Pensando as danças urbanas : origens negras, trajetória de Octávio Nassur e a composição coreográfica como articuladores do pensamento em dança
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/224252 |
Resumo: | Este texto narra o processo desenvolvido em uma pesquisa que teve como objetivo, como ideia, investigar procedimentos de composição coreográfica nas Danças Urbanas, correlacionando com a trajetória profissional e a produção artística do bailarino, professor, coreógrafo, diretor, gestor, escritor e produtor Octávio Nassur, bem como com as referências afro-negras consideradas a gênese desse campo em dança. Também busca averiguar a sua contribuição para o desenvolvimento artístico, assim como para o mercado de trabalho das Danças Urbanas no Brasil. Trabalha-se com a hipótese de que as iniciativas de Octávio Nassur influenciam e facilitam a difusão da Cultura Hip Hop, como é o caso da produção do Festival Internacional de Hip Hop, em Curitiba. Portanto, utiliza-se a sua trajetória profissional para trazer reflexões sobre os processos de composição coreográfica nas Danças Urbanas. Para analisar a composição coreográfica como forma de linguagem e identidade corporal das Danças Urbanas, metodologicamente, esta pesquisa segue o conceito de “escrevivência”, na qual interligo minhas vivências aos temas abordados aqui e ao sujeito de pesquisa. Para tal realização, utilizei entrevista semiestruturada com Octávio Nassur, observação participativa da Seletiva Estadual do Rio Grande do Sul e do Festival Internacional de Hip Hop, e referências bibliográficas que tangenciaram os interesses da pesquisa. Por fim, considera-se que este trabalho foi uma oportunidade de produzir material concernente às Danças Urbanas no Brasil, bem como à cultura Hip Hop. |
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Silva, Adrielle Aurelina Paulina daPaludo, Luciana2021-07-21T04:23:57Z2021http://hdl.handle.net/10183/224252001128638Este texto narra o processo desenvolvido em uma pesquisa que teve como objetivo, como ideia, investigar procedimentos de composição coreográfica nas Danças Urbanas, correlacionando com a trajetória profissional e a produção artística do bailarino, professor, coreógrafo, diretor, gestor, escritor e produtor Octávio Nassur, bem como com as referências afro-negras consideradas a gênese desse campo em dança. Também busca averiguar a sua contribuição para o desenvolvimento artístico, assim como para o mercado de trabalho das Danças Urbanas no Brasil. Trabalha-se com a hipótese de que as iniciativas de Octávio Nassur influenciam e facilitam a difusão da Cultura Hip Hop, como é o caso da produção do Festival Internacional de Hip Hop, em Curitiba. Portanto, utiliza-se a sua trajetória profissional para trazer reflexões sobre os processos de composição coreográfica nas Danças Urbanas. Para analisar a composição coreográfica como forma de linguagem e identidade corporal das Danças Urbanas, metodologicamente, esta pesquisa segue o conceito de “escrevivência”, na qual interligo minhas vivências aos temas abordados aqui e ao sujeito de pesquisa. Para tal realização, utilizei entrevista semiestruturada com Octávio Nassur, observação participativa da Seletiva Estadual do Rio Grande do Sul e do Festival Internacional de Hip Hop, e referências bibliográficas que tangenciaram os interesses da pesquisa. Por fim, considera-se que este trabalho foi uma oportunidade de produzir material concernente às Danças Urbanas no Brasil, bem como à cultura Hip Hop.This text narrates the process developed in a research that aimed, as an idea, to investigate choreographic composition procedures in Urban Dances, correlating the professional trajectory and artistic production of dancer, teacher, choreographer, director, manager, writer and producer Octávio Nassur, as well as the afro-black references considered as the genesis of this field in dance. It also seeks to ascertain its contribution to the artistic development, as well as the labor market of Urban Dances in Brazil. We work with the hypothesis that Octávio Nassur’s initiatives influence and facilitate the dissemination of Hip Hop Culture, as is the case of the production of the International Hip Hop Festival, in Curitiba. Thus, it uses its professional trajectory to bring reflections on the processes of choreographic composition in Urban Dances. To analyze the choreographic composition as a form of language and body identity of Urban Dances, methodologically this research follows the concept of “escrevivências”, in which I connect my experiences to the themes discussed here and to the research subject. To conduct the research were used a semi-structured interview with Octávio Nassur, participant observation of the State Selective of Rio Grande do Sul and of the International Festival of Hip Hop, and bibliographical references, that tangent the research interests. Finally, it is considered that this work is an opportunity to produce material concerning Urban Dances in Brazil, as well as Hip Hop culture.application/pdfporNassur, OctávioDançaComposição coreográficaEscrevivênciaUrban dancesChoreographic compositionInternational Hip Hop FestivalPensando as danças urbanas : origens negras, trajetória de Octávio Nassur e a composição coreográfica como articuladores do pensamento em dançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001128638.pdf.txt001128638.pdf.txtExtracted Texttext/plain256028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224252/2/001128638.pdf.txt4c831748198d0b972ef8385067ed5d4cMD52ORIGINAL001128638.pdfTexto completoapplication/pdf1601017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224252/1/001128638.pdfe35327d59defb37baa1da95ad4104dcdMD5110183/2242522021-08-18 04:37:18.68732oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224252Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-08-18T07:37:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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