Liderança com atributos coaching: a percepção dos liderados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aparecida, Mário Fernando Ferreira da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10657
Resumo: As instituições financeiras tradicionais têm enfrentado a escalada de novos entrantes no mercado financeiro brasileiro e que atuam fortemente nos canais digitais, apresentando, com isso, custos fixos reduzidos e consequentemente, uma forte competitividade. Soma-se a isso o fato do próprio Banco Central do Brasil estimular a competição entre os bancos, com iniciativas como o Open Banking. Este cenário desafiador reforça a cobrança para que os gerentes de agência construam resultados sustentáveis, implementando com sua equipe a estratégia da organização. Portanto, considera-se para este estudo o seguinte objetivo geral: analisar quanto a atuação de líderes com atributos coaching, pode influenciar o desempenho das agências bancárias que atendem clientes Pessoa Física de um grande banco brasileiro na região Nordeste do Brasil. A análise da atuação do gerente de agência na perspectiva da liderança com atributos coaching foi realizada sob a ótica do seu liderado, o gerente de relacionamento. A concepção de atributos de liderança coaching adotada foi embasada na International Coach Federation (ICF, 2017), conforme segue: perguntas poderosas, presença, estabelecimento de confiança e intimidade, escuta ativa, comunicação direta, criação de consciência, projeção de ações, planejamento e estabelecimento de metas, gerenciar o progresso e responsabilidade e, por fim, especificar confidencialidade. Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, tendo como estratégia a pesquisa de campo, com a participação de 162 respondentes. Ressalta-se os resultados obtidos na percepção do liderado, independentemente do seu tempo de atuação na função de gerente de relacionamento, o gerente de agência com atributos de liderança coaching influencia positivamente o resultado da agência.
id USIN_3cc5c315d2cd8ca5a60b1b010fa5bd3e
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/10657
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2021-11-23T18:57:20Z2021-11-23T18:57:20Z2021-08-23Submitted by Anna Barbara Alves Beraldine (annabarbara@unisinos.br) on 2021-11-23T18:57:20Z No. of bitstreams: 1 Mário Fernando Ferreira da Aparecida_.pdf: 1212241 bytes, checksum: 481f4ed799ae55d044b1ec95c2e2a23a (MD5)Made available in DSpace on 2021-11-23T18:57:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mário Fernando Ferreira da Aparecida_.pdf: 1212241 bytes, checksum: 481f4ed799ae55d044b1ec95c2e2a23a (MD5) Previous issue date: 2021-08-23As instituições financeiras tradicionais têm enfrentado a escalada de novos entrantes no mercado financeiro brasileiro e que atuam fortemente nos canais digitais, apresentando, com isso, custos fixos reduzidos e consequentemente, uma forte competitividade. Soma-se a isso o fato do próprio Banco Central do Brasil estimular a competição entre os bancos, com iniciativas como o Open Banking. Este cenário desafiador reforça a cobrança para que os gerentes de agência construam resultados sustentáveis, implementando com sua equipe a estratégia da organização. Portanto, considera-se para este estudo o seguinte objetivo geral: analisar quanto a atuação de líderes com atributos coaching, pode influenciar o desempenho das agências bancárias que atendem clientes Pessoa Física de um grande banco brasileiro na região Nordeste do Brasil. A análise da atuação do gerente de agência na perspectiva da liderança com atributos coaching foi realizada sob a ótica do seu liderado, o gerente de relacionamento. A concepção de atributos de liderança coaching adotada foi embasada na International Coach Federation (ICF, 2017), conforme segue: perguntas poderosas, presença, estabelecimento de confiança e intimidade, escuta ativa, comunicação direta, criação de consciência, projeção de ações, planejamento e estabelecimento de metas, gerenciar o progresso e responsabilidade e, por fim, especificar confidencialidade. Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, tendo como estratégia a pesquisa de campo, com a participação de 162 respondentes. Ressalta-se os resultados obtidos na percepção do liderado, independentemente do seu tempo de atuação na função de gerente de relacionamento, o gerente de agência com atributos de liderança coaching influencia positivamente o resultado da agência.Traditional financial institutions have been facing the escalation of new entrants in the Brazilian financial market and that act strongly in digital channels, presenting, therefore, reduced fixed costs and, consequently, a strong competitiveness. Added to this is the fact that the Central Bank of Brazil itself stimulates competition between banks, with initiatives such as Open Banking. This challenging scenario reinforces the endeavor of agency managers to build sustainable results, implementing the organization's strategy with their team. For this study, the general objective is: To analyze how the performance of leaders with coaching attributes can influence the performance of bank branches that serve Individual clients of a large Brazilian bank in the Northeast region of Brazil. The analysis of the agency manager's performance from the perspective of leadership with coaching attributes was carried out from the perspective of his subordinate, the relationship manager. The concept of coaching leadership attributes adopted was based on the International Coach Federation (ICF, 2017), as follows: powerful questions, presence, establishing trust and intimacy, active listening, direct communication, creating awareness, projecting actions, planning and setting goals, managing progress and accountability, and finally specifying confidentiality. This study was carried out through a descriptive research, of a quantitative nature, with field research as a strategy, with the participation of 162 respondents. It is noteworthy the results obtained in the perception of the led, regardless of their experience in the role of relationship manager, the agency manager with coaching leadership attributes positively influences the agency's results.NenhumaAparecida, Mário Fernando Ferreira dahttp://lattes.cnpq.br/9892800035982618http://lattes.cnpq.br/0319401801737464Cabral, Patrícia Martins Fagundeshttp://lattes.cnpq.br/7731529054849431Garrido, Ivan LapuenteUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Gestão e NegóciosUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosLiderança com atributos coaching: a percepção dos lideradosACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoAtributos de liderança coachingInstituições financeirasLiderançaCoachCoaching leadership attributesFinancial institutionLeadershipinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10657info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALMário Fernando Ferreira da Aparecida_.pdfMário Fernando Ferreira da Aparecida_.pdfapplication/pdf1212241http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10657/1/M%C3%A1rio+Fernando+Ferreira+da+Aparecida_.pdf481f4ed799ae55d044b1ec95c2e2a23aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10657/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/106572021-11-23 15:57:57.357oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2021-11-23T18:57:57Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Liderança com atributos coaching: a percepção dos liderados
title Liderança com atributos coaching: a percepção dos liderados
spellingShingle Liderança com atributos coaching: a percepção dos liderados
Aparecida, Mário Fernando Ferreira da
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Atributos de liderança coaching
Instituições financeiras
Liderança
Coach
Coaching leadership attributes
Financial institution
Leadership
title_short Liderança com atributos coaching: a percepção dos liderados
title_full Liderança com atributos coaching: a percepção dos liderados
title_fullStr Liderança com atributos coaching: a percepção dos liderados
title_full_unstemmed Liderança com atributos coaching: a percepção dos liderados
title_sort Liderança com atributos coaching: a percepção dos liderados
author Aparecida, Mário Fernando Ferreira da
author_facet Aparecida, Mário Fernando Ferreira da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9892800035982618
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0319401801737464
dc.contributor.author.fl_str_mv Aparecida, Mário Fernando Ferreira da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Cabral, Patrícia Martins Fagundes
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7731529054849431
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garrido, Ivan Lapuente
contributor_str_mv Cabral, Patrícia Martins Fagundes
Garrido, Ivan Lapuente
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Atributos de liderança coaching
Instituições financeiras
Liderança
Coach
Coaching leadership attributes
Financial institution
Leadership
dc.subject.por.fl_str_mv Atributos de liderança coaching
Instituições financeiras
Liderança
dc.subject.eng.fl_str_mv Coach
Coaching leadership attributes
Financial institution
Leadership
description As instituições financeiras tradicionais têm enfrentado a escalada de novos entrantes no mercado financeiro brasileiro e que atuam fortemente nos canais digitais, apresentando, com isso, custos fixos reduzidos e consequentemente, uma forte competitividade. Soma-se a isso o fato do próprio Banco Central do Brasil estimular a competição entre os bancos, com iniciativas como o Open Banking. Este cenário desafiador reforça a cobrança para que os gerentes de agência construam resultados sustentáveis, implementando com sua equipe a estratégia da organização. Portanto, considera-se para este estudo o seguinte objetivo geral: analisar quanto a atuação de líderes com atributos coaching, pode influenciar o desempenho das agências bancárias que atendem clientes Pessoa Física de um grande banco brasileiro na região Nordeste do Brasil. A análise da atuação do gerente de agência na perspectiva da liderança com atributos coaching foi realizada sob a ótica do seu liderado, o gerente de relacionamento. A concepção de atributos de liderança coaching adotada foi embasada na International Coach Federation (ICF, 2017), conforme segue: perguntas poderosas, presença, estabelecimento de confiança e intimidade, escuta ativa, comunicação direta, criação de consciência, projeção de ações, planejamento e estabelecimento de metas, gerenciar o progresso e responsabilidade e, por fim, especificar confidencialidade. Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, tendo como estratégia a pesquisa de campo, com a participação de 162 respondentes. Ressalta-se os resultados obtidos na percepção do liderado, independentemente do seu tempo de atuação na função de gerente de relacionamento, o gerente de agência com atributos de liderança coaching influencia positivamente o resultado da agência.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-23T18:57:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-23T18:57:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10657
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10657/1/M%C3%A1rio+Fernando+Ferreira+da+Aparecida_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10657/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 481f4ed799ae55d044b1ec95c2e2a23a
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801845063185072128