Um estudo meta-analítico sobre a aceitação tecnológica no contexto do varejo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9464 |
Resumo: | O setor de varejo, um segmento crucial da economia, tem, no Brasil, uma participação de cerca de 20% na composição do Produto Interno Bruto (PIB) e emprega formalmente mais de 10 milhões de pessoas (IBGE, 2017). Nos Estados Unidos a importância do varejo é semelhante, já que conta com mais de 20 milhões de pessoas trabalhando no setor (US Bureau of Labor Statistics, 2018) e tem participação de aproximadamente 16% na composição do PIB (US Bureau of Economic Analysis, 2018). O propósito desta dissertação é fazer análise sistemática a partir de uma abordagem meta-analítica quanto aos antecedentes, consequentes e efeitos moderadores do technological acceptance model (TAM), no contexto do varejo. Para isso, foram analisados 85 artigos que geraram 431 efeitos. Dentre os principais resultados, destaca-se que o efeito antecedente mais forte para Facilidade de Uso (FUP) foi a qualidade do sistema e para Utilidade Percebida (UP) foi o prazer na utilização do sistema. O interessante é que a qualidade do sistema também foi o antecedente mais forte para PEOU em meta-análise no setor bancário (SANTINI et al., 2019). Dessa forma, essa dissertação contribui para a literatura ao consolidar resultados de diversas pesquisas anteriores a respeito do tema com resultados divergentes. |
id |
USIN_90c4efc31217612131aa321c511dea16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/9464 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-01-04T17:35:47Z2021-01-04T17:35:47Z2020-03-31Submitted by Maicon Juliano Schmidt (maicons) on 2021-01-04T17:35:47Z No. of bitstreams: 1 Guilherme Spader Motter_.pdf: 605678 bytes, checksum: 7bfe93a5ec680fff767cb2794f74a3be (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-04T17:35:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Guilherme Spader Motter_.pdf: 605678 bytes, checksum: 7bfe93a5ec680fff767cb2794f74a3be (MD5) Previous issue date: 2020-03-31O setor de varejo, um segmento crucial da economia, tem, no Brasil, uma participação de cerca de 20% na composição do Produto Interno Bruto (PIB) e emprega formalmente mais de 10 milhões de pessoas (IBGE, 2017). Nos Estados Unidos a importância do varejo é semelhante, já que conta com mais de 20 milhões de pessoas trabalhando no setor (US Bureau of Labor Statistics, 2018) e tem participação de aproximadamente 16% na composição do PIB (US Bureau of Economic Analysis, 2018). O propósito desta dissertação é fazer análise sistemática a partir de uma abordagem meta-analítica quanto aos antecedentes, consequentes e efeitos moderadores do technological acceptance model (TAM), no contexto do varejo. Para isso, foram analisados 85 artigos que geraram 431 efeitos. Dentre os principais resultados, destaca-se que o efeito antecedente mais forte para Facilidade de Uso (FUP) foi a qualidade do sistema e para Utilidade Percebida (UP) foi o prazer na utilização do sistema. O interessante é que a qualidade do sistema também foi o antecedente mais forte para PEOU em meta-análise no setor bancário (SANTINI et al., 2019). Dessa forma, essa dissertação contribui para a literatura ao consolidar resultados de diversas pesquisas anteriores a respeito do tema com resultados divergentes.Retail, a crucial segment on market, in Brazil, represents around 20% of PIB and has more than 20 million employees (IBGE, 2017). In United States, retail importance is similar having more than 20 million employees (US Bureau of Labor Statistics, 2018) and 16% of PIN relevance (US Bureau of Economic Analysis, 2018). The purpose of this dissertation is presenting a systematic analysis from a meta-analytical approach regarding the antecedents, consequences and moderating effects of the technological acceptance model (TAM) in the retail context. That is why, it analyzed 85 articles that generated 431 effect sizes. Among the main results, the strongest antecedent effect for Perceived Ease of Use (PEOU) was the quality of the system and for Perceived Usefulness (PU) it was perceived pleasure. Interestingly, the system quality was also the strongest antecedent for PEOU in meta-analysis in the banking sector (SANTINI et al., 2019). Thus, this dissertation contributes to the literature by consolidating the results of several previous studies on the subject with divergent results.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorMotter, Guilherme Spaderhttp://lattes.cnpq.br/3963286637057704http://lattes.cnpq.br/5561111957141119Santini, Fernando de OliveiraUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosUm estudo meta-analítico sobre a aceitação tecnológica no contexto do varejoACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoVarejoTAMConsumidorE-commerceRetailCustomerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9464info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALGuilherme Spader Motter_.pdfGuilherme Spader Motter_.pdfapplication/pdf605678http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9464/1/Guilherme+Spader+Motter_.pdf7bfe93a5ec680fff767cb2794f74a3beMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9464/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/94642021-01-04 14:37:49.162oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2021-01-04T17:37:49Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um estudo meta-analítico sobre a aceitação tecnológica no contexto do varejo |
title |
Um estudo meta-analítico sobre a aceitação tecnológica no contexto do varejo |
spellingShingle |
Um estudo meta-analítico sobre a aceitação tecnológica no contexto do varejo Motter, Guilherme Spader ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração Varejo TAM Consumidor E-commerce Retail Customer |
title_short |
Um estudo meta-analítico sobre a aceitação tecnológica no contexto do varejo |
title_full |
Um estudo meta-analítico sobre a aceitação tecnológica no contexto do varejo |
title_fullStr |
Um estudo meta-analítico sobre a aceitação tecnológica no contexto do varejo |
title_full_unstemmed |
Um estudo meta-analítico sobre a aceitação tecnológica no contexto do varejo |
title_sort |
Um estudo meta-analítico sobre a aceitação tecnológica no contexto do varejo |
author |
Motter, Guilherme Spader |
author_facet |
Motter, Guilherme Spader |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3963286637057704 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5561111957141119 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Motter, Guilherme Spader |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santini, Fernando de Oliveira |
contributor_str_mv |
Santini, Fernando de Oliveira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração |
topic |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração Varejo TAM Consumidor E-commerce Retail Customer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Varejo TAM Consumidor |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
E-commerce Retail Customer |
description |
O setor de varejo, um segmento crucial da economia, tem, no Brasil, uma participação de cerca de 20% na composição do Produto Interno Bruto (PIB) e emprega formalmente mais de 10 milhões de pessoas (IBGE, 2017). Nos Estados Unidos a importância do varejo é semelhante, já que conta com mais de 20 milhões de pessoas trabalhando no setor (US Bureau of Labor Statistics, 2018) e tem participação de aproximadamente 16% na composição do PIB (US Bureau of Economic Analysis, 2018). O propósito desta dissertação é fazer análise sistemática a partir de uma abordagem meta-analítica quanto aos antecedentes, consequentes e efeitos moderadores do technological acceptance model (TAM), no contexto do varejo. Para isso, foram analisados 85 artigos que geraram 431 efeitos. Dentre os principais resultados, destaca-se que o efeito antecedente mais forte para Facilidade de Uso (FUP) foi a qualidade do sistema e para Utilidade Percebida (UP) foi o prazer na utilização do sistema. O interessante é que a qualidade do sistema também foi o antecedente mais forte para PEOU em meta-análise no setor bancário (SANTINI et al., 2019). Dessa forma, essa dissertação contribui para a literatura ao consolidar resultados de diversas pesquisas anteriores a respeito do tema com resultados divergentes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-03-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-04T17:35:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-01-04T17:35:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9464 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9464 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Gestão e Negócios |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9464/1/Guilherme+Spader+Motter_.pdf http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9464/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7bfe93a5ec680fff767cb2794f74a3be 320e21f23402402ac4988605e1edd177 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801845043972014080 |