Abordagem semiótica do feixe e abordagem OntoSemiótica: um diálogo entre duas teorias sobre um problema aritmético-algébrico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/216831 |
Resumo: | Esta pesquisa baseia-se na análise de uma tarefa matemática, sobre um problema aritmético-algébrico e sua solução, utilizando ferramentas teóricas de dois quadros de referência principais: a Abordagem Semiótica do Conjunto (SBA) e a Abordagem Onto-Semiótica (OSA). A atividade foi examinada por meio de duas gravações em vídeo originais do grupo composto por cinco alunos do ensino fundamental. Ao apresentar um caso empírico de rede de teorias, o objetivo é começar a dialogar com as duas abordagens, lendo as assimetrias presentes entre suas linguagens, com o objetivo de obter novos insights sobre o problema matemático. Enquanto o SBA, em uma abordagem sistemática, é particularmente apto a focar as relações entre os diferentes recursos semióticos multimodais usados pelos alunos nos curtos prazos da história em sala de aula (um foco cognitivo incorporado), o OSA incorpora um conjunto de ferramentas conceituais para abordam a análise das diferentes facetas que interagem em um processo de educação matemática. Principalmente a SBA descreve a importância do conjunto de signos (como gestos, palavras, signos escritos) para o pensamento matemático e a comunicação e sua multimodalidade, e a OSA favorece a descrição de objetos e processos que emergem das práticas matemáticas. Os resultados desta análise conjunta fornecem uma rica visão do fenômeno observado e ajudam a iniciar um diálogo entre as teorias em Educação Matemática, dentro de uma Semiosfera gerada pela articulação entre SBA e OSA. |
id |
USP-11_8a93d93f1052708c222a8ca29d305c5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/216831 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Abordagem semiótica do feixe e abordagem OntoSemiótica: um diálogo entre duas teorias sobre um problema aritmético-algébricoSemiotic bundle approach and Onto-Semiotic Approach: a dialogue between two theories on an arithmetic-algebraic problemPrimary School arithmetic-algebraic problemNetworking of theoriesOnto-semiotic approachSemiotic bundle approachSemiosphereProblema aritmético-algébrico da escola primáriaRede de teoriasAbordagem OntoSemiótica; Abordagem do Feixe SemióticoSemiosferaAbordagem do Feixe SemióticoEsta pesquisa baseia-se na análise de uma tarefa matemática, sobre um problema aritmético-algébrico e sua solução, utilizando ferramentas teóricas de dois quadros de referência principais: a Abordagem Semiótica do Conjunto (SBA) e a Abordagem Onto-Semiótica (OSA). A atividade foi examinada por meio de duas gravações em vídeo originais do grupo composto por cinco alunos do ensino fundamental. Ao apresentar um caso empírico de rede de teorias, o objetivo é começar a dialogar com as duas abordagens, lendo as assimetrias presentes entre suas linguagens, com o objetivo de obter novos insights sobre o problema matemático. Enquanto o SBA, em uma abordagem sistemática, é particularmente apto a focar as relações entre os diferentes recursos semióticos multimodais usados pelos alunos nos curtos prazos da história em sala de aula (um foco cognitivo incorporado), o OSA incorpora um conjunto de ferramentas conceituais para abordam a análise das diferentes facetas que interagem em um processo de educação matemática. Principalmente a SBA descreve a importância do conjunto de signos (como gestos, palavras, signos escritos) para o pensamento matemático e a comunicação e sua multimodalidade, e a OSA favorece a descrição de objetos e processos que emergem das práticas matemáticas. Os resultados desta análise conjunta fornecem uma rica visão do fenômeno observado e ajudam a iniciar um diálogo entre as teorias em Educação Matemática, dentro de uma Semiosfera gerada pela articulação entre SBA e OSA.This research rests on the analysis of a mathematical task, concerning an arithmetic-algebraic problem and its solution, using theoretical tools from two main frames: the Semiotic Bundle Approach (SBA) and the Onto-Semiotic Approach (OSA). The activity has been examined by two original video recordings of the group consisting of five pupils of primary education. By presenting an empirical case of networking of theories, the objective is to begin a dialogue with the two approaches, reading the asymmetries found between their languages, with the aim of getting some new insights into the mathematical problem. Whereas the SBA, in a systematic approach, is particularly apt to focus on the relationships among the different multimodal semiotic resources used by the students in the short timescales of the classroom story (an embodied cognitive focus), the OSA incorporates a set of conceptual tools to address the analysis of the different facets that interact in a mathematical education process. Mainly the SBA describes the importance of the bundle of signs (like gestures, words, written signs) for mathematical thinking and communication and its multimodality, whereas the OSA favours the description of objects and processes that emerge from the mathematical practices. The results from this joint analysis provide a rich insight into the observed phenomenon and help initiate a dialogue between theories in Mathematics Education, within a Semiosphere generated by the networking between SBA and OSA.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/21683110.1590/S1678-4634202349256699engEducação e Pesquisa; v. 49 n. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e256699Educação e Pesquisa; Vol. 49 No. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e256699Educação e Pesquisa; Vol. 49 Núm. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e2566991678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/216831/198355https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/216831/198354Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessManolino, Carola Giacomone, Belén Beltrán-Pellicer, Pablo 2023-12-22T13:32:28Zoai:revistas.usp.br:article/216831Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2023-12-22T13:32:28Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem semiótica do feixe e abordagem OntoSemiótica: um diálogo entre duas teorias sobre um problema aritmético-algébrico Semiotic bundle approach and Onto-Semiotic Approach: a dialogue between two theories on an arithmetic-algebraic problem |
title |
Abordagem semiótica do feixe e abordagem OntoSemiótica: um diálogo entre duas teorias sobre um problema aritmético-algébrico |
spellingShingle |
Abordagem semiótica do feixe e abordagem OntoSemiótica: um diálogo entre duas teorias sobre um problema aritmético-algébrico Manolino, Carola Primary School arithmetic-algebraic problem Networking of theories Onto-semiotic approach Semiotic bundle approach Semiosphere Problema aritmético-algébrico da escola primária Rede de teorias Abordagem OntoSemiótica; Abordagem do Feixe Semiótico Semiosfera Abordagem do Feixe Semiótico |
title_short |
Abordagem semiótica do feixe e abordagem OntoSemiótica: um diálogo entre duas teorias sobre um problema aritmético-algébrico |
title_full |
Abordagem semiótica do feixe e abordagem OntoSemiótica: um diálogo entre duas teorias sobre um problema aritmético-algébrico |
title_fullStr |
Abordagem semiótica do feixe e abordagem OntoSemiótica: um diálogo entre duas teorias sobre um problema aritmético-algébrico |
title_full_unstemmed |
Abordagem semiótica do feixe e abordagem OntoSemiótica: um diálogo entre duas teorias sobre um problema aritmético-algébrico |
title_sort |
Abordagem semiótica do feixe e abordagem OntoSemiótica: um diálogo entre duas teorias sobre um problema aritmético-algébrico |
author |
Manolino, Carola |
author_facet |
Manolino, Carola Giacomone, Belén Beltrán-Pellicer, Pablo |
author_role |
author |
author2 |
Giacomone, Belén Beltrán-Pellicer, Pablo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Manolino, Carola Giacomone, Belén Beltrán-Pellicer, Pablo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Primary School arithmetic-algebraic problem Networking of theories Onto-semiotic approach Semiotic bundle approach Semiosphere Problema aritmético-algébrico da escola primária Rede de teorias Abordagem OntoSemiótica; Abordagem do Feixe Semiótico Semiosfera Abordagem do Feixe Semiótico |
topic |
Primary School arithmetic-algebraic problem Networking of theories Onto-semiotic approach Semiotic bundle approach Semiosphere Problema aritmético-algébrico da escola primária Rede de teorias Abordagem OntoSemiótica; Abordagem do Feixe Semiótico Semiosfera Abordagem do Feixe Semiótico |
description |
Esta pesquisa baseia-se na análise de uma tarefa matemática, sobre um problema aritmético-algébrico e sua solução, utilizando ferramentas teóricas de dois quadros de referência principais: a Abordagem Semiótica do Conjunto (SBA) e a Abordagem Onto-Semiótica (OSA). A atividade foi examinada por meio de duas gravações em vídeo originais do grupo composto por cinco alunos do ensino fundamental. Ao apresentar um caso empírico de rede de teorias, o objetivo é começar a dialogar com as duas abordagens, lendo as assimetrias presentes entre suas linguagens, com o objetivo de obter novos insights sobre o problema matemático. Enquanto o SBA, em uma abordagem sistemática, é particularmente apto a focar as relações entre os diferentes recursos semióticos multimodais usados pelos alunos nos curtos prazos da história em sala de aula (um foco cognitivo incorporado), o OSA incorpora um conjunto de ferramentas conceituais para abordam a análise das diferentes facetas que interagem em um processo de educação matemática. Principalmente a SBA descreve a importância do conjunto de signos (como gestos, palavras, signos escritos) para o pensamento matemático e a comunicação e sua multimodalidade, e a OSA favorece a descrição de objetos e processos que emergem das práticas matemáticas. Os resultados desta análise conjunta fornecem uma rica visão do fenômeno observado e ajudam a iniciar um diálogo entre as teorias em Educação Matemática, dentro de uma Semiosfera gerada pela articulação entre SBA e OSA. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/216831 10.1590/S1678-4634202349256699eng |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/216831 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1678-4634202349256699eng |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/216831/198355 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/216831/198354 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/xml application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 49 n. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e256699 Educação e Pesquisa; Vol. 49 No. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e256699 Educação e Pesquisa; Vol. 49 Núm. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e256699 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1800237485702250496 |