Liderança com atributos coaching: a percepção dos liderados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10657 |
Resumo: | As instituições financeiras tradicionais têm enfrentado a escalada de novos entrantes no mercado financeiro brasileiro e que atuam fortemente nos canais digitais, apresentando, com isso, custos fixos reduzidos e consequentemente, uma forte competitividade. Soma-se a isso o fato do próprio Banco Central do Brasil estimular a competição entre os bancos, com iniciativas como o Open Banking. Este cenário desafiador reforça a cobrança para que os gerentes de agência construam resultados sustentáveis, implementando com sua equipe a estratégia da organização. Portanto, considera-se para este estudo o seguinte objetivo geral: analisar quanto a atuação de líderes com atributos coaching, pode influenciar o desempenho das agências bancárias que atendem clientes Pessoa Física de um grande banco brasileiro na região Nordeste do Brasil. A análise da atuação do gerente de agência na perspectiva da liderança com atributos coaching foi realizada sob a ótica do seu liderado, o gerente de relacionamento. A concepção de atributos de liderança coaching adotada foi embasada na International Coach Federation (ICF, 2017), conforme segue: perguntas poderosas, presença, estabelecimento de confiança e intimidade, escuta ativa, comunicação direta, criação de consciência, projeção de ações, planejamento e estabelecimento de metas, gerenciar o progresso e responsabilidade e, por fim, especificar confidencialidade. Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, tendo como estratégia a pesquisa de campo, com a participação de 162 respondentes. Ressalta-se os resultados obtidos na percepção do liderado, independentemente do seu tempo de atuação na função de gerente de relacionamento, o gerente de agência com atributos de liderança coaching influencia positivamente o resultado da agência. |
id |
USIN_3cc5c315d2cd8ca5a60b1b010fa5bd3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/10657 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-11-23T18:57:20Z2021-11-23T18:57:20Z2021-08-23Submitted by Anna Barbara Alves Beraldine (annabarbara@unisinos.br) on 2021-11-23T18:57:20Z No. of bitstreams: 1 Mário Fernando Ferreira da Aparecida_.pdf: 1212241 bytes, checksum: 481f4ed799ae55d044b1ec95c2e2a23a (MD5)Made available in DSpace on 2021-11-23T18:57:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mário Fernando Ferreira da Aparecida_.pdf: 1212241 bytes, checksum: 481f4ed799ae55d044b1ec95c2e2a23a (MD5) Previous issue date: 2021-08-23As instituições financeiras tradicionais têm enfrentado a escalada de novos entrantes no mercado financeiro brasileiro e que atuam fortemente nos canais digitais, apresentando, com isso, custos fixos reduzidos e consequentemente, uma forte competitividade. Soma-se a isso o fato do próprio Banco Central do Brasil estimular a competição entre os bancos, com iniciativas como o Open Banking. Este cenário desafiador reforça a cobrança para que os gerentes de agência construam resultados sustentáveis, implementando com sua equipe a estratégia da organização. Portanto, considera-se para este estudo o seguinte objetivo geral: analisar quanto a atuação de líderes com atributos coaching, pode influenciar o desempenho das agências bancárias que atendem clientes Pessoa Física de um grande banco brasileiro na região Nordeste do Brasil. A análise da atuação do gerente de agência na perspectiva da liderança com atributos coaching foi realizada sob a ótica do seu liderado, o gerente de relacionamento. A concepção de atributos de liderança coaching adotada foi embasada na International Coach Federation (ICF, 2017), conforme segue: perguntas poderosas, presença, estabelecimento de confiança e intimidade, escuta ativa, comunicação direta, criação de consciência, projeção de ações, planejamento e estabelecimento de metas, gerenciar o progresso e responsabilidade e, por fim, especificar confidencialidade. Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, tendo como estratégia a pesquisa de campo, com a participação de 162 respondentes. Ressalta-se os resultados obtidos na percepção do liderado, independentemente do seu tempo de atuação na função de gerente de relacionamento, o gerente de agência com atributos de liderança coaching influencia positivamente o resultado da agência.Traditional financial institutions have been facing the escalation of new entrants in the Brazilian financial market and that act strongly in digital channels, presenting, therefore, reduced fixed costs and, consequently, a strong competitiveness. Added to this is the fact that the Central Bank of Brazil itself stimulates competition between banks, with initiatives such as Open Banking. This challenging scenario reinforces the endeavor of agency managers to build sustainable results, implementing the organization's strategy with their team. For this study, the general objective is: To analyze how the performance of leaders with coaching attributes can influence the performance of bank branches that serve Individual clients of a large Brazilian bank in the Northeast region of Brazil. The analysis of the agency manager's performance from the perspective of leadership with coaching attributes was carried out from the perspective of his subordinate, the relationship manager. The concept of coaching leadership attributes adopted was based on the International Coach Federation (ICF, 2017), as follows: powerful questions, presence, establishing trust and intimacy, active listening, direct communication, creating awareness, projecting actions, planning and setting goals, managing progress and accountability, and finally specifying confidentiality. This study was carried out through a descriptive research, of a quantitative nature, with field research as a strategy, with the participation of 162 respondents. It is noteworthy the results obtained in the perception of the led, regardless of their experience in the role of relationship manager, the agency manager with coaching leadership attributes positively influences the agency's results.NenhumaAparecida, Mário Fernando Ferreira dahttp://lattes.cnpq.br/9892800035982618http://lattes.cnpq.br/0319401801737464Cabral, Patrícia Martins Fagundeshttp://lattes.cnpq.br/7731529054849431Garrido, Ivan LapuenteUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Gestão e NegóciosUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosLiderança com atributos coaching: a percepção dos lideradosACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoAtributos de liderança coachingInstituições financeirasLiderançaCoachCoaching leadership attributesFinancial institutionLeadershipinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10657info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALMário Fernando Ferreira da Aparecida_.pdfMário Fernando Ferreira da Aparecida_.pdfapplication/pdf1212241http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10657/1/M%C3%A1rio+Fernando+Ferreira+da+Aparecida_.pdf481f4ed799ae55d044b1ec95c2e2a23aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10657/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/106572021-11-23 15:57:57.357oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2021-11-23T18:57:57Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Liderança com atributos coaching: a percepção dos liderados |
title |
Liderança com atributos coaching: a percepção dos liderados |
spellingShingle |
Liderança com atributos coaching: a percepção dos liderados Aparecida, Mário Fernando Ferreira da ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração Atributos de liderança coaching Instituições financeiras Liderança Coach Coaching leadership attributes Financial institution Leadership |
title_short |
Liderança com atributos coaching: a percepção dos liderados |
title_full |
Liderança com atributos coaching: a percepção dos liderados |
title_fullStr |
Liderança com atributos coaching: a percepção dos liderados |
title_full_unstemmed |
Liderança com atributos coaching: a percepção dos liderados |
title_sort |
Liderança com atributos coaching: a percepção dos liderados |
author |
Aparecida, Mário Fernando Ferreira da |
author_facet |
Aparecida, Mário Fernando Ferreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9892800035982618 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0319401801737464 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aparecida, Mário Fernando Ferreira da |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Cabral, Patrícia Martins Fagundes |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7731529054849431 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Garrido, Ivan Lapuente |
contributor_str_mv |
Cabral, Patrícia Martins Fagundes Garrido, Ivan Lapuente |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração |
topic |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração Atributos de liderança coaching Instituições financeiras Liderança Coach Coaching leadership attributes Financial institution Leadership |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atributos de liderança coaching Instituições financeiras Liderança |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Coach Coaching leadership attributes Financial institution Leadership |
description |
As instituições financeiras tradicionais têm enfrentado a escalada de novos entrantes no mercado financeiro brasileiro e que atuam fortemente nos canais digitais, apresentando, com isso, custos fixos reduzidos e consequentemente, uma forte competitividade. Soma-se a isso o fato do próprio Banco Central do Brasil estimular a competição entre os bancos, com iniciativas como o Open Banking. Este cenário desafiador reforça a cobrança para que os gerentes de agência construam resultados sustentáveis, implementando com sua equipe a estratégia da organização. Portanto, considera-se para este estudo o seguinte objetivo geral: analisar quanto a atuação de líderes com atributos coaching, pode influenciar o desempenho das agências bancárias que atendem clientes Pessoa Física de um grande banco brasileiro na região Nordeste do Brasil. A análise da atuação do gerente de agência na perspectiva da liderança com atributos coaching foi realizada sob a ótica do seu liderado, o gerente de relacionamento. A concepção de atributos de liderança coaching adotada foi embasada na International Coach Federation (ICF, 2017), conforme segue: perguntas poderosas, presença, estabelecimento de confiança e intimidade, escuta ativa, comunicação direta, criação de consciência, projeção de ações, planejamento e estabelecimento de metas, gerenciar o progresso e responsabilidade e, por fim, especificar confidencialidade. Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, tendo como estratégia a pesquisa de campo, com a participação de 162 respondentes. Ressalta-se os resultados obtidos na percepção do liderado, independentemente do seu tempo de atuação na função de gerente de relacionamento, o gerente de agência com atributos de liderança coaching influencia positivamente o resultado da agência. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-23T18:57:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-11-23T18:57:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-08-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10657 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10657 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Gestão e Negócios |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10657/1/M%C3%A1rio+Fernando+Ferreira+da+Aparecida_.pdf http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10657/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
481f4ed799ae55d044b1ec95c2e2a23a 320e21f23402402ac4988605e1edd177 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801845063185072128 |