Educação nas modalidades presencial e a distância : um estudo comparativo das percepções de estudantes de cursos do nível de especialização na EA/UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/13064 |
Resumo: | O presente estudo objetiva avaliar, sob a percepção dos alunos, as características e a qualidade do Curso de Especialização a Distância em Gestão de Negócios Financeiros do Banco do Brasil (GNF-BB), oferecido entre os anos de 2005 e 2007 pela Escola de Administração (EA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Essa avaliação se faz comparativamente à dos cursos de especialização presenciais mantidos pela Instituição. O GNF-BB foi realizado com apoio da Plataforma de ensino-aprendizagem NAVi, desenvolvida na própria EA pelo Núcleo de Aprendizagem Virtual (NAVi). Como base desta comparação, foram utilizados sete cursos presenciais de especialização oferecidos pela mesma Instituição, ocorridos entre 2004 e 2006. Para tal, utilizou-se os questionários autorespondíveis de avaliação que a Instituição aplicou ao final dos cursos nas duas modalidades, contando com uma amostra de 132 respondentes nos cursos presenciais e 172 no curso a distância. Como contextualização, tem-se um referencial teórico que contempla temas como sociedade da informação, educação a distância - características, pedagogia, potencialidades e desafios - e um breve panorama da pós-graduação lato sensu no Brasil. Analisou-se os questionários através de análise de freqüência, análise de conteúdo das questões abertas, e testes ANOVA para a comparação entre as perguntas comuns às duas modalidades de curso. O estudo constata, ao final, que, sob a perspectiva dos estudantes, o Curso a distância foi mais satisfatório que os cursos presenciais. Isto é evidenciado por inúmeras manifestações elogiosas relativas às facilidades e flexibilidades da EAD. Em contrapartida, o estudo evidencia que o Curso a distância acarreta menor grau de relacionamento interpessoal. Finalmente, faz sugestões no que se refere a recursos de interação a serem apropriados pela Plataforma NAVi, orientação de monografias, formação de tutores, direitos autorais, aspectos pedagógicos e de interatividade, bem como com relação a possibilidades de expansão da EAD na EA/UFRGS. |
id |
URGS_af28e179e9e44b54f1072f54b5889b43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13064 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Casagrande, LucasKlering, Luis Roque2008-05-31T04:12:54Z2008http://hdl.handle.net/10183/13064000637408O presente estudo objetiva avaliar, sob a percepção dos alunos, as características e a qualidade do Curso de Especialização a Distância em Gestão de Negócios Financeiros do Banco do Brasil (GNF-BB), oferecido entre os anos de 2005 e 2007 pela Escola de Administração (EA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Essa avaliação se faz comparativamente à dos cursos de especialização presenciais mantidos pela Instituição. O GNF-BB foi realizado com apoio da Plataforma de ensino-aprendizagem NAVi, desenvolvida na própria EA pelo Núcleo de Aprendizagem Virtual (NAVi). Como base desta comparação, foram utilizados sete cursos presenciais de especialização oferecidos pela mesma Instituição, ocorridos entre 2004 e 2006. Para tal, utilizou-se os questionários autorespondíveis de avaliação que a Instituição aplicou ao final dos cursos nas duas modalidades, contando com uma amostra de 132 respondentes nos cursos presenciais e 172 no curso a distância. Como contextualização, tem-se um referencial teórico que contempla temas como sociedade da informação, educação a distância - características, pedagogia, potencialidades e desafios - e um breve panorama da pós-graduação lato sensu no Brasil. Analisou-se os questionários através de análise de freqüência, análise de conteúdo das questões abertas, e testes ANOVA para a comparação entre as perguntas comuns às duas modalidades de curso. O estudo constata, ao final, que, sob a perspectiva dos estudantes, o Curso a distância foi mais satisfatório que os cursos presenciais. Isto é evidenciado por inúmeras manifestações elogiosas relativas às facilidades e flexibilidades da EAD. Em contrapartida, o estudo evidencia que o Curso a distância acarreta menor grau de relacionamento interpessoal. Finalmente, faz sugestões no que se refere a recursos de interação a serem apropriados pela Plataforma NAVi, orientação de monografias, formação de tutores, direitos autorais, aspectos pedagógicos e de interatividade, bem como com relação a possibilidades de expansão da EAD na EA/UFRGS.the quality of the Postgraduated Course of Financial Business (by distance education) of the Banco do Brasil (GNF-BB), offered between the years of 2005 and 2007 by the Management School (EA) of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). This evaluation is done comparatively to that of the classroom-based postgraduated courses provided by the School. The GNF-BB was carried out by support of the NAVi Environment of learning, developed in EA itself by the Núcleo de Aprendizagem Virtual (NAVi). As a base of this comparison, there were used seven classroom-based courses of specialization offered by the same Institution, occurred between 2004 and 2006. For that, were used surveys questionnaires of evaluation that the Institution applied in the end of the both kinds of courses, disposing of a sample of 132 students in the classroom-based courses and 172 in the virtual course. As context, there is a theoretical referential that contemplates subjects like information society, distance education - characteristics, pedagogy, potentialities and challenges - and a short view of the postgraduation lato sensu in Brazil. The questionnaires were analysed through analysis of frequency, analysis of content of the open questions, and tests of ANOVA in the comparison between the common questions to two kinds of course. The study notes, to the end, that, by the perspective of the students, the distance Course was more satisfactory than the classroom-based courses. This is shown up by countless complimentary relative demonstrations to the facilities and flexibility of the distance course. Otherwise, the study shows that in the distance Course we have present less interpersonal relationship quality. Finally, it does suggestions in what refers to resources of interaction to be appropriated by the Platform NAVi, supervision of monographs, teachers training, copyright, pedagogic and interactivity aspects, as well as regarding possibilities of expansion of the distance education in the EA/UFRGS context.application/pdfporEducação a distância : Avaliação : Interação : SatisfaçãoPós-Graduação : Especialização : CursosAvaliação acadêmicaAprendizagem virtual : Ambiente interativo de aprendizagem : Plataforma virtualInternet : EducaçãoAmbiente virtual de aprendizagemDistance educationPostgraduated coursesLato sensuEvaluationNAViUFRGSEducação nas modalidades presencial e a distância : um estudo comparativo das percepções de estudantes de cursos do nível de especialização na EA/UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000637408.pdf000637408.pdfTexto completoapplication/pdf1259372http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13064/1/000637408.pdf7b256973b72f5eba8796e7971932e2ecMD51TEXT000637408.pdf.txt000637408.pdf.txtExtracted Texttext/plain293717http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13064/2/000637408.pdf.txteb08c4adcc893dddedb0455301c596d5MD52THUMBNAIL000637408.pdf.jpg000637408.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1133http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13064/3/000637408.pdf.jpgba8875989e01f645311386d5f3a3dd97MD5310183/130642021-09-19 04:32:33.194426oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13064Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-09-19T07:32:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação nas modalidades presencial e a distância : um estudo comparativo das percepções de estudantes de cursos do nível de especialização na EA/UFRGS |
title |
Educação nas modalidades presencial e a distância : um estudo comparativo das percepções de estudantes de cursos do nível de especialização na EA/UFRGS |
spellingShingle |
Educação nas modalidades presencial e a distância : um estudo comparativo das percepções de estudantes de cursos do nível de especialização na EA/UFRGS Casagrande, Lucas Educação a distância : Avaliação : Interação : Satisfação Pós-Graduação : Especialização : Cursos Avaliação acadêmica Aprendizagem virtual : Ambiente interativo de aprendizagem : Plataforma virtual Internet : Educação Ambiente virtual de aprendizagem Distance education Postgraduated courses Lato sensu Evaluation NAVi UFRGS |
title_short |
Educação nas modalidades presencial e a distância : um estudo comparativo das percepções de estudantes de cursos do nível de especialização na EA/UFRGS |
title_full |
Educação nas modalidades presencial e a distância : um estudo comparativo das percepções de estudantes de cursos do nível de especialização na EA/UFRGS |
title_fullStr |
Educação nas modalidades presencial e a distância : um estudo comparativo das percepções de estudantes de cursos do nível de especialização na EA/UFRGS |
title_full_unstemmed |
Educação nas modalidades presencial e a distância : um estudo comparativo das percepções de estudantes de cursos do nível de especialização na EA/UFRGS |
title_sort |
Educação nas modalidades presencial e a distância : um estudo comparativo das percepções de estudantes de cursos do nível de especialização na EA/UFRGS |
author |
Casagrande, Lucas |
author_facet |
Casagrande, Lucas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casagrande, Lucas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Klering, Luis Roque |
contributor_str_mv |
Klering, Luis Roque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância : Avaliação : Interação : Satisfação Pós-Graduação : Especialização : Cursos Avaliação acadêmica Aprendizagem virtual : Ambiente interativo de aprendizagem : Plataforma virtual Internet : Educação Ambiente virtual de aprendizagem |
topic |
Educação a distância : Avaliação : Interação : Satisfação Pós-Graduação : Especialização : Cursos Avaliação acadêmica Aprendizagem virtual : Ambiente interativo de aprendizagem : Plataforma virtual Internet : Educação Ambiente virtual de aprendizagem Distance education Postgraduated courses Lato sensu Evaluation NAVi UFRGS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Distance education Postgraduated courses Lato sensu Evaluation NAVi UFRGS |
description |
O presente estudo objetiva avaliar, sob a percepção dos alunos, as características e a qualidade do Curso de Especialização a Distância em Gestão de Negócios Financeiros do Banco do Brasil (GNF-BB), oferecido entre os anos de 2005 e 2007 pela Escola de Administração (EA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Essa avaliação se faz comparativamente à dos cursos de especialização presenciais mantidos pela Instituição. O GNF-BB foi realizado com apoio da Plataforma de ensino-aprendizagem NAVi, desenvolvida na própria EA pelo Núcleo de Aprendizagem Virtual (NAVi). Como base desta comparação, foram utilizados sete cursos presenciais de especialização oferecidos pela mesma Instituição, ocorridos entre 2004 e 2006. Para tal, utilizou-se os questionários autorespondíveis de avaliação que a Instituição aplicou ao final dos cursos nas duas modalidades, contando com uma amostra de 132 respondentes nos cursos presenciais e 172 no curso a distância. Como contextualização, tem-se um referencial teórico que contempla temas como sociedade da informação, educação a distância - características, pedagogia, potencialidades e desafios - e um breve panorama da pós-graduação lato sensu no Brasil. Analisou-se os questionários através de análise de freqüência, análise de conteúdo das questões abertas, e testes ANOVA para a comparação entre as perguntas comuns às duas modalidades de curso. O estudo constata, ao final, que, sob a perspectiva dos estudantes, o Curso a distância foi mais satisfatório que os cursos presenciais. Isto é evidenciado por inúmeras manifestações elogiosas relativas às facilidades e flexibilidades da EAD. Em contrapartida, o estudo evidencia que o Curso a distância acarreta menor grau de relacionamento interpessoal. Finalmente, faz sugestões no que se refere a recursos de interação a serem apropriados pela Plataforma NAVi, orientação de monografias, formação de tutores, direitos autorais, aspectos pedagógicos e de interatividade, bem como com relação a possibilidades de expansão da EAD na EA/UFRGS. |
publishDate |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2008-05-31T04:12:54Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/13064 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000637408 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/13064 |
identifier_str_mv |
000637408 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13064/1/000637408.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13064/2/000637408.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13064/3/000637408.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7b256973b72f5eba8796e7971932e2ec eb08c4adcc893dddedb0455301c596d5 ba8875989e01f645311386d5f3a3dd97 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085120054394880 |