O estágio na formação de professores: um relato de experiência e sua contribuição para o aprimoramento da prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giuliani, Caroline dos Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Medeiros, Angélica Pott de, Dillenburg, Andreia Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/707
Resumo: Devido às dificuldades encontradas ao exercer a profissão docente, universidades de diversos países vêm discutindo sobre os cursos de formação de professores/pedagógica. Assim, este trabalho objetivou relatar as experiências vividas, desafios e dificuldades encontradas durante um estágio curricular e analisar a influência do curso de formação de professores para o desenvolvimento da prática docente. As práticas foram propostas no curso de formação pedagógica e desenvolvidas em cursos de nível técnico da Universidade Federal de Santa Maria. Verificou-se que os cursos de formação pedagógica são importantes ferramentas, assim como uma oportunidade de desenvolvimento aos bacharéis e tecnólogos, enquanto futuros professores, de desenvolver as habilidades necessárias para a prática docente.
id USF_9df46873a0ea105466cdec70a82519e0
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/707
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling O estágio na formação de professores: um relato de experiência e sua contribuição para o aprimoramento da prática docenteDevido às dificuldades encontradas ao exercer a profissão docente, universidades de diversos países vêm discutindo sobre os cursos de formação de professores/pedagógica. Assim, este trabalho objetivou relatar as experiências vividas, desafios e dificuldades encontradas durante um estágio curricular e analisar a influência do curso de formação de professores para o desenvolvimento da prática docente. As práticas foram propostas no curso de formação pedagógica e desenvolvidas em cursos de nível técnico da Universidade Federal de Santa Maria. Verificou-se que os cursos de formação pedagógica são importantes ferramentas, assim como uma oportunidade de desenvolvimento aos bacharéis e tecnólogos, enquanto futuros professores, de desenvolver as habilidades necessárias para a prática docente.Universidade São Francisco2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/70710.24933/horizontes.v37i0.707Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e0190472317-109X0103-770610.24933/horizontes.v37i0reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/707/391Giuliani, Caroline dos Santos Medeiros, Angélica Pott de Dillenburg, Andreia Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-12T19:48:51Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/707Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:08.214410Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv O estágio na formação de professores: um relato de experiência e sua contribuição para o aprimoramento da prática docente
title O estágio na formação de professores: um relato de experiência e sua contribuição para o aprimoramento da prática docente
spellingShingle O estágio na formação de professores: um relato de experiência e sua contribuição para o aprimoramento da prática docente
Giuliani, Caroline dos Santos
title_short O estágio na formação de professores: um relato de experiência e sua contribuição para o aprimoramento da prática docente
title_full O estágio na formação de professores: um relato de experiência e sua contribuição para o aprimoramento da prática docente
title_fullStr O estágio na formação de professores: um relato de experiência e sua contribuição para o aprimoramento da prática docente
title_full_unstemmed O estágio na formação de professores: um relato de experiência e sua contribuição para o aprimoramento da prática docente
title_sort O estágio na formação de professores: um relato de experiência e sua contribuição para o aprimoramento da prática docente
author Giuliani, Caroline dos Santos
author_facet Giuliani, Caroline dos Santos
Medeiros, Angélica Pott de
Dillenburg, Andreia Inês
author_role author
author2 Medeiros, Angélica Pott de
Dillenburg, Andreia Inês
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giuliani, Caroline dos Santos
Medeiros, Angélica Pott de
Dillenburg, Andreia Inês
description Devido às dificuldades encontradas ao exercer a profissão docente, universidades de diversos países vêm discutindo sobre os cursos de formação de professores/pedagógica. Assim, este trabalho objetivou relatar as experiências vividas, desafios e dificuldades encontradas durante um estágio curricular e analisar a influência do curso de formação de professores para o desenvolvimento da prática docente. As práticas foram propostas no curso de formação pedagógica e desenvolvidas em cursos de nível técnico da Universidade Federal de Santa Maria. Verificou-se que os cursos de formação pedagógica são importantes ferramentas, assim como uma oportunidade de desenvolvimento aos bacharéis e tecnólogos, enquanto futuros professores, de desenvolver as habilidades necessárias para a prática docente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/707
10.24933/horizontes.v37i0.707
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/707
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v37i0.707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/707/391
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e019047
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v37i0
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439832367104