AULAS VIRTUAIS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19 AO OLHAR DOS DOCENTES E DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rodrigo Rogerio Cerqueira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8238
Resumo: O início do ano de 2020 é marcado pela interrupção das atividades de educação em todo o país diante do cenário epidêmico provocado pela Covid-19. As Instituições de Ensino Superior tiveram rapidamente, que substituir as aulas presenciais por aulas que utilizassem meios e tecnologias de informação e de comunicação, como alternativas que diminuíssem os impactos causados pela paralisação. Assim a presente pesquisa investigou a adoção do ensino remoto quanto à satisfação e desempenho dos docentes e discentes, de diferentes áreas da graduação, através de uma análise quantitativa descritiva. Os resultados indicam que a maioria dos jovens docentes e discentes demonstram facilidades e enxergam oportunidades oferecidas pelo processo de ensino remoto, devido o uso de tecnologias fazer parte do seu cotidiano. O efeito pós- pandemia leva a uma nova visão para as atividades presenciais, reestruturado as salas de aulas através de novas tecnologias para abordagem de novas metodologias ativas de ensino.
id USCS-2_816d5bae00eb807eb8b2333ef92469f6
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8238
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling AULAS VIRTUAIS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19 AO OLHAR DOS DOCENTES E DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADAVIRTUAL CLASSES FOR PRESENTIAL UNDERGRADUATE COURSES DUE TO THE COVID-19 PANDEMY WHEN TEACHERS AND STUDENTS IN A PRIVATE INSTITUTIONCLASES VIRTUALES PARA CURSOS PRESENCIALES DE PREGRADO POR LA PANDEMIA COVID-19 CUANDO PROFESORES Y ESTUDIANTES EN UNA INSTITUCIÓN PRIVADAEnsino remoto, Coronavírus, Metodologias ativas de aprendizagem.Remote Learning, Coronavirus, Active Learning Methodologies.O início do ano de 2020 é marcado pela interrupção das atividades de educação em todo o país diante do cenário epidêmico provocado pela Covid-19. As Instituições de Ensino Superior tiveram rapidamente, que substituir as aulas presenciais por aulas que utilizassem meios e tecnologias de informação e de comunicação, como alternativas que diminuíssem os impactos causados pela paralisação. Assim a presente pesquisa investigou a adoção do ensino remoto quanto à satisfação e desempenho dos docentes e discentes, de diferentes áreas da graduação, através de uma análise quantitativa descritiva. Os resultados indicam que a maioria dos jovens docentes e discentes demonstram facilidades e enxergam oportunidades oferecidas pelo processo de ensino remoto, devido o uso de tecnologias fazer parte do seu cotidiano. O efeito pós- pandemia leva a uma nova visão para as atividades presenciais, reestruturado as salas de aulas através de novas tecnologias para abordagem de novas metodologias ativas de ensino.The beginning of 2020 is marked by the interruption of education activities across the country due to the epidemic scenario caused by Covid-19. Higher Education Institutions quickly had to replace classroom classes with classes that used information and communication means and technologies, as alternatives to reduce the impacts caused by the strike. Thus, the present research investigated the adoption of remote teaching regarding the satisfaction and performance of teachers and students from different undergraduate areas, through a descriptive quantitative analysis. The results indicate that most young professors and students demonstrate facilities and see opportunities offered by the remote teaching process, because the use of technologies is part of their daily lives. The post-pandemic effect leads to a new vision for face-to-face activities, restructured classrooms through new technologies to approach new active teaching methodologies.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2022-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/823810.13037/rea-e.vol7n13.8238Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 7 n. 13 (2022): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8238/3780Copyright (c) 1969 Rodrigo Rogerio Cerqueira Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rodrigo Rogerio Cerqueira2022-10-27T20:27:13Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8238Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-27T20:27:13Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv AULAS VIRTUAIS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19 AO OLHAR DOS DOCENTES E DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA
VIRTUAL CLASSES FOR PRESENTIAL UNDERGRADUATE COURSES DUE TO THE COVID-19 PANDEMY WHEN TEACHERS AND STUDENTS IN A PRIVATE INSTITUTION
CLASES VIRTUALES PARA CURSOS PRESENCIALES DE PREGRADO POR LA PANDEMIA COVID-19 CUANDO PROFESORES Y ESTUDIANTES EN UNA INSTITUCIÓN PRIVADA
title AULAS VIRTUAIS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19 AO OLHAR DOS DOCENTES E DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA
spellingShingle AULAS VIRTUAIS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19 AO OLHAR DOS DOCENTES E DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA
Silva, Rodrigo Rogerio Cerqueira
Ensino remoto, Coronavírus, Metodologias ativas de aprendizagem.
Remote Learning, Coronavirus, Active Learning Methodologies.
title_short AULAS VIRTUAIS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19 AO OLHAR DOS DOCENTES E DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA
title_full AULAS VIRTUAIS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19 AO OLHAR DOS DOCENTES E DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA
title_fullStr AULAS VIRTUAIS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19 AO OLHAR DOS DOCENTES E DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA
title_full_unstemmed AULAS VIRTUAIS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19 AO OLHAR DOS DOCENTES E DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA
title_sort AULAS VIRTUAIS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19 AO OLHAR DOS DOCENTES E DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA
author Silva, Rodrigo Rogerio Cerqueira
author_facet Silva, Rodrigo Rogerio Cerqueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rodrigo Rogerio Cerqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino remoto, Coronavírus, Metodologias ativas de aprendizagem.
Remote Learning, Coronavirus, Active Learning Methodologies.
topic Ensino remoto, Coronavírus, Metodologias ativas de aprendizagem.
Remote Learning, Coronavirus, Active Learning Methodologies.
description O início do ano de 2020 é marcado pela interrupção das atividades de educação em todo o país diante do cenário epidêmico provocado pela Covid-19. As Instituições de Ensino Superior tiveram rapidamente, que substituir as aulas presenciais por aulas que utilizassem meios e tecnologias de informação e de comunicação, como alternativas que diminuíssem os impactos causados pela paralisação. Assim a presente pesquisa investigou a adoção do ensino remoto quanto à satisfação e desempenho dos docentes e discentes, de diferentes áreas da graduação, através de uma análise quantitativa descritiva. Os resultados indicam que a maioria dos jovens docentes e discentes demonstram facilidades e enxergam oportunidades oferecidas pelo processo de ensino remoto, devido o uso de tecnologias fazer parte do seu cotidiano. O efeito pós- pandemia leva a uma nova visão para as atividades presenciais, reestruturado as salas de aulas através de novas tecnologias para abordagem de novas metodologias ativas de ensino.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8238
10.13037/rea-e.vol7n13.8238
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8238
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol7n13.8238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8238/3780
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1969 Rodrigo Rogerio Cerqueira Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1969 Rodrigo Rogerio Cerqueira Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 7 n. 13 (2022): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844971378212864