Dilemas éticos no ensino remoto emergencial: reflexões necessárias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1527 |
Resumo: | Este estudo realizou uma reflexão crítica sobre dilemas éticos que permeiam a educação no Ensino Remoto Emergencial no Brasil. Para tanto, fez-se uma revisão bibliográfica na qual se levantou o que foi pesquisado e disseminado sobre o tema. O corpus selecionado reuniu, principalmente, artigos/livros de Hermann, Mainardes, Chauí, Selwyn, Almeida e Valente e Barreto. Partiu-se da ideia de que a pandemia de Covid-19 provocou grande mudança no cenário educacional. As instituições de ensino deslocaram a sala de aula tradicional para o ambiente virtual, introduzindo o Ensino Remoto Emergencial (ERE). O resultado apontou para a necessidade de mais participação dos atores educacionais nesse ambiente de aprendizagem para que as práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias digitais sejam realizadas de maneira ética. |
id |
USF_a797be6acce04ebd7c0dee15d9663785 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1527 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Dilemas éticos no ensino remoto emergencial: reflexões necessáriasEste estudo realizou uma reflexão crítica sobre dilemas éticos que permeiam a educação no Ensino Remoto Emergencial no Brasil. Para tanto, fez-se uma revisão bibliográfica na qual se levantou o que foi pesquisado e disseminado sobre o tema. O corpus selecionado reuniu, principalmente, artigos/livros de Hermann, Mainardes, Chauí, Selwyn, Almeida e Valente e Barreto. Partiu-se da ideia de que a pandemia de Covid-19 provocou grande mudança no cenário educacional. As instituições de ensino deslocaram a sala de aula tradicional para o ambiente virtual, introduzindo o Ensino Remoto Emergencial (ERE). O resultado apontou para a necessidade de mais participação dos atores educacionais nesse ambiente de aprendizagem para que as práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias digitais sejam realizadas de maneira ética.Universidade São Francisco2023-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/152710.24933/horizontes.v41i1.1527Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e0230362317-109X0103-770610.24933/horizontes.v41i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1527/746Copyright (c) 2023 Sônia Regina Mendes dos Santos , Sergio dos Santos Vieira , Maria Regina Menezes Alves http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendes dos Santos, Sonia ReginaDos Santos Vieira, SergioMenezes Alves, Maria Regina2023-12-07T18:31:05Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1527Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-12-07T18:31:05Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dilemas éticos no ensino remoto emergencial: reflexões necessárias |
title |
Dilemas éticos no ensino remoto emergencial: reflexões necessárias |
spellingShingle |
Dilemas éticos no ensino remoto emergencial: reflexões necessárias Mendes dos Santos, Sonia Regina |
title_short |
Dilemas éticos no ensino remoto emergencial: reflexões necessárias |
title_full |
Dilemas éticos no ensino remoto emergencial: reflexões necessárias |
title_fullStr |
Dilemas éticos no ensino remoto emergencial: reflexões necessárias |
title_full_unstemmed |
Dilemas éticos no ensino remoto emergencial: reflexões necessárias |
title_sort |
Dilemas éticos no ensino remoto emergencial: reflexões necessárias |
author |
Mendes dos Santos, Sonia Regina |
author_facet |
Mendes dos Santos, Sonia Regina Dos Santos Vieira, Sergio Menezes Alves, Maria Regina |
author_role |
author |
author2 |
Dos Santos Vieira, Sergio Menezes Alves, Maria Regina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes dos Santos, Sonia Regina Dos Santos Vieira, Sergio Menezes Alves, Maria Regina |
description |
Este estudo realizou uma reflexão crítica sobre dilemas éticos que permeiam a educação no Ensino Remoto Emergencial no Brasil. Para tanto, fez-se uma revisão bibliográfica na qual se levantou o que foi pesquisado e disseminado sobre o tema. O corpus selecionado reuniu, principalmente, artigos/livros de Hermann, Mainardes, Chauí, Selwyn, Almeida e Valente e Barreto. Partiu-se da ideia de que a pandemia de Covid-19 provocou grande mudança no cenário educacional. As instituições de ensino deslocaram a sala de aula tradicional para o ambiente virtual, introduzindo o Ensino Remoto Emergencial (ERE). O resultado apontou para a necessidade de mais participação dos atores educacionais nesse ambiente de aprendizagem para que as práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias digitais sejam realizadas de maneira ética. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1527 10.24933/horizontes.v41i1.1527 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1527 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v41i1.1527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1527/746 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e023036 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v41i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051438470266880 |