UMA ANÁLISE CRÍTICA DO CAMPO DE EXPERIÊNCIA O EU, O OUTRO E O NÓS PROPOSTO PELA BNCC (2017): A AUSÊNCIA DA AFETIVIDADE COMO UMA PRÁTICA DE CUIDADO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Keity Elen da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Costa Bezerra Silva, Vanessa Maria, Silva Ferreira, Líllian Franciele, Peixoto, Ana Carolina Beltrão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6345
Resumo: O presente estudo teve como objetivo realizar uma análise crítica do campo de experiência “o eu, o outro e o nós”, proposto pela BNCC (2017) para a educação infantil, buscando enfatizar se o ato da afetividade se faz presente nos objetivos propostos deste campo de experiência, levando em consideração a afetividade como uma prática de cuidado para a educação infantil, uma vez que os aspectos de cuidado e educação devem compor as propostas e currículos que permeiam os espaços infantis. Para tanto, o estudo foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, de cunho qualitativo. Tendo como resultado, que apesar de toda a relevância e estudos teóricos que enfatizam e discutem a importância da afetividade para o desenvolvimento integral das crianças, a BNCC não menciona a afetividade nos objetivos propostos do campo de experiência analisado, assim, sua estimulação e desenvolvimento dependerá de acepções dos professores.
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