Abordagem semiótica do feixe e abordagem OntoSemiótica: um diálogo entre duas teorias sobre um problema aritmético-algébrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manolino, Carola
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Giacomone, Belén, Beltrán-Pellicer, Pablo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/216831
Resumo: Esta pesquisa baseia-se na análise de uma tarefa matemática, sobre um problema aritmético-algébrico e sua solução, utilizando ferramentas teóricas de dois quadros de referência principais: a Abordagem Semiótica do Conjunto (SBA) e a Abordagem Onto-Semiótica (OSA). A atividade foi examinada por meio de duas gravações em vídeo originais do grupo composto por cinco alunos do ensino fundamental. Ao apresentar um caso empírico de rede de teorias, o objetivo é começar a dialogar com as duas abordagens, lendo as assimetrias presentes entre suas linguagens, com o objetivo de obter novos insights sobre o problema matemático. Enquanto o SBA, em uma abordagem sistemática, é particularmente apto a focar as relações entre os diferentes recursos semióticos multimodais usados pelos alunos nos curtos prazos da história em sala de aula (um foco cognitivo incorporado), o OSA incorpora um conjunto de ferramentas conceituais para abordam a análise das diferentes facetas que interagem em um processo de educação matemática. Principalmente a SBA descreve a importância do conjunto de signos (como gestos, palavras, signos escritos) para o pensamento matemático e a comunicação e sua multimodalidade, e a OSA favorece a descrição de objetos e processos que emergem das práticas matemáticas. Os resultados desta análise conjunta fornecem uma rica visão do fenômeno observado e ajudam a iniciar um diálogo entre as teorias em Educação Matemática, dentro de uma Semiosfera gerada pela articulação entre SBA e OSA.
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