Professional training in Library Science and Information Systems: the interfaces of the courses at the Federal University of Santa Catarina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | InCID |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/190731 |
Resumo: | A pesquisa aborda o tema da Interdisciplinaridade no escopo do ensino de graduação. O tema foi desenvolvido a partir de análise comparativa entre os projetos pedagógicos dos cursos de Biblioteconomia e Sistemas de Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Buscando fazer a aproximação de duas formações distintas, se questionou se existem evidências de interfaces referentes à formação em Biblioteconomia e Sistemas de Informação, uma vez que ambos apresentam ênfase em conteúdos relacionados à informação e à tecnologia. Como objetivo, o presente trabalho buscou analisar aspectos interdisciplinares presentes nos projetos pedagógicos dos Cursos de Biblioteconomia e Sistemas de Informação. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, de abordagem qualiquantitativa, com procedimentos técnicos de revisão bibliográfica e análise documental. Como resultados apresenta-se um panorama da formação profissional a partir dos objetivos gerais, específicos e do perfil do egresso constantes nos referidos projetos pedagógicos dos cursos. Os resultados apontam que a interface interdisciplinar dos cursos se dá nos aspectos da gestão da informação, do tratamento da informação e em projetos de sistemas de informação. Conclui-se que os dois cursos podem buscar apoio/cooperação um do outro, tanto na automatização de sistemas, dado pelo profissional de Sistemas de Informação, quanto na organização/gestão das demandas por Tecnologias de Informação e Comunicação, expertise que faz parte do perfil profissional do bibliotecário. |
id |
USP-15_8305eafb33f7933c309cf3742d869410 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/190731 |
network_acronym_str |
USP-15 |
network_name_str |
InCID |
repository_id_str |
|
spelling |
Professional training in Library Science and Information Systems: the interfaces of the courses at the Federal University of Santa CatarinaFormação profissional em Biblioteconomia e Sistemas de Informação: as interfaces dos cursos da Universidade Federal de Santa CatarinaInterdisciplinarityProfessional QualificationCourse Pedagogical ProjectLibrary ScienceInformation SystemsInterdisciplinaridadeFormação ProfissionalProjeto Pedagógico do CursoBiblioteconomiaSistemas de InformaçãoA pesquisa aborda o tema da Interdisciplinaridade no escopo do ensino de graduação. O tema foi desenvolvido a partir de análise comparativa entre os projetos pedagógicos dos cursos de Biblioteconomia e Sistemas de Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Buscando fazer a aproximação de duas formações distintas, se questionou se existem evidências de interfaces referentes à formação em Biblioteconomia e Sistemas de Informação, uma vez que ambos apresentam ênfase em conteúdos relacionados à informação e à tecnologia. Como objetivo, o presente trabalho buscou analisar aspectos interdisciplinares presentes nos projetos pedagógicos dos Cursos de Biblioteconomia e Sistemas de Informação. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, de abordagem qualiquantitativa, com procedimentos técnicos de revisão bibliográfica e análise documental. Como resultados apresenta-se um panorama da formação profissional a partir dos objetivos gerais, específicos e do perfil do egresso constantes nos referidos projetos pedagógicos dos cursos. Os resultados apontam que a interface interdisciplinar dos cursos se dá nos aspectos da gestão da informação, do tratamento da informação e em projetos de sistemas de informação. Conclui-se que os dois cursos podem buscar apoio/cooperação um do outro, tanto na automatização de sistemas, dado pelo profissional de Sistemas de Informação, quanto na organização/gestão das demandas por Tecnologias de Informação e Comunicação, expertise que faz parte do perfil profissional do bibliotecário.The research addresses the theme of Interdisciplinarity in the scope of Professional Training. The theme was developed from a comparative analysis between the pedagogical projects of the Library Science and Information Science courses at the Federal University of Santa Catarina. Seeking to make an approximation of two distinct formations, questioning whether there is interfaces evidence related to Library Science and Information Science as both contents are related with information and technology. As an objective, the present work sought to analyze interdisciplinary aspects present in the Library Science and Information Science pedagogical projects. This is an exploratory and descriptive research, with a qualitative approach and technical bibliographic review procedures and document analysis. As a result, a professional formation overview built with the general and specific objectives and the profile of the graduate of the pedagogical projects. The results also show that an interdisciplinary interface of the courses takes place in the aspects of information management, information treatment and information systems projects. It is concluded that both courses can seek support/formation from each other, in the systems automation, given by the Information Science professional, and in the organization / management of Information and Communication Technologies demands, expertise that is part of the librarian's professional profile.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2022-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/19073110.11606/issn.2178-2075.v13i1p301-325InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 13 n. 1 (2022); 301-3252178-2075reponame:InCIDinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/190731/183734Copyright (c) 2022 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, SabrinaKarpinski, Cezar2022-07-01T18:48:56ZRevistahttp://revistas.ffclrp.usp.br/incidPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professional training in Library Science and Information Systems: the interfaces of the courses at the Federal University of Santa Catarina Formação profissional em Biblioteconomia e Sistemas de Informação: as interfaces dos cursos da Universidade Federal de Santa Catarina |
title |
Professional training in Library Science and Information Systems: the interfaces of the courses at the Federal University of Santa Catarina |
spellingShingle |
Professional training in Library Science and Information Systems: the interfaces of the courses at the Federal University of Santa Catarina Martins, Sabrina Interdisciplinarity Professional Qualification Course Pedagogical Project Library Science Information Systems Interdisciplinaridade Formação Profissional Projeto Pedagógico do Curso Biblioteconomia Sistemas de Informação |
title_short |
Professional training in Library Science and Information Systems: the interfaces of the courses at the Federal University of Santa Catarina |
title_full |
Professional training in Library Science and Information Systems: the interfaces of the courses at the Federal University of Santa Catarina |
title_fullStr |
Professional training in Library Science and Information Systems: the interfaces of the courses at the Federal University of Santa Catarina |
title_full_unstemmed |
Professional training in Library Science and Information Systems: the interfaces of the courses at the Federal University of Santa Catarina |
title_sort |
Professional training in Library Science and Information Systems: the interfaces of the courses at the Federal University of Santa Catarina |
author |
Martins, Sabrina |
author_facet |
Martins, Sabrina Karpinski, Cezar |
author_role |
author |
author2 |
Karpinski, Cezar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Sabrina Karpinski, Cezar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinarity Professional Qualification Course Pedagogical Project Library Science Information Systems Interdisciplinaridade Formação Profissional Projeto Pedagógico do Curso Biblioteconomia Sistemas de Informação |
topic |
Interdisciplinarity Professional Qualification Course Pedagogical Project Library Science Information Systems Interdisciplinaridade Formação Profissional Projeto Pedagógico do Curso Biblioteconomia Sistemas de Informação |
description |
A pesquisa aborda o tema da Interdisciplinaridade no escopo do ensino de graduação. O tema foi desenvolvido a partir de análise comparativa entre os projetos pedagógicos dos cursos de Biblioteconomia e Sistemas de Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Buscando fazer a aproximação de duas formações distintas, se questionou se existem evidências de interfaces referentes à formação em Biblioteconomia e Sistemas de Informação, uma vez que ambos apresentam ênfase em conteúdos relacionados à informação e à tecnologia. Como objetivo, o presente trabalho buscou analisar aspectos interdisciplinares presentes nos projetos pedagógicos dos Cursos de Biblioteconomia e Sistemas de Informação. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, de abordagem qualiquantitativa, com procedimentos técnicos de revisão bibliográfica e análise documental. Como resultados apresenta-se um panorama da formação profissional a partir dos objetivos gerais, específicos e do perfil do egresso constantes nos referidos projetos pedagógicos dos cursos. Os resultados apontam que a interface interdisciplinar dos cursos se dá nos aspectos da gestão da informação, do tratamento da informação e em projetos de sistemas de informação. Conclui-se que os dois cursos podem buscar apoio/cooperação um do outro, tanto na automatização de sistemas, dado pelo profissional de Sistemas de Informação, quanto na organização/gestão das demandas por Tecnologias de Informação e Comunicação, expertise que faz parte do perfil profissional do bibliotecário. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/190731 10.11606/issn.2178-2075.v13i1p301-325 |
url |
https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/190731 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2178-2075.v13i1p301-325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/190731/183734 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 13 n. 1 (2022); 301-325 2178-2075 reponame:InCID instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
InCID |
collection |
InCID |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1787713838142980096 |