Relação entre conhecimento metacognitivo e desempenho em princípios de contagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Évelin Fulginiti de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Corso, Luciana Vellinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/211808
Resumo: Este artigo objetiva investigar o conhecimento metacognitivo de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, em relação às sessões de intervenção que os sujeitos participaram, e verificar se este conhecimento corresponderia ao desempenho dos estudantes em avaliação dos princípios de contagem. Para tanto, inicialmente são discutidos estudos buscando evidenciar o conceito de metacognição e sua relação com a matemática. Este estudo contou com 60 alunos de 1º ano do Ensino Fundamental, de 3 escolas públicas de Porto Alegre. A investigação do conhecimento metacognitivo ocorreu através de três perguntas realizadas, pela pesquisadora, ao final da última sessão de uma intervenção em princípios de contagem. As respostas das crianças foram categorizadas e relacionadas com o desempenho destas em avaliação dos princípios de contagem. Os resultados evidenciam que a maioria dos alunos mostrou bom conhecimento metacognitivo, demonstrando correspondência entre o que responderam à pesquisadora e o desempenho na avaliação.
id UFRGS-2_de3d68ce14518e2027e1a72b3770c482
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211808
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Assis, Évelin Fulginiti deCorso, Luciana Vellinho2020-07-11T03:53:11Z20200101-9031http://hdl.handle.net/10183/211808001114710Este artigo objetiva investigar o conhecimento metacognitivo de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, em relação às sessões de intervenção que os sujeitos participaram, e verificar se este conhecimento corresponderia ao desempenho dos estudantes em avaliação dos princípios de contagem. Para tanto, inicialmente são discutidos estudos buscando evidenciar o conceito de metacognição e sua relação com a matemática. Este estudo contou com 60 alunos de 1º ano do Ensino Fundamental, de 3 escolas públicas de Porto Alegre. A investigação do conhecimento metacognitivo ocorreu através de três perguntas realizadas, pela pesquisadora, ao final da última sessão de uma intervenção em princípios de contagem. As respostas das crianças foram categorizadas e relacionadas com o desempenho destas em avaliação dos princípios de contagem. Os resultados evidenciam que a maioria dos alunos mostrou bom conhecimento metacognitivo, demonstrando correspondência entre o que responderam à pesquisadora e o desempenho na avaliação.The objective of this article is to investigate the metacognitive knowledge of students in the first year of elementary school, related to the intervention sessions in which they participated, and to verify if this knowledge would correspond to their achievement in a counting principles evaluation task. In order to do that, initially studies are discussed, aiming to evidence the concept of metacognition and its relation to mathematics. This study counted with 60 students of the first year of elementary school, from 3 public schools, located in Porto Alegre. The investigation of metacognitive knowledge occurred through three questions made by the experimenter after the finalization of an intervention in counting principles. The children’s answers were categorized and related to their achievement in the counting principles evaluation task. The results reveal that most of the students demonstrated good metacognitive knowledge, showing correspondence between their answers and the achievement in the evaluation task.application/pdfporEducação (Santa Maria). Santa Maria, RS. Vol. 45 (2020), p. 1-27Conhecimento cognitivoMatemáticaMetacognitive knowledgeCounting principlesInitial mathematicsRelação entre conhecimento metacognitivo e desempenho em princípios de contagemRelations between metacognitive knowledge and performance in counting principles info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114710.pdf.txt001114710.pdf.txtExtracted Texttext/plain58128http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211808/2/001114710.pdf.txt4939b526ea159a02c64bebc7b8d93387MD52ORIGINAL001114710.pdfTexto completoapplication/pdf443575http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211808/1/001114710.pdfcc9b3f9fcf6891ddadc860d2a3f8e772MD5110183/2118082020-07-12 03:42:06.383754oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211808Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-07-12T06:42:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relação entre conhecimento metacognitivo e desempenho em princípios de contagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Relations between metacognitive knowledge and performance in counting principles
title Relação entre conhecimento metacognitivo e desempenho em princípios de contagem
spellingShingle Relação entre conhecimento metacognitivo e desempenho em princípios de contagem
Assis, Évelin Fulginiti de
Conhecimento cognitivo
Matemática
Metacognitive knowledge
Counting principles
Initial mathematics
title_short Relação entre conhecimento metacognitivo e desempenho em princípios de contagem
title_full Relação entre conhecimento metacognitivo e desempenho em princípios de contagem
title_fullStr Relação entre conhecimento metacognitivo e desempenho em princípios de contagem
title_full_unstemmed Relação entre conhecimento metacognitivo e desempenho em princípios de contagem
title_sort Relação entre conhecimento metacognitivo e desempenho em princípios de contagem
author Assis, Évelin Fulginiti de
author_facet Assis, Évelin Fulginiti de
Corso, Luciana Vellinho
author_role author
author2 Corso, Luciana Vellinho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Évelin Fulginiti de
Corso, Luciana Vellinho
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento cognitivo
Matemática
topic Conhecimento cognitivo
Matemática
Metacognitive knowledge
Counting principles
Initial mathematics
dc.subject.eng.fl_str_mv Metacognitive knowledge
Counting principles
Initial mathematics
description Este artigo objetiva investigar o conhecimento metacognitivo de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, em relação às sessões de intervenção que os sujeitos participaram, e verificar se este conhecimento corresponderia ao desempenho dos estudantes em avaliação dos princípios de contagem. Para tanto, inicialmente são discutidos estudos buscando evidenciar o conceito de metacognição e sua relação com a matemática. Este estudo contou com 60 alunos de 1º ano do Ensino Fundamental, de 3 escolas públicas de Porto Alegre. A investigação do conhecimento metacognitivo ocorreu através de três perguntas realizadas, pela pesquisadora, ao final da última sessão de uma intervenção em princípios de contagem. As respostas das crianças foram categorizadas e relacionadas com o desempenho destas em avaliação dos princípios de contagem. Os resultados evidenciam que a maioria dos alunos mostrou bom conhecimento metacognitivo, demonstrando correspondência entre o que responderam à pesquisadora e o desempenho na avaliação.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-11T03:53:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/211808
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-9031
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001114710
identifier_str_mv 0101-9031
001114710
url http://hdl.handle.net/10183/211808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação (Santa Maria). Santa Maria, RS. Vol. 45 (2020), p. 1-27
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211808/2/001114710.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211808/1/001114710.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4939b526ea159a02c64bebc7b8d93387
cc9b3f9fcf6891ddadc860d2a3f8e772
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224995083386880