As intervenções pedagógicas do professor em ambientes informatizados : uma realidade a ser construida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Claudia Vivien Carvalho de Oliveira
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/7141
Resumo: A presente investigação pretende compreender as relações que envolvem a atuação do professor no laboratório de informática. O laboratório de informática representa neste trabalho um ambiente informatizado de aprendizagem na medida em que é usado por professores e alunos em atividades pedagógicas que propiciam processos de aprendizagem. A perspectiva da pesquisa visa, então, uma discussão a respeito da importância das intervenções pedagógicas do professor em ambientes informatizados de aprendizagem. O conceito de intervenção pedagógica, como um aspecto relevante na pesquisa, foi construído à luz da teoria freireana e de todo o processo investigativo. Os processos de aprendizagem também foram relevados neste trabalho, considerando que a relação de ensino é sempre vinculada às relações de aprendizagem. Neste sentido, foram feitos estudos na linha interacionista tendo como autores centrais Piaget e Vygotsky. Caracterizo o estudo na perspectiva da abordagem qualitativa, tendo como foco o estudo de caso do laboratório de informática. Os dados foram coletados através da observação participante e de entrevistas não estruturadas. Os resultados trazem indícios de que os processos de intervenção pedagógica podem ser um referencial nas atividades desenvolvidas naquele espaço. As relações estabelecidas em ambientes informatizados de aprendizagem, por professores e alunos, influenciam de forma singular na maneira como a aprendizagem se processa.
id URGS_f1cfd14ea4d807fa3ecdff34c9c6f1c0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/7141
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Soares, Claudia Vivien Carvalho de OliveiraFranco, Sérgio Roberto Kieling2007-06-06T19:03:45Z2005http://hdl.handle.net/10183/7141000539705A presente investigação pretende compreender as relações que envolvem a atuação do professor no laboratório de informática. O laboratório de informática representa neste trabalho um ambiente informatizado de aprendizagem na medida em que é usado por professores e alunos em atividades pedagógicas que propiciam processos de aprendizagem. A perspectiva da pesquisa visa, então, uma discussão a respeito da importância das intervenções pedagógicas do professor em ambientes informatizados de aprendizagem. O conceito de intervenção pedagógica, como um aspecto relevante na pesquisa, foi construído à luz da teoria freireana e de todo o processo investigativo. Os processos de aprendizagem também foram relevados neste trabalho, considerando que a relação de ensino é sempre vinculada às relações de aprendizagem. Neste sentido, foram feitos estudos na linha interacionista tendo como autores centrais Piaget e Vygotsky. Caracterizo o estudo na perspectiva da abordagem qualitativa, tendo como foco o estudo de caso do laboratório de informática. Os dados foram coletados através da observação participante e de entrevistas não estruturadas. Os resultados trazem indícios de que os processos de intervenção pedagógica podem ser um referencial nas atividades desenvolvidas naquele espaço. As relações estabelecidas em ambientes informatizados de aprendizagem, por professores e alunos, influenciam de forma singular na maneira como a aprendizagem se processa.application/pdfporProfessorLaboratório de informáticaComputador na educaçãoAmbiente de aprendizagemTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)As intervenções pedagógicas do professor em ambientes informatizados : uma realidade a ser construidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000539705.pdf000539705.pdfTexto completoapplication/pdf535934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7141/1/000539705.pdf359c32b544440e9024aafeadbaf615dcMD51TEXT000539705.pdf.txt000539705.pdf.txtExtracted Texttext/plain241512http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7141/2/000539705.pdf.txt3b4128e5bccf2418d8dd4e04d6ccf5fdMD52THUMBNAIL000539705.pdf.jpg000539705.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1180http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7141/3/000539705.pdf.jpg60d76d461bd74c1ab76e1ee356dd96faMD5310183/71412018-10-16 08:21:21.711oai:www.lume.ufrgs.br:10183/7141Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:21:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As intervenções pedagógicas do professor em ambientes informatizados : uma realidade a ser construida
title As intervenções pedagógicas do professor em ambientes informatizados : uma realidade a ser construida
spellingShingle As intervenções pedagógicas do professor em ambientes informatizados : uma realidade a ser construida
Soares, Claudia Vivien Carvalho de Oliveira
Professor
Laboratório de informática
Computador na educação
Ambiente de aprendizagem
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
title_short As intervenções pedagógicas do professor em ambientes informatizados : uma realidade a ser construida
title_full As intervenções pedagógicas do professor em ambientes informatizados : uma realidade a ser construida
title_fullStr As intervenções pedagógicas do professor em ambientes informatizados : uma realidade a ser construida
title_full_unstemmed As intervenções pedagógicas do professor em ambientes informatizados : uma realidade a ser construida
title_sort As intervenções pedagógicas do professor em ambientes informatizados : uma realidade a ser construida
author Soares, Claudia Vivien Carvalho de Oliveira
author_facet Soares, Claudia Vivien Carvalho de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Claudia Vivien Carvalho de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Franco, Sérgio Roberto Kieling
contributor_str_mv Franco, Sérgio Roberto Kieling
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Laboratório de informática
Computador na educação
Ambiente de aprendizagem
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Professor
Laboratório de informática
Computador na educação
Ambiente de aprendizagem
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
description A presente investigação pretende compreender as relações que envolvem a atuação do professor no laboratório de informática. O laboratório de informática representa neste trabalho um ambiente informatizado de aprendizagem na medida em que é usado por professores e alunos em atividades pedagógicas que propiciam processos de aprendizagem. A perspectiva da pesquisa visa, então, uma discussão a respeito da importância das intervenções pedagógicas do professor em ambientes informatizados de aprendizagem. O conceito de intervenção pedagógica, como um aspecto relevante na pesquisa, foi construído à luz da teoria freireana e de todo o processo investigativo. Os processos de aprendizagem também foram relevados neste trabalho, considerando que a relação de ensino é sempre vinculada às relações de aprendizagem. Neste sentido, foram feitos estudos na linha interacionista tendo como autores centrais Piaget e Vygotsky. Caracterizo o estudo na perspectiva da abordagem qualitativa, tendo como foco o estudo de caso do laboratório de informática. Os dados foram coletados através da observação participante e de entrevistas não estruturadas. Os resultados trazem indícios de que os processos de intervenção pedagógica podem ser um referencial nas atividades desenvolvidas naquele espaço. As relações estabelecidas em ambientes informatizados de aprendizagem, por professores e alunos, influenciam de forma singular na maneira como a aprendizagem se processa.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T19:03:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/7141
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000539705
url http://hdl.handle.net/10183/7141
identifier_str_mv 000539705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7141/1/000539705.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7141/2/000539705.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7141/3/000539705.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 359c32b544440e9024aafeadbaf615dc
3b4128e5bccf2418d8dd4e04d6ccf5fd
60d76d461bd74c1ab76e1ee356dd96fa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308938172792832