A representação da mulher no turismo brasileiro: uma abordagem discursiva atual (2019-2020)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Turismo em Análise |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/176993 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é investigar o uso da imagem feminina na gestão do turismo brasileiro a partir da construção ou manutenção de uma postura promovida pelos agentes sociais dominantes, configurando um discurso do sujeito coletivo que evidencia uma violência simbólica instaurada socialmente, bem como alguns de seus desdobramentos. A imagem de destino turístico oferece uma representação social de que, no Brasil, estimula-se a vinda de turistas estrangeiros para usufruírem sexualmente do corpo das mulheres brasileiras, causando grande indignação por parte dos cidadãos e cidadãs. Assim, analisa-se como a produção discursiva relacionada à imagem de destinos turísticos que usa a imagem da mulher compõe um discurso do sujeito coletivo que precisa ser combatido. Foram consideradas opiniões e impressões a esse respeito coletadas em redes sociais. Como resultado, foi possível identificar conteúdos que suscitaram práticas discursivas bilaterais, seja para confrontar o discurso ou para reafirmá-lo. |
id |
USP - 65_240b93aea6b57ee4232e147d7588d4c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/176993 |
network_acronym_str |
USP - 65 |
network_name_str |
Revista Turismo em Análise |
repository_id_str |
|
spelling |
A representação da mulher no turismo brasileiro: uma abordagem discursiva atual (2019-2020)La representación de la mujer en el turismo brasileño: un enfoque discursivo actual (2019-2020)The representation of women in Brazilian tourism: a current discursive approach (2019-2020)Gestão em turismoImagem de destino turísticoDiscursoGestión turísticaImagen de destino turísticoDiscursoTourism managementTourist destination imageSpeechO objetivo deste estudo é investigar o uso da imagem feminina na gestão do turismo brasileiro a partir da construção ou manutenção de uma postura promovida pelos agentes sociais dominantes, configurando um discurso do sujeito coletivo que evidencia uma violência simbólica instaurada socialmente, bem como alguns de seus desdobramentos. A imagem de destino turístico oferece uma representação social de que, no Brasil, estimula-se a vinda de turistas estrangeiros para usufruírem sexualmente do corpo das mulheres brasileiras, causando grande indignação por parte dos cidadãos e cidadãs. Assim, analisa-se como a produção discursiva relacionada à imagem de destinos turísticos que usa a imagem da mulher compõe um discurso do sujeito coletivo que precisa ser combatido. Foram consideradas opiniões e impressões a esse respeito coletadas em redes sociais. Como resultado, foi possível identificar conteúdos que suscitaram práticas discursivas bilaterais, seja para confrontar o discurso ou para reafirmá-lo.Este estudio tiene como objetivo analizar el uso de la imagen femenina en la gestión del turismo brasileño a partir de la construcción o mantenimiento de una postura promovida por los agentes sociales dominantes que constituye un discurso del sujeto colectivo evidenciando la violencia simbólica establecida socialmente y sus desarrollos. En la imagen de destino turístico existe una representación social de que en Brasil hay un incentivo para que los turistas extranjeros vengan a disfrutar sexualmente del cuerpo de la mujer brasileña, lo que provoca una gran indignación por parte de los ciudadanos. Así se analizó cómo la producción discursiva relacionada con la imagen de los destinos turísticos que utiliza la imagen de la mujer compone un discurso del sujeto colectivo que necesita ser combatido. Se recogieron opiniones e impresiones sobre este tema en las redes sociales. Como resultado, fue posible identificar contenidos que dieron lugar a prácticas discursivas bilaterales, ya sea para confrontar el discurso o para reafirmarlo.This study aims to investigate the use of the female image in the management of Brazilian tourism from a collective subject discourse that evinces a socially-established symbolic violence and some of its developments based on the construction or maintenance of a posture promoted by dominant social agents. The imagery of Brazil as a tourist destination is a social representation that encourages foreign tourists to come to the country to enjoy the body of Brazilian women in a sexual manner, causing great indignation on the citizens. Thus, this study aims to analyze how the discursive production that uses the female image in association to the imagery of tourist destinations comprises a collective subject discourse, thus requiring recrimination. Opinions and impressions on this subject were collected from social networks, indicating contents that gave rise to bilateral discursive practices – either aimed at confronting the discourse, or reaffirming it.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/17699310.11606/issn.1984-4867.v32i1p141-161Revista Turismo em Análise; Vol. 32 No. 1 (2021): January-April; 141-161Revista Turismo em Análise; Vol. 32 Núm. 1 (2021): Enero-Abril; 141-161Revista Turismo em Análise; v. 32 n. 1 (2021): Janeiro-Abril; 141-1611984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/176993/176763Copyright (c) 2021 Denise Betânia Marques dos Santos, Cicero Nestor Pinheiro Francisco, José Roberto Ferreira Guerrahttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Denise Betânia Marques dosFrancisco, Cicero Nestor PinheiroGuerra, José Roberto Ferreira2021-07-07T17:42:05Zoai:revistas.usp.br:article/176993Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2021-07-07T17:42:05Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A representação da mulher no turismo brasileiro: uma abordagem discursiva atual (2019-2020) La representación de la mujer en el turismo brasileño: un enfoque discursivo actual (2019-2020) The representation of women in Brazilian tourism: a current discursive approach (2019-2020) |
title |
A representação da mulher no turismo brasileiro: uma abordagem discursiva atual (2019-2020) |
spellingShingle |
A representação da mulher no turismo brasileiro: uma abordagem discursiva atual (2019-2020) Santos, Denise Betânia Marques dos Gestão em turismo Imagem de destino turístico Discurso Gestión turística Imagen de destino turístico Discurso Tourism management Tourist destination image Speech |
title_short |
A representação da mulher no turismo brasileiro: uma abordagem discursiva atual (2019-2020) |
title_full |
A representação da mulher no turismo brasileiro: uma abordagem discursiva atual (2019-2020) |
title_fullStr |
A representação da mulher no turismo brasileiro: uma abordagem discursiva atual (2019-2020) |
title_full_unstemmed |
A representação da mulher no turismo brasileiro: uma abordagem discursiva atual (2019-2020) |
title_sort |
A representação da mulher no turismo brasileiro: uma abordagem discursiva atual (2019-2020) |
author |
Santos, Denise Betânia Marques dos |
author_facet |
Santos, Denise Betânia Marques dos Francisco, Cicero Nestor Pinheiro Guerra, José Roberto Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Francisco, Cicero Nestor Pinheiro Guerra, José Roberto Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Denise Betânia Marques dos Francisco, Cicero Nestor Pinheiro Guerra, José Roberto Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão em turismo Imagem de destino turístico Discurso Gestión turística Imagen de destino turístico Discurso Tourism management Tourist destination image Speech |
topic |
Gestão em turismo Imagem de destino turístico Discurso Gestión turística Imagen de destino turístico Discurso Tourism management Tourist destination image Speech |
description |
O objetivo deste estudo é investigar o uso da imagem feminina na gestão do turismo brasileiro a partir da construção ou manutenção de uma postura promovida pelos agentes sociais dominantes, configurando um discurso do sujeito coletivo que evidencia uma violência simbólica instaurada socialmente, bem como alguns de seus desdobramentos. A imagem de destino turístico oferece uma representação social de que, no Brasil, estimula-se a vinda de turistas estrangeiros para usufruírem sexualmente do corpo das mulheres brasileiras, causando grande indignação por parte dos cidadãos e cidadãs. Assim, analisa-se como a produção discursiva relacionada à imagem de destinos turísticos que usa a imagem da mulher compõe um discurso do sujeito coletivo que precisa ser combatido. Foram consideradas opiniões e impressões a esse respeito coletadas em redes sociais. Como resultado, foi possível identificar conteúdos que suscitaram práticas discursivas bilaterais, seja para confrontar o discurso ou para reafirmá-lo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Peer-reviewed Revisado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/176993 10.11606/issn.1984-4867.v32i1p141-161 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/176993 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-4867.v32i1p141-161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/176993/176763 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise; Vol. 32 No. 1 (2021): January-April; 141-161 Revista Turismo em Análise; Vol. 32 Núm. 1 (2021): Enero-Abril; 141-161 Revista Turismo em Análise; v. 32 n. 1 (2021): Janeiro-Abril; 141-161 1984-4867 0103-5541 reponame:Revista Turismo em Análise instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Turismo em Análise |
collection |
Revista Turismo em Análise |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
tanalise@usp.br || bragadc@usp.br |
_version_ |
1797054164918861824 |