Prática docente frente às questões de gênero no cotidiano das aulas de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão, Jairo Antônio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ribeiro, Camila Quintão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/714
Resumo: O estudo analisou a atuação de professores frente à categoria gênero nas aulas de Educação Física no ensino fundamental I e II, a partir de uma investigação de campo, descritiva e de cunho qualitativo, foram realizadas 40 sessões de observação sistemática de aulas e quatro entrevistas com quatro professores. Inferiu-se a prevalência de silenciamento das questões relacionadas a gênero na atuação indistinta de professoras e professores. Tal silenciamento se faz presente na forma de estruturação e condução das aulas, marcado pela ausência de equidade na participação de alunos e alunas nas atividades propostas nas aulas.
id USF_e29bffa450595e42f86688c973863156
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/714
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Prática docente frente às questões de gênero no cotidiano das aulas de educação físicaO estudo analisou a atuação de professores frente à categoria gênero nas aulas de Educação Física no ensino fundamental I e II, a partir de uma investigação de campo, descritiva e de cunho qualitativo, foram realizadas 40 sessões de observação sistemática de aulas e quatro entrevistas com quatro professores. Inferiu-se a prevalência de silenciamento das questões relacionadas a gênero na atuação indistinta de professoras e professores. Tal silenciamento se faz presente na forma de estruturação e condução das aulas, marcado pela ausência de equidade na participação de alunos e alunas nas atividades propostas nas aulas.Universidade São Francisco2020-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/71410.24933/horizontes.v38i1.714Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200142317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/714/429https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/714/476Paixão, Jairo AntônioRibeiro, Camila Quintãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/714Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:08.495016Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática docente frente às questões de gênero no cotidiano das aulas de educação física
title Prática docente frente às questões de gênero no cotidiano das aulas de educação física
spellingShingle Prática docente frente às questões de gênero no cotidiano das aulas de educação física
Paixão, Jairo Antônio
title_short Prática docente frente às questões de gênero no cotidiano das aulas de educação física
title_full Prática docente frente às questões de gênero no cotidiano das aulas de educação física
title_fullStr Prática docente frente às questões de gênero no cotidiano das aulas de educação física
title_full_unstemmed Prática docente frente às questões de gênero no cotidiano das aulas de educação física
title_sort Prática docente frente às questões de gênero no cotidiano das aulas de educação física
author Paixão, Jairo Antônio
author_facet Paixão, Jairo Antônio
Ribeiro, Camila Quintão
author_role author
author2 Ribeiro, Camila Quintão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixão, Jairo Antônio
Ribeiro, Camila Quintão
description O estudo analisou a atuação de professores frente à categoria gênero nas aulas de Educação Física no ensino fundamental I e II, a partir de uma investigação de campo, descritiva e de cunho qualitativo, foram realizadas 40 sessões de observação sistemática de aulas e quatro entrevistas com quatro professores. Inferiu-se a prevalência de silenciamento das questões relacionadas a gênero na atuação indistinta de professoras e professores. Tal silenciamento se faz presente na forma de estruturação e condução das aulas, marcado pela ausência de equidade na participação de alunos e alunas nas atividades propostas nas aulas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/714
10.24933/horizontes.v38i1.714
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/714
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v38i1.714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/714/429
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/714/476
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e020014
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v38i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439839707136