Estratégias de gestão de conhecimento e o uso de tecnologia de informação : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/4823 |
Resumo: | O conhecimento organizacional vem se convertendo em um dos principais tópicos de interesse dos gestores, uma vez que as organizações passam a compreendê-lo como seu principal recurso e fonte de vantagem competitiva. Assim, a gestão de conhecimento procura identificar e desenvolver o conhecimento coletivo da organização para aumentar a capacidade de inovação e resposta e ajudá-la a competir. Considera-se que o sucesso da gestão de conhecimento depende mais das pessoas do que da tecnologia empregada, ao mesmo tempo em que se reconhece que a disponibilidade de novas tecnologias de informação tem proporcionado grande impulso a estas iniciativas. Esta pesquisa objetiva compreender como a tecnologia de informação está sendo utilizada no suporte a estratégias de gestão de conhecimento em organizações fabricantes de software. Para isto, apresenta um estudo de caso com uma empresa desta área, que analisa o modelo de Hansen et al. de estratégias de gestão de conhecimento e explora algumas lacunas encontradas neste modelo. O resultado da pesquisa é sintetizado na fase final, que apresenta um esquema conceitual sugerindo adições ao modelo original. |
id |
URGS_f7a0463c6f151942c83abe3f1ae7ae30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/4823 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Marodin, Fabrizio AlmeidaVargas, Lilia Maria2007-06-06T17:39:33Z2004http://hdl.handle.net/10183/4823000415840O conhecimento organizacional vem se convertendo em um dos principais tópicos de interesse dos gestores, uma vez que as organizações passam a compreendê-lo como seu principal recurso e fonte de vantagem competitiva. Assim, a gestão de conhecimento procura identificar e desenvolver o conhecimento coletivo da organização para aumentar a capacidade de inovação e resposta e ajudá-la a competir. Considera-se que o sucesso da gestão de conhecimento depende mais das pessoas do que da tecnologia empregada, ao mesmo tempo em que se reconhece que a disponibilidade de novas tecnologias de informação tem proporcionado grande impulso a estas iniciativas. Esta pesquisa objetiva compreender como a tecnologia de informação está sendo utilizada no suporte a estratégias de gestão de conhecimento em organizações fabricantes de software. Para isto, apresenta um estudo de caso com uma empresa desta área, que analisa o modelo de Hansen et al. de estratégias de gestão de conhecimento e explora algumas lacunas encontradas neste modelo. O resultado da pesquisa é sintetizado na fase final, que apresenta um esquema conceitual sugerindo adições ao modelo original.application/pdfporGestão do conhecimentoTecnologia da informaçãoSoftwareSistemas de informaçãoEstratégias de gestão de conhecimento e o uso de tecnologia de informação : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2004mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000415840.pdf000415840.pdfTexto completoapplication/pdf346376http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4823/1/000415840.pdf665c177e81bc83a7d138f2f247b6ca6eMD51TEXT000415840.pdf.txt000415840.pdf.txtExtracted Texttext/plain245253http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4823/2/000415840.pdf.txtd6f2588eeecac04d179679359d9d26a5MD52THUMBNAIL000415840.pdf.jpg000415840.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1206http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4823/3/000415840.pdf.jpg294efe4e47f77b0aaa00ab6d4028e172MD5310183/48232018-10-17 09:00:02.614oai:www.lume.ufrgs.br:10183/4823Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T12:00:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de gestão de conhecimento e o uso de tecnologia de informação : um estudo de caso |
title |
Estratégias de gestão de conhecimento e o uso de tecnologia de informação : um estudo de caso |
spellingShingle |
Estratégias de gestão de conhecimento e o uso de tecnologia de informação : um estudo de caso Marodin, Fabrizio Almeida Gestão do conhecimento Tecnologia da informação Software Sistemas de informação |
title_short |
Estratégias de gestão de conhecimento e o uso de tecnologia de informação : um estudo de caso |
title_full |
Estratégias de gestão de conhecimento e o uso de tecnologia de informação : um estudo de caso |
title_fullStr |
Estratégias de gestão de conhecimento e o uso de tecnologia de informação : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Estratégias de gestão de conhecimento e o uso de tecnologia de informação : um estudo de caso |
title_sort |
Estratégias de gestão de conhecimento e o uso de tecnologia de informação : um estudo de caso |
author |
Marodin, Fabrizio Almeida |
author_facet |
Marodin, Fabrizio Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marodin, Fabrizio Almeida |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vargas, Lilia Maria |
contributor_str_mv |
Vargas, Lilia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento Tecnologia da informação Software Sistemas de informação |
topic |
Gestão do conhecimento Tecnologia da informação Software Sistemas de informação |
description |
O conhecimento organizacional vem se convertendo em um dos principais tópicos de interesse dos gestores, uma vez que as organizações passam a compreendê-lo como seu principal recurso e fonte de vantagem competitiva. Assim, a gestão de conhecimento procura identificar e desenvolver o conhecimento coletivo da organização para aumentar a capacidade de inovação e resposta e ajudá-la a competir. Considera-se que o sucesso da gestão de conhecimento depende mais das pessoas do que da tecnologia empregada, ao mesmo tempo em que se reconhece que a disponibilidade de novas tecnologias de informação tem proporcionado grande impulso a estas iniciativas. Esta pesquisa objetiva compreender como a tecnologia de informação está sendo utilizada no suporte a estratégias de gestão de conhecimento em organizações fabricantes de software. Para isto, apresenta um estudo de caso com uma empresa desta área, que analisa o modelo de Hansen et al. de estratégias de gestão de conhecimento e explora algumas lacunas encontradas neste modelo. O resultado da pesquisa é sintetizado na fase final, que apresenta um esquema conceitual sugerindo adições ao modelo original. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:39:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/4823 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000415840 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/4823 |
identifier_str_mv |
000415840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4823/1/000415840.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4823/2/000415840.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4823/3/000415840.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
665c177e81bc83a7d138f2f247b6ca6e d6f2588eeecac04d179679359d9d26a5 294efe4e47f77b0aaa00ab6d4028e172 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085046064775168 |