The politics of emotions: the public and the private in Porta dos Fundos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Guilherme Fumeo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Hoff, Rafael Sbeghen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160571
Resumo: Este trabalho analisa o processo de interpenetração entre as esferas pública e privada em dois vídeos do canal Porta dos Fundos no YouTube, Questão de Ordem e Nome na Lista, problematizando a noção de política das emoções através dos vídeos. Para tanto, será feito o diálogo entre uma discussão teórica sobre a evolução das noções de público e privado, através de Richard Sennett (2014) e Sandra Jovchelovitch (2000), a análise dos discursos emocionais como práticas políticas, por meio de Lila Abu- Lughod e Catherine Lutz (1990) e Claudia Rezende e Maria Claudia Coelho (2010) e o humor sobre política feito pelo canal, pela análise destes dois vídeos.
id USP-12_6e1f2489b288a56ca5b58ee70f185e03
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/160571
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling The politics of emotions: the public and the private in Porta dos FundosA política das emoções: o público e o privado em Porta dos Fundoshumoraudiovisualpolítica das emoçõespúblicoprivadohumouraudio-visualpolitics of emotionspublicprivateEste trabalho analisa o processo de interpenetração entre as esferas pública e privada em dois vídeos do canal Porta dos Fundos no YouTube, Questão de Ordem e Nome na Lista, problematizando a noção de política das emoções através dos vídeos. Para tanto, será feito o diálogo entre uma discussão teórica sobre a evolução das noções de público e privado, através de Richard Sennett (2014) e Sandra Jovchelovitch (2000), a análise dos discursos emocionais como práticas políticas, por meio de Lila Abu- Lughod e Catherine Lutz (1990) e Claudia Rezende e Maria Claudia Coelho (2010) e o humor sobre política feito pelo canal, pela análise destes dois vídeos.This text aims to analyze the process of interpenetration between the public and private spheres in two videos of the channel Porta dos Fundos on YouTube, Questão de Ordem and Nome na Lista, problematizing the notion of politics of emotions through the videos. Therefore, will be made a dialogue between a theoretical discussion about the evolution of the notions of public and private, through Richard Sennett (2014) and Sandra Jovchelovitch (2000), the analysis of emotional discourses as political practices, through by Lila Abu-Lughod and Catherine Lutz (1990) and Claudia Rezende and Maria Claudia Coelho (2010) and the channel’s humour about politics, by analyzing these two videos.This text aims to analyze the process of interpenetration between the public and private spheres in two videos of the channel Porta dos Fundos on YouTube, Questão de Ordem and Nome na Lista, problematizing the notion of politics of emotions through the videos. Therefore, will be made a dialogue between a theoretical discussion about the evolution of the notions of public and private, through Richard Sennett (2014) and Sandra Jovchelovitch (2000), the analysis of emotional discourses as political practices, through by Lila Abu-Lughod and Catherine Lutz (1990) and Claudia Rezende and Maria Claudia Coelho (2010) and the channel’s humour about politics, by analyzing these two videos.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/16057110.11606/issn.2316-7114.sig.2020.160571Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 47 No. 53 (2020): Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética e invenção (I); 147-161Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 47 n. 53 (2020): Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética e invenção; 147-1612316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160571/160496https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160571/161440https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160571/161046Copyright (c) 2020 Guilherme Fumeo Almeida, Rafael Sbeghen Hoffhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Guilherme FumeoHoff, Rafael Sbeghen2020-06-26T20:42:49Zoai:revistas.usp.br:article/160571Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2020-06-26T20:42:49Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The politics of emotions: the public and the private in Porta dos Fundos
A política das emoções: o público e o privado em Porta dos Fundos
title The politics of emotions: the public and the private in Porta dos Fundos
spellingShingle The politics of emotions: the public and the private in Porta dos Fundos
Almeida, Guilherme Fumeo
humor
audiovisual
política das emoções
público
privado
humour
audio-visual
politics of emotions
public
private
title_short The politics of emotions: the public and the private in Porta dos Fundos
title_full The politics of emotions: the public and the private in Porta dos Fundos
title_fullStr The politics of emotions: the public and the private in Porta dos Fundos
title_full_unstemmed The politics of emotions: the public and the private in Porta dos Fundos
title_sort The politics of emotions: the public and the private in Porta dos Fundos
author Almeida, Guilherme Fumeo
author_facet Almeida, Guilherme Fumeo
Hoff, Rafael Sbeghen
author_role author
author2 Hoff, Rafael Sbeghen
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Guilherme Fumeo
Hoff, Rafael Sbeghen
dc.subject.por.fl_str_mv humor
audiovisual
política das emoções
público
privado
humour
audio-visual
politics of emotions
public
private
topic humor
audiovisual
política das emoções
público
privado
humour
audio-visual
politics of emotions
public
private
description Este trabalho analisa o processo de interpenetração entre as esferas pública e privada em dois vídeos do canal Porta dos Fundos no YouTube, Questão de Ordem e Nome na Lista, problematizando a noção de política das emoções através dos vídeos. Para tanto, será feito o diálogo entre uma discussão teórica sobre a evolução das noções de público e privado, através de Richard Sennett (2014) e Sandra Jovchelovitch (2000), a análise dos discursos emocionais como práticas políticas, por meio de Lila Abu- Lughod e Catherine Lutz (1990) e Claudia Rezende e Maria Claudia Coelho (2010) e o humor sobre política feito pelo canal, pela análise destes dois vídeos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160571
10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.160571
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160571
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.160571
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160571/160496
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160571/161440
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160571/161046
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Guilherme Fumeo Almeida, Rafael Sbeghen Hoff
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Guilherme Fumeo Almeida, Rafael Sbeghen Hoff
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 47 No. 53 (2020): Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética e invenção (I); 147-161
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 47 n. 53 (2020): Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética e invenção; 147-161
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1787713788317794304