A educação contra a barbárie: um confronto entre os ideais adornianos e jonasianos
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/25 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo verificar o impulso destrutivo da humanidade, o porquê dessa nociva presença ao longo da história, como isso põe em perigo a permanência da vida na Terra e se é possível que se elimine tal impulso do indivíduo humano. Num primeiro momento, estudaremos os ideais de Theodor Adorno e, posteriormente, do conceito de responsabilidade de Hans Jonas sob um foco bem delimitado, uma vez que tamanha é a complexidade das obras desses autores, que necessitaríamos de trabalhos específicos voltados a cada um deles. Por fim, serão relacionadas as ideias centrais desses dois pensadores contemporâneos, de modo a demonstrar que convergem no tocante aos ideais em relação ao futuro. Para isso, foram utilizadas suas obrasprincipais: O princípio responsabilidade, de Jonas e Educação após Auschwtiz, de Adorno. Além disso, foi realizada uma comparação das teorias mencionadas com fatos cotidianos que as ilustram e sustentam, no plano concreto, como o recente caso de Sílvio Koerich.Palavras-chave: Educação; Emancipação; Responsabilidade; Theodor Adorno; Hans Jonas. |
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A educação contra a barbárie: um confronto entre os ideais adornianos e jonasianosEste trabalho tem por objetivo verificar o impulso destrutivo da humanidade, o porquê dessa nociva presença ao longo da história, como isso põe em perigo a permanência da vida na Terra e se é possível que se elimine tal impulso do indivíduo humano. Num primeiro momento, estudaremos os ideais de Theodor Adorno e, posteriormente, do conceito de responsabilidade de Hans Jonas sob um foco bem delimitado, uma vez que tamanha é a complexidade das obras desses autores, que necessitaríamos de trabalhos específicos voltados a cada um deles. Por fim, serão relacionadas as ideias centrais desses dois pensadores contemporâneos, de modo a demonstrar que convergem no tocante aos ideais em relação ao futuro. Para isso, foram utilizadas suas obrasprincipais: O princípio responsabilidade, de Jonas e Educação após Auschwtiz, de Adorno. Além disso, foi realizada uma comparação das teorias mencionadas com fatos cotidianos que as ilustram e sustentam, no plano concreto, como o recente caso de Sílvio Koerich.Palavras-chave: Educação; Emancipação; Responsabilidade; Theodor Adorno; Hans Jonas. Universidade São Francisco2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/2510.24933/horizontes.v31i1.25Horizontes; v. 31 n. 1 (2013): Dossiê: Pesquisa em Educação Matemática: contribuições do GT-19 da ANPED2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v31i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/25/26Kirchner, RenatoCipolini, Marly Otaniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:41Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/25Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:56.995300Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
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