MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DECORRENTE DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, José Antônio Bezerra de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Smith Cavalcante, Patrícia, Aquino, Kátia Aparecida da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1068
Resumo: O presente artigo versa sobre a avaliação de sequências de ensino idealizadas para o ensino de ciências que tenham potencial para desenvolver aprendizagens significativas, ou seja, que levem em consideração os conhecimentos prévios do estudante e a assimilação de novos conceitos de modo articulado, não-literal e substantivo, propiciando o surgimento de novos significados para ele. O objetivo do estudo foi avaliar a aprendizagem decorrente de sequências de ensino potencialmente significativas para o ensino de ciências via mapas conceituais. Sendo assim, os estudantes foram submetidos a algumas sequências de ensino e produziram mapas de conceitos antes e após cada abordagem da sequência. A análise comparativa dos mapas conceituais para cada abordagem constatou potencialidade das sequências de ensino aplicadas para a promoção de uma aprendizagem significativa. Além disso, percebeu-se que os mapas favoreceram a organização conceitual dos estudantes, indicando que seu uso nas aulas de ciências pode auxiliar o professor nos processos de ensino e aprendizagem de forma significativa e subsidiar novas perspectivas de avaliação do aprendizado.
id URI-5_257109a32637cc6e8f47c25976cff833
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/1068
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DECORRENTE DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIASaprendizagem significativaavaliaçãomapeamento conceitualO presente artigo versa sobre a avaliação de sequências de ensino idealizadas para o ensino de ciências que tenham potencial para desenvolver aprendizagens significativas, ou seja, que levem em consideração os conhecimentos prévios do estudante e a assimilação de novos conceitos de modo articulado, não-literal e substantivo, propiciando o surgimento de novos significados para ele. O objetivo do estudo foi avaliar a aprendizagem decorrente de sequências de ensino potencialmente significativas para o ensino de ciências via mapas conceituais. Sendo assim, os estudantes foram submetidos a algumas sequências de ensino e produziram mapas de conceitos antes e após cada abordagem da sequência. A análise comparativa dos mapas conceituais para cada abordagem constatou potencialidade das sequências de ensino aplicadas para a promoção de uma aprendizagem significativa. Além disso, percebeu-se que os mapas favoreceram a organização conceitual dos estudantes, indicando que seu uso nas aulas de ciências pode auxiliar o professor nos processos de ensino e aprendizagem de forma significativa e subsidiar novas perspectivas de avaliação do aprendizado.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/106810.31512/encitec.v13i1.1068Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 1 (2023); 61-772237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1068/534Copyright (c) 2023 José Antônio Bezerra de Oliveira, Kátia Aparecida da Silva Aquinohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, José Antônio Bezerra deSmith Cavalcante, Patrícia Aquino, Kátia Aparecida da Silva2023-04-28T21:24:29Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1068Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-04-28T21:24:29Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DECORRENTE DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
title MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DECORRENTE DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
spellingShingle MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DECORRENTE DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Oliveira, José Antônio Bezerra de
aprendizagem significativa
avaliação
mapeamento conceitual
title_short MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DECORRENTE DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DECORRENTE DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
title_fullStr MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DECORRENTE DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full_unstemmed MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DECORRENTE DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
title_sort MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DECORRENTE DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
author Oliveira, José Antônio Bezerra de
author_facet Oliveira, José Antônio Bezerra de
Smith Cavalcante, Patrícia
Aquino, Kátia Aparecida da Silva
author_role author
author2 Smith Cavalcante, Patrícia
Aquino, Kátia Aparecida da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, José Antônio Bezerra de
Smith Cavalcante, Patrícia
Aquino, Kátia Aparecida da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem significativa
avaliação
mapeamento conceitual
topic aprendizagem significativa
avaliação
mapeamento conceitual
description O presente artigo versa sobre a avaliação de sequências de ensino idealizadas para o ensino de ciências que tenham potencial para desenvolver aprendizagens significativas, ou seja, que levem em consideração os conhecimentos prévios do estudante e a assimilação de novos conceitos de modo articulado, não-literal e substantivo, propiciando o surgimento de novos significados para ele. O objetivo do estudo foi avaliar a aprendizagem decorrente de sequências de ensino potencialmente significativas para o ensino de ciências via mapas conceituais. Sendo assim, os estudantes foram submetidos a algumas sequências de ensino e produziram mapas de conceitos antes e após cada abordagem da sequência. A análise comparativa dos mapas conceituais para cada abordagem constatou potencialidade das sequências de ensino aplicadas para a promoção de uma aprendizagem significativa. Além disso, percebeu-se que os mapas favoreceram a organização conceitual dos estudantes, indicando que seu uso nas aulas de ciências pode auxiliar o professor nos processos de ensino e aprendizagem de forma significativa e subsidiar novas perspectivas de avaliação do aprendizado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1068
10.31512/encitec.v13i1.1068
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1068
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v13i1.1068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1068/534
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 José Antônio Bezerra de Oliveira, Kátia Aparecida da Silva Aquino
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 José Antônio Bezerra de Oliveira, Kátia Aparecida da Silva Aquino
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 1 (2023); 61-77
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333210484736