplicadas também após a última aplicação do Fisicard, como base para verificação de apropriação de conhecimento por parte dos alunos. A avaliação do produto educacional se dá por meio de um questionário respondido após a aplicação do Fisicard.The purpose of this work is the development of a card game named Fisicard to be used as a motivating didactic resource for a significant learning of electricity and electromagnetism by high school students. The use of the card game intends to motivate students to understand electricity and electromagnetism concepts and correlate them to everyday life phenomena. At the same time, the card game helps to raise awareness about the importance of physics in everyday life and as a science for the development of humanity. The didactic tool will help with the didactical activities of high school students of the Brazilian Public School Assis Brasil, located in Tramandaí – RS. Questions for previous knowledge mapping are employed and the same questions are used after the last application of Fisicard as a basis for verifying knowledge appropriation. The educational product can be evaluated through a questionnaire answered by students after the application of Fisicard.application/pdfporFísica : EnsinoEletricidadeEletromagnetismoJogos educativosAprendizagemPhysics educationElectricityElectromagnetismEducational gamesLearningFisicard como recurso didático ao ensino da eletricidade e eletromagnetismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteMestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaTramandaí, BR-RS2019mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114332.pdf.txt001114332.pdf.txtExtracted Texttext/plain106699http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211387/2/001114332.pdf.txt5748e8e083a97dc7fddcd2950f92e545MD52ORIGINAL001114332.pdfTexto completoapplication/pdf11092575http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211387/1/001114332.pdf8c8619faaca20051b5063af1f4c393baMD5110183/2113872022-06-24 04:41:29.347294oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211387Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-06-24T07:41:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fisicard como recurso didático ao ensino da eletricidade e eletromagnetismo |
title |
Fisicard como recurso didático ao ensino da eletricidade e eletromagnetismo |
spellingShingle |
Fisicard como recurso didático ao ensino da eletricidade e eletromagnetismo Saft, Aline Física : Ensino Eletricidade Eletromagnetismo Jogos educativos Aprendizagem Physics education Electricity Electromagnetism Educational games Learning |
title_short |
Fisicard como recurso didático ao ensino da eletricidade e eletromagnetismo |
title_full |
Fisicard como recurso didático ao ensino da eletricidade e eletromagnetismo |
title_fullStr |
Fisicard como recurso didático ao ensino da eletricidade e eletromagnetismo |
title_full_unstemmed |
Fisicard como recurso didático ao ensino da eletricidade e eletromagnetismo |
title_sort |
Fisicard como recurso didático ao ensino da eletricidade e eletromagnetismo |
author |
Saft, Aline |
author_facet |
Saft, Aline |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saft, Aline |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dalt, Silvana da |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Silva, Dakir Larara Machado da |
contributor_str_mv |
Dalt, Silvana da Silva, Dakir Larara Machado da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física : Ensino Eletricidade Eletromagnetismo Jogos educativos Aprendizagem |
topic |
Física : Ensino Eletricidade Eletromagnetismo Jogos educativos Aprendizagem Physics education Electricity Electromagnetism Educational games Learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physics education Electricity Electromagnetism Educational games Learning |
description |
A proposta deste trabalho consiste no desenvolvimento de um card game denominado Fisicard para ser utilizado como um recurso didático motivador para uma aprendizagem significativa de conteúdos de eletricidade e eletromagnetismo por alunos do ensino médio. Pretende-se motivar nos alunos à compreensão de conceitos de eletricidade e eletromagnetismo e relacioná-los com fenômenos observados no cotidiano, estimulando assim a consciência da importância da física no dia a dia e como ciência para o desenvolvimento da humanidade. A ferramenta didática foi desenvolvida para ser utilizada inicialmente com alunos do ensino médio da Escola Estadual Assis Brasil, localizada na cidade de Tramandaí-RS. São utilizadas questões para mapeamento de conhecimentos prévios, aplicadas também após a última aplicação do Fisicard, como base para verificação de apropriação de conhecimento por parte dos alunos. A avaliação do produto educacional se dá por meio de um questionário respondido após a aplicação do Fisicard. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-04T03:51:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/211387 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001114332 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/211387 |
identifier_str_mv |
001114332 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211387/2/001114332.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211387/1/001114332.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5748e8e083a97dc7fddcd2950f92e545 8c8619faaca20051b5063af1f4c393ba |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1800309165943422976 |