As intervenções pedagógicas do professor em ambientes informatizados : uma realidade a ser construida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/7141 |
Resumo: | A presente investigação pretende compreender as relações que envolvem a atuação do professor no laboratório de informática. O laboratório de informática representa neste trabalho um ambiente informatizado de aprendizagem na medida em que é usado por professores e alunos em atividades pedagógicas que propiciam processos de aprendizagem. A perspectiva da pesquisa visa, então, uma discussão a respeito da importância das intervenções pedagógicas do professor em ambientes informatizados de aprendizagem. O conceito de intervenção pedagógica, como um aspecto relevante na pesquisa, foi construído à luz da teoria freireana e de todo o processo investigativo. Os processos de aprendizagem também foram relevados neste trabalho, considerando que a relação de ensino é sempre vinculada às relações de aprendizagem. Neste sentido, foram feitos estudos na linha interacionista tendo como autores centrais Piaget e Vygotsky. Caracterizo o estudo na perspectiva da abordagem qualitativa, tendo como foco o estudo de caso do laboratório de informática. Os dados foram coletados através da observação participante e de entrevistas não estruturadas. Os resultados trazem indícios de que os processos de intervenção pedagógica podem ser um referencial nas atividades desenvolvidas naquele espaço. As relações estabelecidas em ambientes informatizados de aprendizagem, por professores e alunos, influenciam de forma singular na maneira como a aprendizagem se processa. |
id |
URGS_f1cfd14ea4d807fa3ecdff34c9c6f1c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/7141 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Soares, Claudia Vivien Carvalho de OliveiraFranco, Sérgio Roberto Kieling2007-06-06T19:03:45Z2005http://hdl.handle.net/10183/7141000539705A presente investigação pretende compreender as relações que envolvem a atuação do professor no laboratório de informática. O laboratório de informática representa neste trabalho um ambiente informatizado de aprendizagem na medida em que é usado por professores e alunos em atividades pedagógicas que propiciam processos de aprendizagem. A perspectiva da pesquisa visa, então, uma discussão a respeito da importância das intervenções pedagógicas do professor em ambientes informatizados de aprendizagem. O conceito de intervenção pedagógica, como um aspecto relevante na pesquisa, foi construído à luz da teoria freireana e de todo o processo investigativo. Os processos de aprendizagem também foram relevados neste trabalho, considerando que a relação de ensino é sempre vinculada às relações de aprendizagem. Neste sentido, foram feitos estudos na linha interacionista tendo como autores centrais Piaget e Vygotsky. Caracterizo o estudo na perspectiva da abordagem qualitativa, tendo como foco o estudo de caso do laboratório de informática. Os dados foram coletados através da observação participante e de entrevistas não estruturadas. Os resultados trazem indícios de que os processos de intervenção pedagógica podem ser um referencial nas atividades desenvolvidas naquele espaço. As relações estabelecidas em ambientes informatizados de aprendizagem, por professores e alunos, influenciam de forma singular na maneira como a aprendizagem se processa.application/pdfporProfessorLaboratório de informáticaComputador na educaçãoAmbiente de aprendizagemTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)As intervenções pedagógicas do professor em ambientes informatizados : uma realidade a ser construidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000539705.pdf000539705.pdfTexto completoapplication/pdf535934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7141/1/000539705.pdf359c32b544440e9024aafeadbaf615dcMD51TEXT000539705.pdf.txt000539705.pdf.txtExtracted Texttext/plain241512http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7141/2/000539705.pdf.txt3b4128e5bccf2418d8dd4e04d6ccf5fdMD52THUMBNAIL000539705.pdf.jpg000539705.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1180http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7141/3/000539705.pdf.jpg60d76d461bd74c1ab76e1ee356dd96faMD5310183/71412018-10-16 08:21:21.711oai:www.lume.ufrgs.br:10183/7141Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:21:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As intervenções pedagógicas do professor em ambientes informatizados : uma realidade a ser construida |
title |
As intervenções pedagógicas do professor em ambientes informatizados : uma realidade a ser construida |
spellingShingle |
As intervenções pedagógicas do professor em ambientes informatizados : uma realidade a ser construida Soares, Claudia Vivien Carvalho de Oliveira Professor Laboratório de informática Computador na educação Ambiente de aprendizagem Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
title_short |
As intervenções pedagógicas do professor em ambientes informatizados : uma realidade a ser construida |
title_full |
As intervenções pedagógicas do professor em ambientes informatizados : uma realidade a ser construida |
title_fullStr |
As intervenções pedagógicas do professor em ambientes informatizados : uma realidade a ser construida |
title_full_unstemmed |
As intervenções pedagógicas do professor em ambientes informatizados : uma realidade a ser construida |
title_sort |
As intervenções pedagógicas do professor em ambientes informatizados : uma realidade a ser construida |
author |
Soares, Claudia Vivien Carvalho de Oliveira |
author_facet |
Soares, Claudia Vivien Carvalho de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Claudia Vivien Carvalho de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Franco, Sérgio Roberto Kieling |
contributor_str_mv |
Franco, Sérgio Roberto Kieling |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Laboratório de informática Computador na educação Ambiente de aprendizagem Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
topic |
Professor Laboratório de informática Computador na educação Ambiente de aprendizagem Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
description |
A presente investigação pretende compreender as relações que envolvem a atuação do professor no laboratório de informática. O laboratório de informática representa neste trabalho um ambiente informatizado de aprendizagem na medida em que é usado por professores e alunos em atividades pedagógicas que propiciam processos de aprendizagem. A perspectiva da pesquisa visa, então, uma discussão a respeito da importância das intervenções pedagógicas do professor em ambientes informatizados de aprendizagem. O conceito de intervenção pedagógica, como um aspecto relevante na pesquisa, foi construído à luz da teoria freireana e de todo o processo investigativo. Os processos de aprendizagem também foram relevados neste trabalho, considerando que a relação de ensino é sempre vinculada às relações de aprendizagem. Neste sentido, foram feitos estudos na linha interacionista tendo como autores centrais Piaget e Vygotsky. Caracterizo o estudo na perspectiva da abordagem qualitativa, tendo como foco o estudo de caso do laboratório de informática. Os dados foram coletados através da observação participante e de entrevistas não estruturadas. Os resultados trazem indícios de que os processos de intervenção pedagógica podem ser um referencial nas atividades desenvolvidas naquele espaço. As relações estabelecidas em ambientes informatizados de aprendizagem, por professores e alunos, influenciam de forma singular na maneira como a aprendizagem se processa. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T19:03:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/7141 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000539705 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/7141 |
identifier_str_mv |
000539705 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7141/1/000539705.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7141/2/000539705.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7141/3/000539705.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
359c32b544440e9024aafeadbaf615dc 3b4128e5bccf2418d8dd4e04d6ccf5fd 60d76d461bd74c1ab76e1ee356dd96fa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085073710481408 |