USO DE UM APLICATIVO NA CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS DURANTE O ENSINO REMOTO.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/741 |
Resumo: | A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Presidente Prudente, oeste do Estado de São Paulo. Em virtude da pandemia, o projeto foi aplicado de maneira remota. Visando compreender e promover melhorias nos modelos mentais dos alunos da 3ª série do Ensino Médio, trabalharam-se conteúdos de Química Orgânica por meio do aplicativo de smartphone ModelAr Organic Chemistry. Este permitiu visualizar e construir estruturas moleculares de diferentes moléculas orgânicas, através de representações tridimensionais. O uso dessas ferramentas foi bem recebido pelos estudantes, que podem ser agentes potencializadores para o processo de ensino-aprendizagem de Química Orgânica. Em relação aos conceitos teóricos, foi notada uma melhoria na aprendizagem do conteúdo inicial de hidrocarbonetos, alcanos, alcenos e alcinos. Foram encontradas dificuldades para nomear ou representar algumas moléculas orgânicas. As representações mais simples e lineares se mostraram corretas, mas quando se trabalhou com estruturas ramificadas e insaturadas, deixando-as mais complexas, as dificuldades apareceram. Na atividade com o aplicativo, os estudantes representaram de maneira adequada a maioria das moléculas orgânicas solicitadas. Assim, há evidências de que o uso desse aplicativo em uma proposta de ensino cognitivista possibilita o aluno a construir e a representar de maneira fácil seus modelos mentais sobre moléculas orgânicas. |
id |
URI-5_96ea56ae04a9b9d75d1a1bdb05610f4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/741 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
USO DE UM APLICATIVO NA CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS DURANTE O ENSINO REMOTO.Ensino de Química, aplicativos de smartphone, modelos mentaisA pesquisa foi realizada em uma escola pública de Presidente Prudente, oeste do Estado de São Paulo. Em virtude da pandemia, o projeto foi aplicado de maneira remota. Visando compreender e promover melhorias nos modelos mentais dos alunos da 3ª série do Ensino Médio, trabalharam-se conteúdos de Química Orgânica por meio do aplicativo de smartphone ModelAr Organic Chemistry. Este permitiu visualizar e construir estruturas moleculares de diferentes moléculas orgânicas, através de representações tridimensionais. O uso dessas ferramentas foi bem recebido pelos estudantes, que podem ser agentes potencializadores para o processo de ensino-aprendizagem de Química Orgânica. Em relação aos conceitos teóricos, foi notada uma melhoria na aprendizagem do conteúdo inicial de hidrocarbonetos, alcanos, alcenos e alcinos. Foram encontradas dificuldades para nomear ou representar algumas moléculas orgânicas. As representações mais simples e lineares se mostraram corretas, mas quando se trabalhou com estruturas ramificadas e insaturadas, deixando-as mais complexas, as dificuldades apareceram. Na atividade com o aplicativo, os estudantes representaram de maneira adequada a maioria das moléculas orgânicas solicitadas. Assim, há evidências de que o uso desse aplicativo em uma proposta de ensino cognitivista possibilita o aluno a construir e a representar de maneira fácil seus modelos mentais sobre moléculas orgânicas.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2022-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/74110.31512/encitec.v12i3.741Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 3 (2022); 131-1482237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/741/469Copyright (c) 2022 Talita Bernardi Barboza, Caio Murilo dos Santos, Rodolfo Kasuyoshi Kohori, Gustavo Bizarria Gibinhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBernardi Barboza, Talitados Santos, Caio Murilo Kasuyoshi Kohori, Rodolfo Bizarria Gibin, Gustavo 2022-12-08T19:19:44Zoai:ojs2.san.uri.br:article/741Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2022-12-08T19:19:44Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
USO DE UM APLICATIVO NA CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS DURANTE O ENSINO REMOTO. |
title |
USO DE UM APLICATIVO NA CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS DURANTE O ENSINO REMOTO. |
spellingShingle |
USO DE UM APLICATIVO NA CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS DURANTE O ENSINO REMOTO. Bernardi Barboza, Talita Ensino de Química, aplicativos de smartphone, modelos mentais |
title_short |
USO DE UM APLICATIVO NA CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS DURANTE O ENSINO REMOTO. |
title_full |
USO DE UM APLICATIVO NA CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS DURANTE O ENSINO REMOTO. |
title_fullStr |
USO DE UM APLICATIVO NA CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS DURANTE O ENSINO REMOTO. |
title_full_unstemmed |
USO DE UM APLICATIVO NA CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS DURANTE O ENSINO REMOTO. |
title_sort |
USO DE UM APLICATIVO NA CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS DURANTE O ENSINO REMOTO. |
author |
Bernardi Barboza, Talita |
author_facet |
Bernardi Barboza, Talita dos Santos, Caio Murilo Kasuyoshi Kohori, Rodolfo Bizarria Gibin, Gustavo |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Caio Murilo Kasuyoshi Kohori, Rodolfo Bizarria Gibin, Gustavo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardi Barboza, Talita dos Santos, Caio Murilo Kasuyoshi Kohori, Rodolfo Bizarria Gibin, Gustavo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Química, aplicativos de smartphone, modelos mentais |
topic |
Ensino de Química, aplicativos de smartphone, modelos mentais |
description |
A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Presidente Prudente, oeste do Estado de São Paulo. Em virtude da pandemia, o projeto foi aplicado de maneira remota. Visando compreender e promover melhorias nos modelos mentais dos alunos da 3ª série do Ensino Médio, trabalharam-se conteúdos de Química Orgânica por meio do aplicativo de smartphone ModelAr Organic Chemistry. Este permitiu visualizar e construir estruturas moleculares de diferentes moléculas orgânicas, através de representações tridimensionais. O uso dessas ferramentas foi bem recebido pelos estudantes, que podem ser agentes potencializadores para o processo de ensino-aprendizagem de Química Orgânica. Em relação aos conceitos teóricos, foi notada uma melhoria na aprendizagem do conteúdo inicial de hidrocarbonetos, alcanos, alcenos e alcinos. Foram encontradas dificuldades para nomear ou representar algumas moléculas orgânicas. As representações mais simples e lineares se mostraram corretas, mas quando se trabalhou com estruturas ramificadas e insaturadas, deixando-as mais complexas, as dificuldades apareceram. Na atividade com o aplicativo, os estudantes representaram de maneira adequada a maioria das moléculas orgânicas solicitadas. Assim, há evidências de que o uso desse aplicativo em uma proposta de ensino cognitivista possibilita o aluno a construir e a representar de maneira fácil seus modelos mentais sobre moléculas orgânicas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/741 10.31512/encitec.v12i3.741 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/741 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v12i3.741 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/741/469 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 3 (2022); 131-148 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333735821312 |