A escrita emergente: autoria nas produções textuais escolares em ambientes digitais, com o uso da internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zart, Lidia Helena Muller
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2589
Resumo: Este estudo busca verificar como se dá o processo da autoria nas produções textuais escolares em ambientes digitais, com o uso da internet. Sua motivação partiu do desejo de compreender a fala corrente entre os professores, trazidos nesta pesquisa, quando afirmam que o aluno, ao utilizar o texto da internet (o hipertexto) em atividades escolares, usando o procedimento do copia e cola não está sendo autor. Esse novo ambiente de produção textual no meio digital suscita implicações sobre a concepção de autoria nos textos digitais e sobre práticas escolares em contextos digitais, em que as marcas de um autor individual desaparecem em favor de um autor coletivo constituído pelo hipertexto. De forma particular, interessa vincular três termos – autoria (FOUCAULT, 1996, 1999, 2006), reprodutibilidade técnica (WALTER BENJAMIN, 1994) e produção textual. A pesquisa parte de um trabalho proposto a um grupo de cinco alunos das séries finais do Ensino Fundamental e Médio, a partir da escolha de temas livres para serem sign
id USIN_57581f4099968afb69966c1e0c06a3ec
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2589
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-05T18:12:39Z2015-03-05T18:12:39Z2010-03-05Made available in DSpace on 2015-03-05T18:12:39Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 5Este estudo busca verificar como se dá o processo da autoria nas produções textuais escolares em ambientes digitais, com o uso da internet. Sua motivação partiu do desejo de compreender a fala corrente entre os professores, trazidos nesta pesquisa, quando afirmam que o aluno, ao utilizar o texto da internet (o hipertexto) em atividades escolares, usando o procedimento do copia e cola não está sendo autor. Esse novo ambiente de produção textual no meio digital suscita implicações sobre a concepção de autoria nos textos digitais e sobre práticas escolares em contextos digitais, em que as marcas de um autor individual desaparecem em favor de um autor coletivo constituído pelo hipertexto. De forma particular, interessa vincular três termos – autoria (FOUCAULT, 1996, 1999, 2006), reprodutibilidade técnica (WALTER BENJAMIN, 1994) e produção textual. A pesquisa parte de um trabalho proposto a um grupo de cinco alunos das séries finais do Ensino Fundamental e Médio, a partir da escolha de temas livres para serem signThis study aims to determine how is the process of authorship on school textual in digital environments, using the Internet. Its motivation came from the desire to understand the everyday speech of the teachers brought on this research to assert that the student, when using the Internet text (hypertext) in school activities, taking the copy and paste procedure is not being an author. This new environment of textual production in the digital environment raises implications for the concept of authorship in digital texts and on school practices in digital environments, in which the characteristcs of an individual author disappear in favor of a collective author constituent of an hypertext. In a particular way, it is interesting to link three terms - author (FOUCAULT, 1996, 1999, 2006), technical reproduction (WALTER BENJAMIN, 1994) and textual production. The research starts from a proposed work to a group of five students on the final series of the Elementary and High School, based on the choice of free topicsNenhumaZart, Lidia Helena Mullerhttp://lattes.cnpq.br/3587110722148616http://lattes.cnpq.br/2667993955051940Fraga, Dinorá MoraesUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em Lingüística AplicadaUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaA escrita emergente: autoria nas produções textuais escolares em ambientes digitais, com o uso da internetLetras e ArtesLingüísticaprodução textualreprodutibilidade técnicaautoriatechnical reproductiontextual productionauthorshipinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2589info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALLidiaZartLinguisitca.pdfLidiaZartLinguisitca.pdfapplication/pdf1972528http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2589/1/LidiaZartLinguisitca.pdff20fdb08c5340ace9002a3a039bfd304MD51UNISINOS/25892015-03-17 16:18:47.935oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2589Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-17T19:18:47Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A escrita emergente: autoria nas produções textuais escolares em ambientes digitais, com o uso da internet
title A escrita emergente: autoria nas produções textuais escolares em ambientes digitais, com o uso da internet
spellingShingle A escrita emergente: autoria nas produções textuais escolares em ambientes digitais, com o uso da internet
Zart, Lidia Helena Muller
Letras e Artes
Lingüística
produção textual
reprodutibilidade técnica
autoria
technical reproduction
textual production
authorship
title_short A escrita emergente: autoria nas produções textuais escolares em ambientes digitais, com o uso da internet
title_full A escrita emergente: autoria nas produções textuais escolares em ambientes digitais, com o uso da internet
title_fullStr A escrita emergente: autoria nas produções textuais escolares em ambientes digitais, com o uso da internet
title_full_unstemmed A escrita emergente: autoria nas produções textuais escolares em ambientes digitais, com o uso da internet
title_sort A escrita emergente: autoria nas produções textuais escolares em ambientes digitais, com o uso da internet
author Zart, Lidia Helena Muller
author_facet Zart, Lidia Helena Muller
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3587110722148616
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2667993955051940
dc.contributor.author.fl_str_mv Zart, Lidia Helena Muller
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fraga, Dinorá Moraes
contributor_str_mv Fraga, Dinorá Moraes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Letras e Artes
Lingüística
topic Letras e Artes
Lingüística
produção textual
reprodutibilidade técnica
autoria
technical reproduction
textual production
authorship
dc.subject.por.fl_str_mv produção textual
reprodutibilidade técnica
autoria
dc.subject.eng.fl_str_mv technical reproduction
textual production
authorship
description Este estudo busca verificar como se dá o processo da autoria nas produções textuais escolares em ambientes digitais, com o uso da internet. Sua motivação partiu do desejo de compreender a fala corrente entre os professores, trazidos nesta pesquisa, quando afirmam que o aluno, ao utilizar o texto da internet (o hipertexto) em atividades escolares, usando o procedimento do copia e cola não está sendo autor. Esse novo ambiente de produção textual no meio digital suscita implicações sobre a concepção de autoria nos textos digitais e sobre práticas escolares em contextos digitais, em que as marcas de um autor individual desaparecem em favor de um autor coletivo constituído pelo hipertexto. De forma particular, interessa vincular três termos – autoria (FOUCAULT, 1996, 1999, 2006), reprodutibilidade técnica (WALTER BENJAMIN, 1994) e produção textual. A pesquisa parte de um trabalho proposto a um grupo de cinco alunos das séries finais do Ensino Fundamental e Médio, a partir da escolha de temas livres para serem sign
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-03-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-05T18:12:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-05T18:12:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2589
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2589/1/LidiaZartLinguisitca.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f20fdb08c5340ace9002a3a039bfd304
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844946154553344