SER PROTAGONISTA – QUÍMICA: UMA ANÁLISE DO VOLUME 3 COM FOCO EM SUAS ANALOGIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/575 |
Resumo: | Constituindo-se no principal instrumento utilizado por professores no planejamento e desenvolvimento de sua prática pedagógica, o livro didático comumente utiliza estratégias de ensino chamadas de ‘analogias’ no tratamento de conceitos difíceis de serem compreendidos. Apesar do vasto uso em sala de aula, muitos trabalhos têm destacado a importância de um olhar mais crítico sobre as potencialidades e limitações do raciocínio analógico como recurso de mediação didática. Assim, o objetivo deste trabalho foi mostrar os resultados de um estudo crítico acerca dos aspectos organizacionais do volume 3 da coleção ‘Ser protagonista – Química’, adotado no Ensino Médio, destacando uma apreciação sobre as analogias nele presentes. Com a leitura integral e criteriosa da obra, identificação, classificação e discussão dos elementos de interesse, os resultados apontaram aspectos positivos e negativos na organização do exemplar. Pudemos observar uma baixa frequência de analogias no livro, predominando as do tipo simples. Este estudo revelou ainda a importância e eficácia da análise reflexiva durante o processo de escolha dos manuais didáticos e também dos raciocínios analógicos, comumente empregados pelos autores de livros e pelos docentes em sala de aula. |
id |
URI-5_5fe5ef64528998a1388220d0c1e4f695 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/575 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
SER PROTAGONISTA – QUÍMICA: UMA ANÁLISE DO VOLUME 3 COM FOCO EM SUAS ANALOGIASLivro didáticoAnalogiasEnsino de QuímicaConstituindo-se no principal instrumento utilizado por professores no planejamento e desenvolvimento de sua prática pedagógica, o livro didático comumente utiliza estratégias de ensino chamadas de ‘analogias’ no tratamento de conceitos difíceis de serem compreendidos. Apesar do vasto uso em sala de aula, muitos trabalhos têm destacado a importância de um olhar mais crítico sobre as potencialidades e limitações do raciocínio analógico como recurso de mediação didática. Assim, o objetivo deste trabalho foi mostrar os resultados de um estudo crítico acerca dos aspectos organizacionais do volume 3 da coleção ‘Ser protagonista – Química’, adotado no Ensino Médio, destacando uma apreciação sobre as analogias nele presentes. Com a leitura integral e criteriosa da obra, identificação, classificação e discussão dos elementos de interesse, os resultados apontaram aspectos positivos e negativos na organização do exemplar. Pudemos observar uma baixa frequência de analogias no livro, predominando as do tipo simples. Este estudo revelou ainda a importância e eficácia da análise reflexiva durante o processo de escolha dos manuais didáticos e também dos raciocínios analógicos, comumente empregados pelos autores de livros e pelos docentes em sala de aula.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/57510.31512/encitec.v11i3.575Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 3 (2021); 210-2232237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/575/306Copyright (c) 2021 José Ossian Gadelha de Lima, Márcia Jayane Nascimento Machadohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOssian Gadelha de Lima, José Jayane Nascimento Machado, Márcia 2021-11-30T22:52:13Zoai:ojs2.san.uri.br:article/575Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-11-30T22:52:13Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SER PROTAGONISTA – QUÍMICA: UMA ANÁLISE DO VOLUME 3 COM FOCO EM SUAS ANALOGIAS |
title |
SER PROTAGONISTA – QUÍMICA: UMA ANÁLISE DO VOLUME 3 COM FOCO EM SUAS ANALOGIAS |
spellingShingle |
SER PROTAGONISTA – QUÍMICA: UMA ANÁLISE DO VOLUME 3 COM FOCO EM SUAS ANALOGIAS Ossian Gadelha de Lima, José Livro didático Analogias Ensino de Química |
title_short |
SER PROTAGONISTA – QUÍMICA: UMA ANÁLISE DO VOLUME 3 COM FOCO EM SUAS ANALOGIAS |
title_full |
SER PROTAGONISTA – QUÍMICA: UMA ANÁLISE DO VOLUME 3 COM FOCO EM SUAS ANALOGIAS |
title_fullStr |
SER PROTAGONISTA – QUÍMICA: UMA ANÁLISE DO VOLUME 3 COM FOCO EM SUAS ANALOGIAS |
title_full_unstemmed |
SER PROTAGONISTA – QUÍMICA: UMA ANÁLISE DO VOLUME 3 COM FOCO EM SUAS ANALOGIAS |
title_sort |
SER PROTAGONISTA – QUÍMICA: UMA ANÁLISE DO VOLUME 3 COM FOCO EM SUAS ANALOGIAS |
author |
Ossian Gadelha de Lima, José |
author_facet |
Ossian Gadelha de Lima, José Jayane Nascimento Machado, Márcia |
author_role |
author |
author2 |
Jayane Nascimento Machado, Márcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ossian Gadelha de Lima, José Jayane Nascimento Machado, Márcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Analogias Ensino de Química |
topic |
Livro didático Analogias Ensino de Química |
description |
Constituindo-se no principal instrumento utilizado por professores no planejamento e desenvolvimento de sua prática pedagógica, o livro didático comumente utiliza estratégias de ensino chamadas de ‘analogias’ no tratamento de conceitos difíceis de serem compreendidos. Apesar do vasto uso em sala de aula, muitos trabalhos têm destacado a importância de um olhar mais crítico sobre as potencialidades e limitações do raciocínio analógico como recurso de mediação didática. Assim, o objetivo deste trabalho foi mostrar os resultados de um estudo crítico acerca dos aspectos organizacionais do volume 3 da coleção ‘Ser protagonista – Química’, adotado no Ensino Médio, destacando uma apreciação sobre as analogias nele presentes. Com a leitura integral e criteriosa da obra, identificação, classificação e discussão dos elementos de interesse, os resultados apontaram aspectos positivos e negativos na organização do exemplar. Pudemos observar uma baixa frequência de analogias no livro, predominando as do tipo simples. Este estudo revelou ainda a importância e eficácia da análise reflexiva durante o processo de escolha dos manuais didáticos e também dos raciocínios analógicos, comumente empregados pelos autores de livros e pelos docentes em sala de aula. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/575 10.31512/encitec.v11i3.575 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/575 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v11i3.575 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/575/306 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 José Ossian Gadelha de Lima, Márcia Jayane Nascimento Machado https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 José Ossian Gadelha de Lima, Márcia Jayane Nascimento Machado https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 3 (2021); 210-223 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333707509760 |