INSERÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM MEIO A PANDEMIA: PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães Silva, Tamara
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Alves Dionor, Grégory, Martins, Liziane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/616
Resumo: A educação precisou se adequar de forma emergencial e estabelecer novos rumos nos seus processos, após a suspensão dos encontros presenciais em cumprimento as orientações sanitárias, conforme as restrições apresentadas pelo período pandêmico da Covid-19, sendo necessário dispor de condutas remotas para continuidade do período letivo e diminuição dos possíveis impactos produzidos. Neste sentido, o estudo objetiva avaliar a inserção de recursos digitais na prática docente de cursos de saúde técnicos após a autorização do retorno das aulas durante a pandemia. Trata-se de uma reflexão sobre os procedimentos práticos adotados e o percurso metodológico nos cursos de saúde do Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul (CETEPES) da Bahia, durante a realização do estágio curricular supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Como resultados, ressalta-se que apesar das dificuldades encontradas no processo construtivo educacional, as realidades institucionais, as habilidades expostas pelos discentes e o uso de metodologias que incentivam a participação ativa junto a contextualização dos temas, facilitam a compreensão e potencializam os meios de ensino-aprendizagem. Contudo, ainda se faz necessário adequar normativas relacionadas sem comprometimentos e atrasos no itinerário formativo.
id URI-5_cfceea52dfe6febaec6d5d71280dd57a
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/616
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling INSERÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM MEIO A PANDEMIA: PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIAEducação ProfissionalEstágio SupervisionadoEixo SaúdeA educação precisou se adequar de forma emergencial e estabelecer novos rumos nos seus processos, após a suspensão dos encontros presenciais em cumprimento as orientações sanitárias, conforme as restrições apresentadas pelo período pandêmico da Covid-19, sendo necessário dispor de condutas remotas para continuidade do período letivo e diminuição dos possíveis impactos produzidos. Neste sentido, o estudo objetiva avaliar a inserção de recursos digitais na prática docente de cursos de saúde técnicos após a autorização do retorno das aulas durante a pandemia. Trata-se de uma reflexão sobre os procedimentos práticos adotados e o percurso metodológico nos cursos de saúde do Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul (CETEPES) da Bahia, durante a realização do estágio curricular supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Como resultados, ressalta-se que apesar das dificuldades encontradas no processo construtivo educacional, as realidades institucionais, as habilidades expostas pelos discentes e o uso de metodologias que incentivam a participação ativa junto a contextualização dos temas, facilitam a compreensão e potencializam os meios de ensino-aprendizagem. Contudo, ainda se faz necessário adequar normativas relacionadas sem comprometimentos e atrasos no itinerário formativo.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/61610.31512/encitec.v13i3.616Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 482-4902237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/616/691Copyright (c) 2023 Tamara Guimarães Silva, Grégory Alves Dionor, Liziane Martinshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães Silva, Tamara Alves Dionor, Grégory Martins, Liziane 2023-12-22T13:48:11Zoai:ojs2.san.uri.br:article/616Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-12-22T13:48:11Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv INSERÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM MEIO A PANDEMIA: PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title INSERÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM MEIO A PANDEMIA: PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
spellingShingle INSERÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM MEIO A PANDEMIA: PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Guimarães Silva, Tamara
Educação Profissional
Estágio Supervisionado
Eixo Saúde
title_short INSERÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM MEIO A PANDEMIA: PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full INSERÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM MEIO A PANDEMIA: PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_fullStr INSERÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM MEIO A PANDEMIA: PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed INSERÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM MEIO A PANDEMIA: PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_sort INSERÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM MEIO A PANDEMIA: PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
author Guimarães Silva, Tamara
author_facet Guimarães Silva, Tamara
Alves Dionor, Grégory
Martins, Liziane
author_role author
author2 Alves Dionor, Grégory
Martins, Liziane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães Silva, Tamara
Alves Dionor, Grégory
Martins, Liziane
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional
Estágio Supervisionado
Eixo Saúde
topic Educação Profissional
Estágio Supervisionado
Eixo Saúde
description A educação precisou se adequar de forma emergencial e estabelecer novos rumos nos seus processos, após a suspensão dos encontros presenciais em cumprimento as orientações sanitárias, conforme as restrições apresentadas pelo período pandêmico da Covid-19, sendo necessário dispor de condutas remotas para continuidade do período letivo e diminuição dos possíveis impactos produzidos. Neste sentido, o estudo objetiva avaliar a inserção de recursos digitais na prática docente de cursos de saúde técnicos após a autorização do retorno das aulas durante a pandemia. Trata-se de uma reflexão sobre os procedimentos práticos adotados e o percurso metodológico nos cursos de saúde do Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul (CETEPES) da Bahia, durante a realização do estágio curricular supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Como resultados, ressalta-se que apesar das dificuldades encontradas no processo construtivo educacional, as realidades institucionais, as habilidades expostas pelos discentes e o uso de metodologias que incentivam a participação ativa junto a contextualização dos temas, facilitam a compreensão e potencializam os meios de ensino-aprendizagem. Contudo, ainda se faz necessário adequar normativas relacionadas sem comprometimentos e atrasos no itinerário formativo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/616
10.31512/encitec.v13i3.616
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/616
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v13i3.616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/616/691
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Tamara Guimarães Silva, Grégory Alves Dionor, Liziane Martins
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Tamara Guimarães Silva, Grégory Alves Dionor, Liziane Martins
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 482-490
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333123452928