AULAS VIRTUAIS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19 AO OLHAR DOS DOCENTES E DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8238 |
Resumo: | O início do ano de 2020 é marcado pela interrupção das atividades de educação em todo o país diante do cenário epidêmico provocado pela Covid-19. As Instituições de Ensino Superior tiveram rapidamente, que substituir as aulas presenciais por aulas que utilizassem meios e tecnologias de informação e de comunicação, como alternativas que diminuíssem os impactos causados pela paralisação. Assim a presente pesquisa investigou a adoção do ensino remoto quanto à satisfação e desempenho dos docentes e discentes, de diferentes áreas da graduação, através de uma análise quantitativa descritiva. Os resultados indicam que a maioria dos jovens docentes e discentes demonstram facilidades e enxergam oportunidades oferecidas pelo processo de ensino remoto, devido o uso de tecnologias fazer parte do seu cotidiano. O efeito pós- pandemia leva a uma nova visão para as atividades presenciais, reestruturado as salas de aulas através de novas tecnologias para abordagem de novas metodologias ativas de ensino. |
id |
USCS-2_816d5bae00eb807eb8b2333ef92469f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8238 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
AULAS VIRTUAIS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19 AO OLHAR DOS DOCENTES E DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADAVIRTUAL CLASSES FOR PRESENTIAL UNDERGRADUATE COURSES DUE TO THE COVID-19 PANDEMY WHEN TEACHERS AND STUDENTS IN A PRIVATE INSTITUTIONCLASES VIRTUALES PARA CURSOS PRESENCIALES DE PREGRADO POR LA PANDEMIA COVID-19 CUANDO PROFESORES Y ESTUDIANTES EN UNA INSTITUCIÓN PRIVADAEnsino remoto, Coronavírus, Metodologias ativas de aprendizagem.Remote Learning, Coronavirus, Active Learning Methodologies.O início do ano de 2020 é marcado pela interrupção das atividades de educação em todo o país diante do cenário epidêmico provocado pela Covid-19. As Instituições de Ensino Superior tiveram rapidamente, que substituir as aulas presenciais por aulas que utilizassem meios e tecnologias de informação e de comunicação, como alternativas que diminuíssem os impactos causados pela paralisação. Assim a presente pesquisa investigou a adoção do ensino remoto quanto à satisfação e desempenho dos docentes e discentes, de diferentes áreas da graduação, através de uma análise quantitativa descritiva. Os resultados indicam que a maioria dos jovens docentes e discentes demonstram facilidades e enxergam oportunidades oferecidas pelo processo de ensino remoto, devido o uso de tecnologias fazer parte do seu cotidiano. O efeito pós- pandemia leva a uma nova visão para as atividades presenciais, reestruturado as salas de aulas através de novas tecnologias para abordagem de novas metodologias ativas de ensino.The beginning of 2020 is marked by the interruption of education activities across the country due to the epidemic scenario caused by Covid-19. Higher Education Institutions quickly had to replace classroom classes with classes that used information and communication means and technologies, as alternatives to reduce the impacts caused by the strike. Thus, the present research investigated the adoption of remote teaching regarding the satisfaction and performance of teachers and students from different undergraduate areas, through a descriptive quantitative analysis. The results indicate that most young professors and students demonstrate facilities and see opportunities offered by the remote teaching process, because the use of technologies is part of their daily lives. The post-pandemic effect leads to a new vision for face-to-face activities, restructured classrooms through new technologies to approach new active teaching methodologies.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2022-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/823810.13037/rea-e.vol7n13.8238Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 7 n. 13 (2022): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8238/3780Copyright (c) 1969 Rodrigo Rogerio Cerqueira Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rodrigo Rogerio Cerqueira2022-10-27T20:27:13Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8238Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-27T20:27:13Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AULAS VIRTUAIS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19 AO OLHAR DOS DOCENTES E DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA VIRTUAL CLASSES FOR PRESENTIAL UNDERGRADUATE COURSES DUE TO THE COVID-19 PANDEMY WHEN TEACHERS AND STUDENTS IN A PRIVATE INSTITUTION CLASES VIRTUALES PARA CURSOS PRESENCIALES DE PREGRADO POR LA PANDEMIA COVID-19 CUANDO PROFESORES Y ESTUDIANTES EN UNA INSTITUCIÓN PRIVADA |
title |
AULAS VIRTUAIS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19 AO OLHAR DOS DOCENTES E DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA |
spellingShingle |
AULAS VIRTUAIS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19 AO OLHAR DOS DOCENTES E DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA Silva, Rodrigo Rogerio Cerqueira Ensino remoto, Coronavírus, Metodologias ativas de aprendizagem. Remote Learning, Coronavirus, Active Learning Methodologies. |
title_short |
AULAS VIRTUAIS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19 AO OLHAR DOS DOCENTES E DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA |
title_full |
AULAS VIRTUAIS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19 AO OLHAR DOS DOCENTES E DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA |
title_fullStr |
AULAS VIRTUAIS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19 AO OLHAR DOS DOCENTES E DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA |
title_full_unstemmed |
AULAS VIRTUAIS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19 AO OLHAR DOS DOCENTES E DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA |
title_sort |
AULAS VIRTUAIS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19 AO OLHAR DOS DOCENTES E DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA |
author |
Silva, Rodrigo Rogerio Cerqueira |
author_facet |
Silva, Rodrigo Rogerio Cerqueira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rodrigo Rogerio Cerqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino remoto, Coronavírus, Metodologias ativas de aprendizagem. Remote Learning, Coronavirus, Active Learning Methodologies. |
topic |
Ensino remoto, Coronavírus, Metodologias ativas de aprendizagem. Remote Learning, Coronavirus, Active Learning Methodologies. |
description |
O início do ano de 2020 é marcado pela interrupção das atividades de educação em todo o país diante do cenário epidêmico provocado pela Covid-19. As Instituições de Ensino Superior tiveram rapidamente, que substituir as aulas presenciais por aulas que utilizassem meios e tecnologias de informação e de comunicação, como alternativas que diminuíssem os impactos causados pela paralisação. Assim a presente pesquisa investigou a adoção do ensino remoto quanto à satisfação e desempenho dos docentes e discentes, de diferentes áreas da graduação, através de uma análise quantitativa descritiva. Os resultados indicam que a maioria dos jovens docentes e discentes demonstram facilidades e enxergam oportunidades oferecidas pelo processo de ensino remoto, devido o uso de tecnologias fazer parte do seu cotidiano. O efeito pós- pandemia leva a uma nova visão para as atividades presenciais, reestruturado as salas de aulas através de novas tecnologias para abordagem de novas metodologias ativas de ensino. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8238 10.13037/rea-e.vol7n13.8238 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8238 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol7n13.8238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8238/3780 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 1969 Rodrigo Rogerio Cerqueira Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 1969 Rodrigo Rogerio Cerqueira Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 7 n. 13 (2022): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844971378212864 |