Prática docente frente às questões de gênero no cotidiano das aulas de educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/714 |
Resumo: | O estudo analisou a atuação de professores frente à categoria gênero nas aulas de Educação Física no ensino fundamental I e II, a partir de uma investigação de campo, descritiva e de cunho qualitativo, foram realizadas 40 sessões de observação sistemática de aulas e quatro entrevistas com quatro professores. Inferiu-se a prevalência de silenciamento das questões relacionadas a gênero na atuação indistinta de professoras e professores. Tal silenciamento se faz presente na forma de estruturação e condução das aulas, marcado pela ausência de equidade na participação de alunos e alunas nas atividades propostas nas aulas. |
id |
USF_e29bffa450595e42f86688c973863156 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/714 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Prática docente frente às questões de gênero no cotidiano das aulas de educação físicaO estudo analisou a atuação de professores frente à categoria gênero nas aulas de Educação Física no ensino fundamental I e II, a partir de uma investigação de campo, descritiva e de cunho qualitativo, foram realizadas 40 sessões de observação sistemática de aulas e quatro entrevistas com quatro professores. Inferiu-se a prevalência de silenciamento das questões relacionadas a gênero na atuação indistinta de professoras e professores. Tal silenciamento se faz presente na forma de estruturação e condução das aulas, marcado pela ausência de equidade na participação de alunos e alunas nas atividades propostas nas aulas.Universidade São Francisco2020-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/71410.24933/horizontes.v38i1.714Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200142317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/714/429https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/714/476Paixão, Jairo AntônioRibeiro, Camila Quintãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/714Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:08.495016Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática docente frente às questões de gênero no cotidiano das aulas de educação física |
title |
Prática docente frente às questões de gênero no cotidiano das aulas de educação física |
spellingShingle |
Prática docente frente às questões de gênero no cotidiano das aulas de educação física Paixão, Jairo Antônio |
title_short |
Prática docente frente às questões de gênero no cotidiano das aulas de educação física |
title_full |
Prática docente frente às questões de gênero no cotidiano das aulas de educação física |
title_fullStr |
Prática docente frente às questões de gênero no cotidiano das aulas de educação física |
title_full_unstemmed |
Prática docente frente às questões de gênero no cotidiano das aulas de educação física |
title_sort |
Prática docente frente às questões de gênero no cotidiano das aulas de educação física |
author |
Paixão, Jairo Antônio |
author_facet |
Paixão, Jairo Antônio Ribeiro, Camila Quintão |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Camila Quintão |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paixão, Jairo Antônio Ribeiro, Camila Quintão |
description |
O estudo analisou a atuação de professores frente à categoria gênero nas aulas de Educação Física no ensino fundamental I e II, a partir de uma investigação de campo, descritiva e de cunho qualitativo, foram realizadas 40 sessões de observação sistemática de aulas e quatro entrevistas com quatro professores. Inferiu-se a prevalência de silenciamento das questões relacionadas a gênero na atuação indistinta de professoras e professores. Tal silenciamento se faz presente na forma de estruturação e condução das aulas, marcado pela ausência de equidade na participação de alunos e alunas nas atividades propostas nas aulas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/714 10.24933/horizontes.v38i1.714 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/714 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v38i1.714 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/714/429 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/714/476 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e020014 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v38i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439839707136 |