Correlation analysis between brazilian HEI and the participation of their academic community in scientific social networks: the case of ResearchGate
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | InCID |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/149259 |
Resumo: | Em um contexto em que o uso de redes sociais para a comunicação e disseminação de dados e informações científicas é uma realidade, as redes sociais científicas surgem como um tipo específico de rede social, disponibilizada para o público acadêmico, intelectual e envolvido em projetos de pesquisas. O objetivo deste trabalho foi introduzir uma análise de correlação entre a qualidade das IES brasileiras e a participação e a interação de suas comunidades em redes sociais científicas. A rede social científica escolhida para essa análise foi a ResearchGate. Para analisar essa possível correlação foram utilizados dados disponibilizados por organizações e instituições governamentais que realizam avaliações do ensino superior brasileiro. Esses dados foram confrontados com os dados estatísticos disponibilizados pela ResearchGate. Trata-se de um trabalho quantitativo que usa cálculos estatísticos para verificar a correlação. A análise dos dados coletados demonstrou haver uma tendência de que a participação dos pesquisadores das IES estudadas nas redes sociais científicas influencie positivamente a dinâmica da produção acadêmica por eles apresentada, esta, por sua vez, influencia nas avaliações destas IES. |
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Correlation analysis between brazilian HEI and the participation of their academic community in scientific social networks: the case of ResearchGateAnálise de correlação entre as IES brasileiras e a participação de sua comunidade acadêmica em redes sociais científicas: o caso da ResearchGateInformation and CommunicationTechnologyScientific Social NetworkResearchGateQualification of IHETecnologia da InformaçãoComunicaçãoRede Social CientíficaResearchGateQualificação das IESEm um contexto em que o uso de redes sociais para a comunicação e disseminação de dados e informações científicas é uma realidade, as redes sociais científicas surgem como um tipo específico de rede social, disponibilizada para o público acadêmico, intelectual e envolvido em projetos de pesquisas. O objetivo deste trabalho foi introduzir uma análise de correlação entre a qualidade das IES brasileiras e a participação e a interação de suas comunidades em redes sociais científicas. A rede social científica escolhida para essa análise foi a ResearchGate. Para analisar essa possível correlação foram utilizados dados disponibilizados por organizações e instituições governamentais que realizam avaliações do ensino superior brasileiro. Esses dados foram confrontados com os dados estatísticos disponibilizados pela ResearchGate. Trata-se de um trabalho quantitativo que usa cálculos estatísticos para verificar a correlação. A análise dos dados coletados demonstrou haver uma tendência de que a participação dos pesquisadores das IES estudadas nas redes sociais científicas influencie positivamente a dinâmica da produção acadêmica por eles apresentada, esta, por sua vez, influencia nas avaliações destas IES.In a context where the use of social networks for communication and dissemination of scientific data and information is a reality, scientific social networks appear as a specific type of social network, made available to the academic, intellectual and research public. The general objective of this work was to introduce a correlation analysis between the quality of Brazilian institutes of higher education (IHE) and the participation and interaction of their communities in scientific social networks. The scientific social network chosen for this analysis was the ResearchGate. To analyze this possible correlation, it was used data made available by organizations and governmental institutions that carry out evaluations of Brazilian IHE. These data were compared with the statistical data provided by ResearchGate. It is a quantitative work that uses statistical calculations to verify the correlation. The analysis of the collected data showed that there is a tendency for the participation of the researchers of the IHE studied in the scientific social networks to positively influence the dynamics of the academic production presented by them and, consequently, it contributes to that the institutions.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2019-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/14925910.11606/issn.2178-2075.v10i1p201-218InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 10 n. 1 (2019); 201-2182178-2075reponame:InCIDinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/149259/153413Copyright (c) 2019 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCórdula, Flavio RibeiroAraújo, Wagner Junqueira deSilva, Alzira Karla Araújo da2020-05-07T21:34:35ZRevistahttp://revistas.ffclrp.usp.br/incidPUB |
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Em um contexto em que o uso de redes sociais para a comunicação e disseminação de dados e informações científicas é uma realidade, as redes sociais científicas surgem como um tipo específico de rede social, disponibilizada para o público acadêmico, intelectual e envolvido em projetos de pesquisas. O objetivo deste trabalho foi introduzir uma análise de correlação entre a qualidade das IES brasileiras e a participação e a interação de suas comunidades em redes sociais científicas. A rede social científica escolhida para essa análise foi a ResearchGate. Para analisar essa possível correlação foram utilizados dados disponibilizados por organizações e instituições governamentais que realizam avaliações do ensino superior brasileiro. Esses dados foram confrontados com os dados estatísticos disponibilizados pela ResearchGate. Trata-se de um trabalho quantitativo que usa cálculos estatísticos para verificar a correlação. A análise dos dados coletados demonstrou haver uma tendência de que a participação dos pesquisadores das IES estudadas nas redes sociais científicas influencie positivamente a dinâmica da produção acadêmica por eles apresentada, esta, por sua vez, influencia nas avaliações destas IES. |
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