Dilemas éticos no ensino remoto emergencial: reflexões necessárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes dos Santos, Sonia Regina
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Dos Santos Vieira, Sergio, Menezes Alves, Maria Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1527
Resumo: Este estudo realizou uma reflexão crítica sobre dilemas éticos que permeiam a educação no Ensino Remoto Emergencial no Brasil. Para tanto, fez-se uma revisão bibliográfica na qual se levantou o que foi pesquisado e disseminado sobre o tema. O corpus selecionado reuniu, principalmente, artigos/livros de Hermann, Mainardes, Chauí, Selwyn, Almeida e Valente e Barreto. Partiu-se da ideia de que a pandemia de Covid-19 provocou grande mudança no cenário educacional. As instituições de ensino deslocaram a sala de aula tradicional para o ambiente virtual, introduzindo o Ensino Remoto Emergencial (ERE). O resultado apontou para a necessidade de mais participação dos atores educacionais nesse ambiente de aprendizagem para que as práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias digitais sejam realizadas de maneira ética.
id USF_a797be6acce04ebd7c0dee15d9663785
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1527
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Dilemas éticos no ensino remoto emergencial: reflexões necessáriasEste estudo realizou uma reflexão crítica sobre dilemas éticos que permeiam a educação no Ensino Remoto Emergencial no Brasil. Para tanto, fez-se uma revisão bibliográfica na qual se levantou o que foi pesquisado e disseminado sobre o tema. O corpus selecionado reuniu, principalmente, artigos/livros de Hermann, Mainardes, Chauí, Selwyn, Almeida e Valente e Barreto. Partiu-se da ideia de que a pandemia de Covid-19 provocou grande mudança no cenário educacional. As instituições de ensino deslocaram a sala de aula tradicional para o ambiente virtual, introduzindo o Ensino Remoto Emergencial (ERE). O resultado apontou para a necessidade de mais participação dos atores educacionais nesse ambiente de aprendizagem para que as práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias digitais sejam realizadas de maneira ética.Universidade São Francisco2023-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/152710.24933/horizontes.v41i1.1527Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e0230362317-109X0103-770610.24933/horizontes.v41i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1527/746Copyright (c) 2023 Sônia Regina Mendes dos Santos , Sergio dos Santos Vieira , Maria Regina Menezes Alves http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendes dos Santos, Sonia ReginaDos Santos Vieira, SergioMenezes Alves, Maria Regina2023-12-07T18:31:05Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1527Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-12-07T18:31:05Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Dilemas éticos no ensino remoto emergencial: reflexões necessárias
title Dilemas éticos no ensino remoto emergencial: reflexões necessárias
spellingShingle Dilemas éticos no ensino remoto emergencial: reflexões necessárias
Mendes dos Santos, Sonia Regina
title_short Dilemas éticos no ensino remoto emergencial: reflexões necessárias
title_full Dilemas éticos no ensino remoto emergencial: reflexões necessárias
title_fullStr Dilemas éticos no ensino remoto emergencial: reflexões necessárias
title_full_unstemmed Dilemas éticos no ensino remoto emergencial: reflexões necessárias
title_sort Dilemas éticos no ensino remoto emergencial: reflexões necessárias
author Mendes dos Santos, Sonia Regina
author_facet Mendes dos Santos, Sonia Regina
Dos Santos Vieira, Sergio
Menezes Alves, Maria Regina
author_role author
author2 Dos Santos Vieira, Sergio
Menezes Alves, Maria Regina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes dos Santos, Sonia Regina
Dos Santos Vieira, Sergio
Menezes Alves, Maria Regina
description Este estudo realizou uma reflexão crítica sobre dilemas éticos que permeiam a educação no Ensino Remoto Emergencial no Brasil. Para tanto, fez-se uma revisão bibliográfica na qual se levantou o que foi pesquisado e disseminado sobre o tema. O corpus selecionado reuniu, principalmente, artigos/livros de Hermann, Mainardes, Chauí, Selwyn, Almeida e Valente e Barreto. Partiu-se da ideia de que a pandemia de Covid-19 provocou grande mudança no cenário educacional. As instituições de ensino deslocaram a sala de aula tradicional para o ambiente virtual, introduzindo o Ensino Remoto Emergencial (ERE). O resultado apontou para a necessidade de mais participação dos atores educacionais nesse ambiente de aprendizagem para que as práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias digitais sejam realizadas de maneira ética.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1527
10.24933/horizontes.v41i1.1527
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1527
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v41i1.1527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1527/746
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e023036
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v41i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438470266880