The politics of emotions: the public and the private in Porta dos Fundos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160571 |
Resumo: | Este trabalho analisa o processo de interpenetração entre as esferas pública e privada em dois vídeos do canal Porta dos Fundos no YouTube, Questão de Ordem e Nome na Lista, problematizando a noção de política das emoções através dos vídeos. Para tanto, será feito o diálogo entre uma discussão teórica sobre a evolução das noções de público e privado, através de Richard Sennett (2014) e Sandra Jovchelovitch (2000), a análise dos discursos emocionais como práticas políticas, por meio de Lila Abu- Lughod e Catherine Lutz (1990) e Claudia Rezende e Maria Claudia Coelho (2010) e o humor sobre política feito pelo canal, pela análise destes dois vídeos. |
id |
USP-12_6e1f2489b288a56ca5b58ee70f185e03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/160571 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The politics of emotions: the public and the private in Porta dos FundosA política das emoções: o público e o privado em Porta dos Fundoshumoraudiovisualpolítica das emoçõespúblicoprivadohumouraudio-visualpolitics of emotionspublicprivateEste trabalho analisa o processo de interpenetração entre as esferas pública e privada em dois vídeos do canal Porta dos Fundos no YouTube, Questão de Ordem e Nome na Lista, problematizando a noção de política das emoções através dos vídeos. Para tanto, será feito o diálogo entre uma discussão teórica sobre a evolução das noções de público e privado, através de Richard Sennett (2014) e Sandra Jovchelovitch (2000), a análise dos discursos emocionais como práticas políticas, por meio de Lila Abu- Lughod e Catherine Lutz (1990) e Claudia Rezende e Maria Claudia Coelho (2010) e o humor sobre política feito pelo canal, pela análise destes dois vídeos.This text aims to analyze the process of interpenetration between the public and private spheres in two videos of the channel Porta dos Fundos on YouTube, Questão de Ordem and Nome na Lista, problematizing the notion of politics of emotions through the videos. Therefore, will be made a dialogue between a theoretical discussion about the evolution of the notions of public and private, through Richard Sennett (2014) and Sandra Jovchelovitch (2000), the analysis of emotional discourses as political practices, through by Lila Abu-Lughod and Catherine Lutz (1990) and Claudia Rezende and Maria Claudia Coelho (2010) and the channel’s humour about politics, by analyzing these two videos.This text aims to analyze the process of interpenetration between the public and private spheres in two videos of the channel Porta dos Fundos on YouTube, Questão de Ordem and Nome na Lista, problematizing the notion of politics of emotions through the videos. Therefore, will be made a dialogue between a theoretical discussion about the evolution of the notions of public and private, through Richard Sennett (2014) and Sandra Jovchelovitch (2000), the analysis of emotional discourses as political practices, through by Lila Abu-Lughod and Catherine Lutz (1990) and Claudia Rezende and Maria Claudia Coelho (2010) and the channel’s humour about politics, by analyzing these two videos.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/16057110.11606/issn.2316-7114.sig.2020.160571Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 47 No. 53 (2020): Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética e invenção (I); 147-161Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 47 n. 53 (2020): Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética e invenção; 147-1612316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160571/160496https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160571/161440https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160571/161046Copyright (c) 2020 Guilherme Fumeo Almeida, Rafael Sbeghen Hoffhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Guilherme FumeoHoff, Rafael Sbeghen2020-06-26T20:42:49Zoai:revistas.usp.br:article/160571Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2020-06-26T20:42:49Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The politics of emotions: the public and the private in Porta dos Fundos A política das emoções: o público e o privado em Porta dos Fundos |
title |
The politics of emotions: the public and the private in Porta dos Fundos |
spellingShingle |
The politics of emotions: the public and the private in Porta dos Fundos Almeida, Guilherme Fumeo humor audiovisual política das emoções público privado humour audio-visual politics of emotions public private |
title_short |
The politics of emotions: the public and the private in Porta dos Fundos |
title_full |
The politics of emotions: the public and the private in Porta dos Fundos |
title_fullStr |
The politics of emotions: the public and the private in Porta dos Fundos |
title_full_unstemmed |
The politics of emotions: the public and the private in Porta dos Fundos |
title_sort |
The politics of emotions: the public and the private in Porta dos Fundos |
author |
Almeida, Guilherme Fumeo |
author_facet |
Almeida, Guilherme Fumeo Hoff, Rafael Sbeghen |
author_role |
author |
author2 |
Hoff, Rafael Sbeghen |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Guilherme Fumeo Hoff, Rafael Sbeghen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
humor audiovisual política das emoções público privado humour audio-visual politics of emotions public private |
topic |
humor audiovisual política das emoções público privado humour audio-visual politics of emotions public private |
description |
Este trabalho analisa o processo de interpenetração entre as esferas pública e privada em dois vídeos do canal Porta dos Fundos no YouTube, Questão de Ordem e Nome na Lista, problematizando a noção de política das emoções através dos vídeos. Para tanto, será feito o diálogo entre uma discussão teórica sobre a evolução das noções de público e privado, através de Richard Sennett (2014) e Sandra Jovchelovitch (2000), a análise dos discursos emocionais como práticas políticas, por meio de Lila Abu- Lughod e Catherine Lutz (1990) e Claudia Rezende e Maria Claudia Coelho (2010) e o humor sobre política feito pelo canal, pela análise destes dois vídeos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160571 10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.160571 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160571 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.160571 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160571/160496 https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160571/161440 https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160571/161046 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Guilherme Fumeo Almeida, Rafael Sbeghen Hoff http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Guilherme Fumeo Almeida, Rafael Sbeghen Hoff http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 47 No. 53 (2020): Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética e invenção (I); 147-161 Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 47 n. 53 (2020): Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética e invenção; 147-161 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1787713788317794304 |