A representação da mulher no turismo brasileiro: uma abordagem discursiva atual (2019-2020)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Denise Betânia Marques dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Francisco, Cicero Nestor Pinheiro, Guerra, José Roberto Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/176993
Resumo: O objetivo deste estudo é investigar o uso da imagem feminina na gestão do turismo brasileiro a partir da construção ou manutenção de uma postura promovida pelos agentes sociais dominantes, configurando um discurso do sujeito coletivo que evidencia uma violência simbólica instaurada socialmente, bem como alguns de seus desdobramentos. A imagem de destino turístico oferece uma representação social de que, no Brasil, estimula-se a vinda de turistas estrangeiros para usufruírem sexualmente do corpo das mulheres brasileiras, causando grande indignação por parte dos cidadãos e cidadãs. Assim, analisa-se como a produção discursiva relacionada à imagem de destinos turísticos que usa a imagem da mulher compõe um discurso do sujeito coletivo que precisa ser combatido. Foram consideradas opiniões e impressões a esse respeito coletadas em redes sociais. Como resultado, foi possível identificar conteúdos que suscitaram práticas discursivas bilaterais, seja para confrontar o discurso ou para reafirmá-lo.
id USP - 65_240b93aea6b57ee4232e147d7588d4c7
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/176993
network_acronym_str USP - 65
network_name_str Revista Turismo em Análise
repository_id_str
spelling A representação da mulher no turismo brasileiro: uma abordagem discursiva atual (2019-2020)La representación de la mujer en el turismo brasileño: un enfoque discursivo actual (2019-2020)The representation of women in Brazilian tourism: a current discursive approach (2019-2020)Gestão em turismoImagem de destino turísticoDiscursoGestión turísticaImagen de destino turísticoDiscursoTourism managementTourist destination imageSpeechO objetivo deste estudo é investigar o uso da imagem feminina na gestão do turismo brasileiro a partir da construção ou manutenção de uma postura promovida pelos agentes sociais dominantes, configurando um discurso do sujeito coletivo que evidencia uma violência simbólica instaurada socialmente, bem como alguns de seus desdobramentos. A imagem de destino turístico oferece uma representação social de que, no Brasil, estimula-se a vinda de turistas estrangeiros para usufruírem sexualmente do corpo das mulheres brasileiras, causando grande indignação por parte dos cidadãos e cidadãs. Assim, analisa-se como a produção discursiva relacionada à imagem de destinos turísticos que usa a imagem da mulher compõe um discurso do sujeito coletivo que precisa ser combatido. Foram consideradas opiniões e impressões a esse respeito coletadas em redes sociais. Como resultado, foi possível identificar conteúdos que suscitaram práticas discursivas bilaterais, seja para confrontar o discurso ou para reafirmá-lo.Este estudio tiene como objetivo analizar el uso de la imagen femenina en la gestión del turismo brasileño a partir de la construcción o mantenimiento de una postura promovida por los agentes sociales dominantes que constituye un discurso del sujeto colectivo evidenciando la violencia simbólica establecida socialmente y sus desarrollos. En la imagen de destino turístico existe una representación social de que en Brasil hay un incentivo para que los turistas extranjeros vengan a disfrutar sexualmente del cuerpo de la mujer brasileña, lo que provoca una gran indignación por parte de los ciudadanos. Así se analizó cómo la producción discursiva relacionada con la imagen de los destinos turísticos que utiliza la imagen de la mujer compone un discurso del sujeto colectivo que necesita ser combatido. Se recogieron opiniones e impresiones sobre este tema en las redes sociales. Como resultado, fue posible identificar contenidos que dieron lugar a prácticas discursivas bilaterales, ya sea para confrontar el discurso o para reafirmarlo.This study aims to investigate the use of the female image in the management of Brazilian tourism from a collective subject discourse that evinces a socially-established symbolic violence and some of its developments based on the construction or maintenance of a posture promoted by dominant social agents. The imagery of Brazil as a tourist destination is a social representation that encourages foreign tourists to come to the country to enjoy the body of Brazilian women in a sexual manner, causing great indignation on the citizens. Thus, this study aims to analyze how the discursive production that uses the female image in association to the imagery of tourist destinations comprises a collective subject discourse, thus requiring recrimination. Opinions and impressions on this subject were collected from social networks, indicating contents that gave rise to bilateral discursive practices – either aimed at confronting the discourse, or reaffirming it.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/17699310.11606/issn.1984-4867.v32i1p141-161Revista Turismo em Análise; Vol. 32 No. 1 (2021): January-April; 141-161Revista Turismo em Análise; Vol. 32 Núm. 1 (2021): Enero-Abril; 141-161Revista Turismo em Análise; v. 32 n. 1 (2021): Janeiro-Abril; 141-1611984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/176993/176763Copyright (c) 2021 Denise Betânia Marques dos Santos, Cicero Nestor Pinheiro Francisco, José Roberto Ferreira Guerrahttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Denise Betânia Marques dosFrancisco, Cicero Nestor PinheiroGuerra, José Roberto Ferreira2021-07-07T17:42:05Zoai:revistas.usp.br:article/176993Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2021-07-07T17:42:05Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A representação da mulher no turismo brasileiro: uma abordagem discursiva atual (2019-2020)
La representación de la mujer en el turismo brasileño: un enfoque discursivo actual (2019-2020)
The representation of women in Brazilian tourism: a current discursive approach (2019-2020)
title A representação da mulher no turismo brasileiro: uma abordagem discursiva atual (2019-2020)
spellingShingle A representação da mulher no turismo brasileiro: uma abordagem discursiva atual (2019-2020)
Santos, Denise Betânia Marques dos
Gestão em turismo
Imagem de destino turístico
Discurso
Gestión turística
Imagen de destino turístico
Discurso
Tourism management
Tourist destination image
Speech
title_short A representação da mulher no turismo brasileiro: uma abordagem discursiva atual (2019-2020)
title_full A representação da mulher no turismo brasileiro: uma abordagem discursiva atual (2019-2020)
title_fullStr A representação da mulher no turismo brasileiro: uma abordagem discursiva atual (2019-2020)
title_full_unstemmed A representação da mulher no turismo brasileiro: uma abordagem discursiva atual (2019-2020)
title_sort A representação da mulher no turismo brasileiro: uma abordagem discursiva atual (2019-2020)
author Santos, Denise Betânia Marques dos
author_facet Santos, Denise Betânia Marques dos
Francisco, Cicero Nestor Pinheiro
Guerra, José Roberto Ferreira
author_role author
author2 Francisco, Cicero Nestor Pinheiro
Guerra, José Roberto Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Denise Betânia Marques dos
Francisco, Cicero Nestor Pinheiro
Guerra, José Roberto Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão em turismo
Imagem de destino turístico
Discurso
Gestión turística
Imagen de destino turístico
Discurso
Tourism management
Tourist destination image
Speech
topic Gestão em turismo
Imagem de destino turístico
Discurso
Gestión turística
Imagen de destino turístico
Discurso
Tourism management
Tourist destination image
Speech
description O objetivo deste estudo é investigar o uso da imagem feminina na gestão do turismo brasileiro a partir da construção ou manutenção de uma postura promovida pelos agentes sociais dominantes, configurando um discurso do sujeito coletivo que evidencia uma violência simbólica instaurada socialmente, bem como alguns de seus desdobramentos. A imagem de destino turístico oferece uma representação social de que, no Brasil, estimula-se a vinda de turistas estrangeiros para usufruírem sexualmente do corpo das mulheres brasileiras, causando grande indignação por parte dos cidadãos e cidadãs. Assim, analisa-se como a produção discursiva relacionada à imagem de destinos turísticos que usa a imagem da mulher compõe um discurso do sujeito coletivo que precisa ser combatido. Foram consideradas opiniões e impressões a esse respeito coletadas em redes sociais. Como resultado, foi possível identificar conteúdos que suscitaram práticas discursivas bilaterais, seja para confrontar o discurso ou para reafirmá-lo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Peer-reviewed
Revisado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/176993
10.11606/issn.1984-4867.v32i1p141-161
url https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/176993
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-4867.v32i1p141-161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/176993/176763
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Turismo em Análise; Vol. 32 No. 1 (2021): January-April; 141-161
Revista Turismo em Análise; Vol. 32 Núm. 1 (2021): Enero-Abril; 141-161
Revista Turismo em Análise; v. 32 n. 1 (2021): Janeiro-Abril; 141-161
1984-4867
0103-5541
reponame:Revista Turismo em Análise
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Turismo em Análise
collection Revista Turismo em Análise
repository.name.fl_str_mv Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv tanalise@usp.br || bragadc@usp.br
_version_ 1797054164918861824