A educação contra a barbárie: um confronto entre os ideais adornianos e jonasianos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kirchner, Renato
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cipolini, Marly Otani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/25
Resumo: Este trabalho tem por objetivo verificar o impulso destrutivo da humanidade, o porquê dessa nociva presença ao longo da história, como isso põe em perigo a permanência da vida na Terra e se é possível que se elimine tal impulso do indivíduo humano. Num primeiro momento, estudaremos os ideais de Theodor Adorno e, posteriormente, do conceito de responsabilidade de Hans Jonas sob um foco bem delimitado, uma vez que tamanha é a complexidade das obras desses autores, que necessitaríamos de trabalhos específicos voltados a cada um deles. Por fim, serão relacionadas as ideias centrais desses dois pensadores contemporâneos, de modo a demonstrar que convergem no tocante aos ideais em relação ao futuro. Para isso, foram utilizadas suas obrasprincipais: O princípio responsabilidade, de Jonas e Educação após Auschwtiz, de Adorno. Além disso, foi realizada uma comparação das teorias mencionadas com fatos cotidianos que as ilustram e sustentam, no plano concreto, como o recente caso de Sílvio Koerich.Palavras-chave: Educação; Emancipação; Responsabilidade; Theodor Adorno; Hans Jonas.
id USF_66a391a14e900fc8359d444ba26d5b0f
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/25
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling A educação contra a barbárie: um confronto entre os ideais adornianos e jonasianosEste trabalho tem por objetivo verificar o impulso destrutivo da humanidade, o porquê dessa nociva presença ao longo da história, como isso põe em perigo a permanência da vida na Terra e se é possível que se elimine tal impulso do indivíduo humano. Num primeiro momento, estudaremos os ideais de Theodor Adorno e, posteriormente, do conceito de responsabilidade de Hans Jonas sob um foco bem delimitado, uma vez que tamanha é a complexidade das obras desses autores, que necessitaríamos de trabalhos específicos voltados a cada um deles. Por fim, serão relacionadas as ideias centrais desses dois pensadores contemporâneos, de modo a demonstrar que convergem no tocante aos ideais em relação ao futuro. Para isso, foram utilizadas suas obrasprincipais: O princípio responsabilidade, de Jonas e Educação após Auschwtiz, de Adorno. Além disso, foi realizada uma comparação das teorias mencionadas com fatos cotidianos que as ilustram e sustentam, no plano concreto, como o recente caso de Sílvio Koerich.Palavras-chave: Educação; Emancipação; Responsabilidade; Theodor Adorno; Hans Jonas. Universidade São Francisco2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/2510.24933/horizontes.v31i1.25Horizontes; v. 31 n. 1 (2013): Dossiê: Pesquisa em Educação Matemática: contribuições do GT-19 da ANPED2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v31i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/25/26Kirchner, RenatoCipolini, Marly Otaniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:41Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/25Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:56.995300Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação contra a barbárie: um confronto entre os ideais adornianos e jonasianos
title A educação contra a barbárie: um confronto entre os ideais adornianos e jonasianos
spellingShingle A educação contra a barbárie: um confronto entre os ideais adornianos e jonasianos
Kirchner, Renato
title_short A educação contra a barbárie: um confronto entre os ideais adornianos e jonasianos
title_full A educação contra a barbárie: um confronto entre os ideais adornianos e jonasianos
title_fullStr A educação contra a barbárie: um confronto entre os ideais adornianos e jonasianos
title_full_unstemmed A educação contra a barbárie: um confronto entre os ideais adornianos e jonasianos
title_sort A educação contra a barbárie: um confronto entre os ideais adornianos e jonasianos
author Kirchner, Renato
author_facet Kirchner, Renato
Cipolini, Marly Otani
author_role author
author2 Cipolini, Marly Otani
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kirchner, Renato
Cipolini, Marly Otani
description Este trabalho tem por objetivo verificar o impulso destrutivo da humanidade, o porquê dessa nociva presença ao longo da história, como isso põe em perigo a permanência da vida na Terra e se é possível que se elimine tal impulso do indivíduo humano. Num primeiro momento, estudaremos os ideais de Theodor Adorno e, posteriormente, do conceito de responsabilidade de Hans Jonas sob um foco bem delimitado, uma vez que tamanha é a complexidade das obras desses autores, que necessitaríamos de trabalhos específicos voltados a cada um deles. Por fim, serão relacionadas as ideias centrais desses dois pensadores contemporâneos, de modo a demonstrar que convergem no tocante aos ideais em relação ao futuro. Para isso, foram utilizadas suas obrasprincipais: O princípio responsabilidade, de Jonas e Educação após Auschwtiz, de Adorno. Além disso, foi realizada uma comparação das teorias mencionadas com fatos cotidianos que as ilustram e sustentam, no plano concreto, como o recente caso de Sílvio Koerich.Palavras-chave: Educação; Emancipação; Responsabilidade; Theodor Adorno; Hans Jonas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/25
10.24933/horizontes.v31i1.25
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/25
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v31i1.25
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/25/26
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 31 n. 1 (2013): Dossiê: Pesquisa em Educação Matemática: contribuições do GT-19 da ANPED
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v31i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438573027329