USO DE UM APLICATIVO NA CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS DURANTE O ENSINO REMOTO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardi Barboza, Talita
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: dos Santos, Caio Murilo, Kasuyoshi Kohori, Rodolfo, Bizarria Gibin, Gustavo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/741
Resumo: A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Presidente Prudente, oeste do Estado de São Paulo. Em virtude da pandemia, o projeto foi aplicado de maneira remota. Visando compreender e promover melhorias nos modelos mentais dos alunos da 3ª série do Ensino Médio, trabalharam-se conteúdos de Química Orgânica por meio do aplicativo de smartphone ModelAr Organic Chemistry. Este permitiu visualizar e construir estruturas moleculares de diferentes moléculas orgânicas, através de representações tridimensionais. O uso dessas ferramentas foi bem recebido pelos estudantes, que podem ser agentes potencializadores para o processo de ensino-aprendizagem de Química Orgânica. Em relação aos conceitos teóricos, foi notada uma melhoria na aprendizagem do conteúdo inicial de hidrocarbonetos, alcanos, alcenos e alcinos. Foram encontradas dificuldades para nomear ou representar algumas moléculas orgânicas. As representações mais simples e lineares se mostraram corretas, mas quando se trabalhou com estruturas ramificadas e insaturadas, deixando-as mais complexas, as dificuldades apareceram. Na atividade com o aplicativo, os estudantes representaram de maneira adequada a maioria das moléculas orgânicas solicitadas. Assim, há evidências de que o uso desse aplicativo em uma proposta de ensino cognitivista possibilita o aluno a construir e a representar de maneira fácil seus modelos mentais sobre moléculas orgânicas.
id URI-5_96ea56ae04a9b9d75d1a1bdb05610f4a
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/741
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling USO DE UM APLICATIVO NA CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS DURANTE O ENSINO REMOTO.Ensino de Química, aplicativos de smartphone, modelos mentaisA pesquisa foi realizada em uma escola pública de Presidente Prudente, oeste do Estado de São Paulo. Em virtude da pandemia, o projeto foi aplicado de maneira remota. Visando compreender e promover melhorias nos modelos mentais dos alunos da 3ª série do Ensino Médio, trabalharam-se conteúdos de Química Orgânica por meio do aplicativo de smartphone ModelAr Organic Chemistry. Este permitiu visualizar e construir estruturas moleculares de diferentes moléculas orgânicas, através de representações tridimensionais. O uso dessas ferramentas foi bem recebido pelos estudantes, que podem ser agentes potencializadores para o processo de ensino-aprendizagem de Química Orgânica. Em relação aos conceitos teóricos, foi notada uma melhoria na aprendizagem do conteúdo inicial de hidrocarbonetos, alcanos, alcenos e alcinos. Foram encontradas dificuldades para nomear ou representar algumas moléculas orgânicas. As representações mais simples e lineares se mostraram corretas, mas quando se trabalhou com estruturas ramificadas e insaturadas, deixando-as mais complexas, as dificuldades apareceram. Na atividade com o aplicativo, os estudantes representaram de maneira adequada a maioria das moléculas orgânicas solicitadas. Assim, há evidências de que o uso desse aplicativo em uma proposta de ensino cognitivista possibilita o aluno a construir e a representar de maneira fácil seus modelos mentais sobre moléculas orgânicas.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2022-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/74110.31512/encitec.v12i3.741Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 3 (2022); 131-1482237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/741/469Copyright (c) 2022 Talita Bernardi Barboza, Caio Murilo dos Santos, Rodolfo Kasuyoshi Kohori, Gustavo Bizarria Gibinhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBernardi Barboza, Talitados Santos, Caio Murilo Kasuyoshi Kohori, Rodolfo Bizarria Gibin, Gustavo 2022-12-08T19:19:44Zoai:ojs2.san.uri.br:article/741Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2022-12-08T19:19:44Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv USO DE UM APLICATIVO NA CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS DURANTE O ENSINO REMOTO.
title USO DE UM APLICATIVO NA CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS DURANTE O ENSINO REMOTO.
spellingShingle USO DE UM APLICATIVO NA CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS DURANTE O ENSINO REMOTO.
Bernardi Barboza, Talita
Ensino de Química, aplicativos de smartphone, modelos mentais
title_short USO DE UM APLICATIVO NA CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS DURANTE O ENSINO REMOTO.
title_full USO DE UM APLICATIVO NA CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS DURANTE O ENSINO REMOTO.
title_fullStr USO DE UM APLICATIVO NA CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS DURANTE O ENSINO REMOTO.
title_full_unstemmed USO DE UM APLICATIVO NA CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS DURANTE O ENSINO REMOTO.
title_sort USO DE UM APLICATIVO NA CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS DURANTE O ENSINO REMOTO.
author Bernardi Barboza, Talita
author_facet Bernardi Barboza, Talita
dos Santos, Caio Murilo
Kasuyoshi Kohori, Rodolfo
Bizarria Gibin, Gustavo
author_role author
author2 dos Santos, Caio Murilo
Kasuyoshi Kohori, Rodolfo
Bizarria Gibin, Gustavo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardi Barboza, Talita
dos Santos, Caio Murilo
Kasuyoshi Kohori, Rodolfo
Bizarria Gibin, Gustavo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Química, aplicativos de smartphone, modelos mentais
topic Ensino de Química, aplicativos de smartphone, modelos mentais
description A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Presidente Prudente, oeste do Estado de São Paulo. Em virtude da pandemia, o projeto foi aplicado de maneira remota. Visando compreender e promover melhorias nos modelos mentais dos alunos da 3ª série do Ensino Médio, trabalharam-se conteúdos de Química Orgânica por meio do aplicativo de smartphone ModelAr Organic Chemistry. Este permitiu visualizar e construir estruturas moleculares de diferentes moléculas orgânicas, através de representações tridimensionais. O uso dessas ferramentas foi bem recebido pelos estudantes, que podem ser agentes potencializadores para o processo de ensino-aprendizagem de Química Orgânica. Em relação aos conceitos teóricos, foi notada uma melhoria na aprendizagem do conteúdo inicial de hidrocarbonetos, alcanos, alcenos e alcinos. Foram encontradas dificuldades para nomear ou representar algumas moléculas orgânicas. As representações mais simples e lineares se mostraram corretas, mas quando se trabalhou com estruturas ramificadas e insaturadas, deixando-as mais complexas, as dificuldades apareceram. Na atividade com o aplicativo, os estudantes representaram de maneira adequada a maioria das moléculas orgânicas solicitadas. Assim, há evidências de que o uso desse aplicativo em uma proposta de ensino cognitivista possibilita o aluno a construir e a representar de maneira fácil seus modelos mentais sobre moléculas orgânicas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/741
10.31512/encitec.v12i3.741
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/741
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v12i3.741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/741/469
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 3 (2022); 131-148
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333735821312