Reportagem em vídeo 360°: um estudo do efeito percebido em terceiros
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/185159 |
Resumo: | Esta pesquisa testou o modelo denominado efeito de terceira pessoa com uma reportagem em vídeo 360°, narrativa audiovisual imersiva que está dentro do escopo do jornalismo experiencial e do jornalismo imersivo. Operamos com as hipóteses clássicas de que as pessoas tendem a perceber que a mídia influencia mais os outros do que a si mesmas (componente perceptual) e, a partir disso, têm uma maior propensão a apoiar medidas de controle ou censura (componente comportamental). Realizamos um experimento com estudantes universitários com aplicação de questionário. Os resultados indicaram tanto uma tendência à expressão dos dois componentes quanto do moderador distância social. |
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Reportagem em vídeo 360°: um estudo do efeito percebido em terceiros360° video reporting: a study of the effect perceived in third partiesExperiential journalismImmersive journalismAudiovisual narratives360° vídeo reportThird person effectJornalismo experiencialJornalismo imersivoNarrativas audiovisuaisReportagem em vídeo 360°Efeito de terceira pessoaEsta pesquisa testou o modelo denominado efeito de terceira pessoa com uma reportagem em vídeo 360°, narrativa audiovisual imersiva que está dentro do escopo do jornalismo experiencial e do jornalismo imersivo. Operamos com as hipóteses clássicas de que as pessoas tendem a perceber que a mídia influencia mais os outros do que a si mesmas (componente perceptual) e, a partir disso, têm uma maior propensão a apoiar medidas de controle ou censura (componente comportamental). Realizamos um experimento com estudantes universitários com aplicação de questionário. Os resultados indicaram tanto uma tendência à expressão dos dois componentes quanto do moderador distância social.This research tested the model called third person effect with a 360° video report, immersive audiovisual narrative that is within the scope of experiential and immersive journalism. We operated with the classic hypotheses that people tend to perceive that the media influences others more than themselves (perceptual component) and, from that, they are more likely to support control or censorship measures (behavioral component). We conducted an experiment with university students by applying a questionnaire. The results indicated both a tendency for the expression of the two components and of the moderator of social distance.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/18515910.11606/issn.2316-7114.sig.2022.185159Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 49 No. 58 (2022); 185159Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 49 n. 58 (2022); 1851592316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/185159/185516https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/185159/186313Copyright (c) 2022 Luciellen Lima, Raul Ramalhohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Luciellen SouzaRamalho, Raul2022-09-02T18:04:15Zoai:revistas.usp.br:article/185159Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2022-09-02T18:04:15Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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