MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DECORRENTE DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1068 |
Resumo: | O presente artigo versa sobre a avaliação de sequências de ensino idealizadas para o ensino de ciências que tenham potencial para desenvolver aprendizagens significativas, ou seja, que levem em consideração os conhecimentos prévios do estudante e a assimilação de novos conceitos de modo articulado, não-literal e substantivo, propiciando o surgimento de novos significados para ele. O objetivo do estudo foi avaliar a aprendizagem decorrente de sequências de ensino potencialmente significativas para o ensino de ciências via mapas conceituais. Sendo assim, os estudantes foram submetidos a algumas sequências de ensino e produziram mapas de conceitos antes e após cada abordagem da sequência. A análise comparativa dos mapas conceituais para cada abordagem constatou potencialidade das sequências de ensino aplicadas para a promoção de uma aprendizagem significativa. Além disso, percebeu-se que os mapas favoreceram a organização conceitual dos estudantes, indicando que seu uso nas aulas de ciências pode auxiliar o professor nos processos de ensino e aprendizagem de forma significativa e subsidiar novas perspectivas de avaliação do aprendizado. |
id |
URI-5_257109a32637cc6e8f47c25976cff833 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/1068 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DECORRENTE DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIASaprendizagem significativaavaliaçãomapeamento conceitualO presente artigo versa sobre a avaliação de sequências de ensino idealizadas para o ensino de ciências que tenham potencial para desenvolver aprendizagens significativas, ou seja, que levem em consideração os conhecimentos prévios do estudante e a assimilação de novos conceitos de modo articulado, não-literal e substantivo, propiciando o surgimento de novos significados para ele. O objetivo do estudo foi avaliar a aprendizagem decorrente de sequências de ensino potencialmente significativas para o ensino de ciências via mapas conceituais. Sendo assim, os estudantes foram submetidos a algumas sequências de ensino e produziram mapas de conceitos antes e após cada abordagem da sequência. A análise comparativa dos mapas conceituais para cada abordagem constatou potencialidade das sequências de ensino aplicadas para a promoção de uma aprendizagem significativa. Além disso, percebeu-se que os mapas favoreceram a organização conceitual dos estudantes, indicando que seu uso nas aulas de ciências pode auxiliar o professor nos processos de ensino e aprendizagem de forma significativa e subsidiar novas perspectivas de avaliação do aprendizado.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/106810.31512/encitec.v13i1.1068Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 1 (2023); 61-772237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1068/534Copyright (c) 2023 José Antônio Bezerra de Oliveira, Kátia Aparecida da Silva Aquinohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, José Antônio Bezerra deSmith Cavalcante, Patrícia Aquino, Kátia Aparecida da Silva2023-04-28T21:24:29Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1068Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-04-28T21:24:29Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DECORRENTE DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
title |
MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DECORRENTE DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
spellingShingle |
MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DECORRENTE DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Oliveira, José Antônio Bezerra de aprendizagem significativa avaliação mapeamento conceitual |
title_short |
MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DECORRENTE DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_full |
MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DECORRENTE DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_fullStr |
MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DECORRENTE DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_full_unstemmed |
MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DECORRENTE DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_sort |
MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DECORRENTE DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
author |
Oliveira, José Antônio Bezerra de |
author_facet |
Oliveira, José Antônio Bezerra de Smith Cavalcante, Patrícia Aquino, Kátia Aparecida da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Smith Cavalcante, Patrícia Aquino, Kátia Aparecida da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, José Antônio Bezerra de Smith Cavalcante, Patrícia Aquino, Kátia Aparecida da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem significativa avaliação mapeamento conceitual |
topic |
aprendizagem significativa avaliação mapeamento conceitual |
description |
O presente artigo versa sobre a avaliação de sequências de ensino idealizadas para o ensino de ciências que tenham potencial para desenvolver aprendizagens significativas, ou seja, que levem em consideração os conhecimentos prévios do estudante e a assimilação de novos conceitos de modo articulado, não-literal e substantivo, propiciando o surgimento de novos significados para ele. O objetivo do estudo foi avaliar a aprendizagem decorrente de sequências de ensino potencialmente significativas para o ensino de ciências via mapas conceituais. Sendo assim, os estudantes foram submetidos a algumas sequências de ensino e produziram mapas de conceitos antes e após cada abordagem da sequência. A análise comparativa dos mapas conceituais para cada abordagem constatou potencialidade das sequências de ensino aplicadas para a promoção de uma aprendizagem significativa. Além disso, percebeu-se que os mapas favoreceram a organização conceitual dos estudantes, indicando que seu uso nas aulas de ciências pode auxiliar o professor nos processos de ensino e aprendizagem de forma significativa e subsidiar novas perspectivas de avaliação do aprendizado. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1068 10.31512/encitec.v13i1.1068 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1068 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v13i1.1068 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1068/534 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 José Antônio Bezerra de Oliveira, Kátia Aparecida da Silva Aquino https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 José Antônio Bezerra de Oliveira, Kátia Aparecida da Silva Aquino https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 1 (2023); 61-77 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333210484736 |