From the Concept of Information to the Discourse about Information Literacy
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | InCID |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/158094 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo relacionar as teorias da informação ao discurso de Competência em Informação. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, de abordagem qualitativa, que possui como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental. Aborda o conceito de informação e seus paradigmas e como esses paradigmas influenciaram o desenvolvimento da Ciência da Informação, sua conceituação e subáreas. Tem como resultados o fato de que a Competência em Informação esteve três distintas abordagens de acordo com os paradigmas da informação e uma abordagem custodial: 1 – custodial, ligada ao conceito de Educação de Usuários; 2 - física, que a compreendia sob o ponto de vista do acesso a documentos e dados; 3 - cognitiva, no qual se compreendia o papel da satisfação das necessidades de informação dos indivíduos; e 4 - social, que compreende o papel da Competência em Informação na formação social, ética e política dos indivíduos. Conclui que a Competência em Informação tem apresentado características distintas concomitantemente ao desenvolvimento das Teorias da Informação, enfatizando ora os aspectos físicos da informação, ora os cognitivos, ora os sociais. |
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From the Concept of Information to the Discourse about Information LiteracyDo conceito de informação ao discurso sobre competência em informaçãoInformation LiteracyInformation TheoryInformation ScienceCompetência em InformaçãoTeoria da InformaçãoCiência da InformaçãoO presente artigo tem como objetivo relacionar as teorias da informação ao discurso de Competência em Informação. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, de abordagem qualitativa, que possui como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental. Aborda o conceito de informação e seus paradigmas e como esses paradigmas influenciaram o desenvolvimento da Ciência da Informação, sua conceituação e subáreas. Tem como resultados o fato de que a Competência em Informação esteve três distintas abordagens de acordo com os paradigmas da informação e uma abordagem custodial: 1 – custodial, ligada ao conceito de Educação de Usuários; 2 - física, que a compreendia sob o ponto de vista do acesso a documentos e dados; 3 - cognitiva, no qual se compreendia o papel da satisfação das necessidades de informação dos indivíduos; e 4 - social, que compreende o papel da Competência em Informação na formação social, ética e política dos indivíduos. Conclui que a Competência em Informação tem apresentado características distintas concomitantemente ao desenvolvimento das Teorias da Informação, enfatizando ora os aspectos físicos da informação, ora os cognitivos, ora os sociais.Since its appearance as a knowledge area the Information Science had developed itself paradigms and subareas. Among the subareas of Information Science is Information Literacy, understood as a set of abilities to access, evaluate and use information efficiently. Thus, this article has as objective to make a relation among information theories and the Information Literacy discourse. It is an exploratory research, with qualitative approach, which has as data collect instrument the bibliographic and the documental research. It approaches the information concepts and its paradigms. It presents Information Science, its concept and subareas. It has as results the fact that Information Literacy has three distinct approaches according to the information paradigms: a physical, which comprehends the Information Literacy under a view of access f documents and data; a cognitive, which comprehends the role of the satisfaction of the individual’s information needs; and a social view, that understand the role of the Information Literacy as important to individual’s social, political, ethical and political background. Concludes that Information Literacy presented distinct characteristics at the same time information theories developed, emphasizing sometimes the physical aspects of information, sometimes its cognitive aspects and also its social aspects. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2020-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/15809410.11606/issn.2178-2075.v11i2p185-205InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 11 n. 2 (2020); 185-2052178-2075reponame:InCIDinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/158094/167495Copyright (c) 2020 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Carlos Robson Souza daNunes, Jefferson VerasTeixeira, Thiciane Mary Carvalho2020-12-29T07:02:28ZRevistahttp://revistas.ffclrp.usp.br/incidPUB |
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