Mediação da leitura e literatura na educação infantil para o desenvolvimento integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Ana Caroline
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bedin, Jéssica, Sena, Priscila Machado Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: InCID
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/180362
Resumo: Apresenta pesquisa cujo objetivo consistiu em analisar a literatura infantil e sua mediação no desenvolvimento integral da criança, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos. Trata-se de pesquisa bibliográfica documental com abordagem qualitativa, a partir da busca na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) onde recuperou-se documentos pelos termos mediação da leitura e mediação da literatura para obter a conceituação e as práticas de mediação em bibliotecas e com análise documental do documento Base Nacional Comum Curricular para obter subsídios do que é a formação integral do sujeito. Observa-se que existem na literatura científica conceituações incipientes quanto a diferenciação entre mediação da leitura e mediação da literatura, contudo, elas são diferentes, pois enquanto a mediação da leitura envolve aspectos da alfabetização, mediação da literatura aborda práticas que relacionam ao conhecimento de mundo e lazer. No que tange às práticas realizadas em bibliotecas, podem ser adaptadas e embasadas nos objetivos da BNCC para o desenvolvimento integral para crianças de 0 a 5 anos, que são o foco deste estudo, a partir da literatura infantil e mediação da literatura. Por meio da literatura infantil e sua mediação em biblioteca escolar é possível iniciar o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos. Com práticas alinhadas aos objetivos da BNCC, adaptando-se às atividades para a respectiva faixa etária, pode-se ter a formação de sujeitos críticos e capazes de se desenvolverem plenamente no âmbito educacional.
id USP-15_ea7f881c659b8e641d51447658e18bd6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/180362
network_acronym_str USP-15
network_name_str InCID
repository_id_str
spelling Mediação da leitura e literatura na educação infantil para o desenvolvimento integral Reading mediation and literature mediation in early childhood education for the integral developmentMediación de la lectura y la literatura en la educación de la primera infancia para el desarrollo integral School libraryCommon National Curricular Base - BNCCChildren's literatureIntegral developmentBiblioteca en la escuelaLiteratura infantilDesarrollo integralBase Curricular Nacional Común - BNCCBiblioteca escolarLiteratura infantilDesenvolvimento integralBase Nacional Comum Curricular - BNCCApresenta pesquisa cujo objetivo consistiu em analisar a literatura infantil e sua mediação no desenvolvimento integral da criança, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos. Trata-se de pesquisa bibliográfica documental com abordagem qualitativa, a partir da busca na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) onde recuperou-se documentos pelos termos mediação da leitura e mediação da literatura para obter a conceituação e as práticas de mediação em bibliotecas e com análise documental do documento Base Nacional Comum Curricular para obter subsídios do que é a formação integral do sujeito. Observa-se que existem na literatura científica conceituações incipientes quanto a diferenciação entre mediação da leitura e mediação da literatura, contudo, elas são diferentes, pois enquanto a mediação da leitura envolve aspectos da alfabetização, mediação da literatura aborda práticas que relacionam ao conhecimento de mundo e lazer. No que tange às práticas realizadas em bibliotecas, podem ser adaptadas e embasadas nos objetivos da BNCC para o desenvolvimento integral para crianças de 0 a 5 anos, que são o foco deste estudo, a partir da literatura infantil e mediação da literatura. Por meio da literatura infantil e sua mediação em biblioteca escolar é possível iniciar o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos. Com práticas alinhadas aos objetivos da BNCC, adaptando-se às atividades para a respectiva faixa etária, pode-se ter a formação de sujeitos críticos e capazes de se desenvolverem plenamente no âmbito educacional.It presents research whose objective is to analyze children's literature and its mediation in the integral development of the child, according to the Common National Curricular Base (BNCC) for the integral development of children from 0 to 5 years. It is documental bibliographic research with a qualitative approach, from the search in the Database on Information Science (BRAPCI) where documents were recovered by the terms mediation of reading and mediation of literature to obtain the conceptualization and practices of mediation in libraries and with documental analysis of the document Common National Curriculum Base to obtain subsidies of what is the subject's full education. It is observed that there are incipient concepts in the scientific literature regarding the differentiation between reading mediation and literature mediation, however, they are different, because while reading mediation involves aspects of literacy, literature mediation addresses practices that relate to knowledge of the world and leisure. Concerning practices carried out in libraries, they can be adapted and based on the BNCC objectives for the integral development of children from 0 to 5 years of age, which are the focus of this study, from children's literature and literature mediation. Through children's literature and its mediation in school libraries, it is possible to initiate the integral development of children from 0 to 5 years old. With practices aligned with the objectives of the BNCC, adapting to activities for the respective age group, it is possible to have the formation of critical subjects capable of fully developing in the educational field.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2021-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/18036210.11606/issn.2178-2075.v12i2p89-108InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 12 n. 2 (2021); 89-1082178-2075reponame:InCIDinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/180362/177594Copyright (c) 2021 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAbreu, Ana Caroline Bedin, JéssicaSena, Priscila Machado Borges2021-11-30T14:53:27ZRevistahttp://revistas.ffclrp.usp.br/incidPUB
dc.title.none.fl_str_mv Mediação da leitura e literatura na educação infantil para o desenvolvimento integral
Reading mediation and literature mediation in early childhood education for the integral development
Mediación de la lectura y la literatura en la educación de la primera infancia para el desarrollo integral
title Mediação da leitura e literatura na educação infantil para o desenvolvimento integral
spellingShingle Mediação da leitura e literatura na educação infantil para o desenvolvimento integral
Abreu, Ana Caroline
School library
Common National Curricular Base - BNCC
Children's literature
Integral development
Biblioteca en la escuela
Literatura infantil
Desarrollo integral
Base Curricular Nacional Común - BNCC
Biblioteca escolar
Literatura infantil
Desenvolvimento integral
Base Nacional Comum Curricular - BNCC
title_short Mediação da leitura e literatura na educação infantil para o desenvolvimento integral
title_full Mediação da leitura e literatura na educação infantil para o desenvolvimento integral
title_fullStr Mediação da leitura e literatura na educação infantil para o desenvolvimento integral
title_full_unstemmed Mediação da leitura e literatura na educação infantil para o desenvolvimento integral
title_sort Mediação da leitura e literatura na educação infantil para o desenvolvimento integral
author Abreu, Ana Caroline
author_facet Abreu, Ana Caroline
Bedin, Jéssica
Sena, Priscila Machado Borges
author_role author
author2 Bedin, Jéssica
Sena, Priscila Machado Borges
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Ana Caroline
Bedin, Jéssica
Sena, Priscila Machado Borges
dc.subject.por.fl_str_mv School library
Common National Curricular Base - BNCC
Children's literature
Integral development
Biblioteca en la escuela
Literatura infantil
Desarrollo integral
Base Curricular Nacional Común - BNCC
Biblioteca escolar
Literatura infantil
Desenvolvimento integral
Base Nacional Comum Curricular - BNCC
topic School library
Common National Curricular Base - BNCC
Children's literature
Integral development
Biblioteca en la escuela
Literatura infantil
Desarrollo integral
Base Curricular Nacional Común - BNCC
Biblioteca escolar
Literatura infantil
Desenvolvimento integral
Base Nacional Comum Curricular - BNCC
description Apresenta pesquisa cujo objetivo consistiu em analisar a literatura infantil e sua mediação no desenvolvimento integral da criança, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos. Trata-se de pesquisa bibliográfica documental com abordagem qualitativa, a partir da busca na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) onde recuperou-se documentos pelos termos mediação da leitura e mediação da literatura para obter a conceituação e as práticas de mediação em bibliotecas e com análise documental do documento Base Nacional Comum Curricular para obter subsídios do que é a formação integral do sujeito. Observa-se que existem na literatura científica conceituações incipientes quanto a diferenciação entre mediação da leitura e mediação da literatura, contudo, elas são diferentes, pois enquanto a mediação da leitura envolve aspectos da alfabetização, mediação da literatura aborda práticas que relacionam ao conhecimento de mundo e lazer. No que tange às práticas realizadas em bibliotecas, podem ser adaptadas e embasadas nos objetivos da BNCC para o desenvolvimento integral para crianças de 0 a 5 anos, que são o foco deste estudo, a partir da literatura infantil e mediação da literatura. Por meio da literatura infantil e sua mediação em biblioteca escolar é possível iniciar o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos. Com práticas alinhadas aos objetivos da BNCC, adaptando-se às atividades para a respectiva faixa etária, pode-se ter a formação de sujeitos críticos e capazes de se desenvolverem plenamente no âmbito educacional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/180362
10.11606/issn.2178-2075.v12i2p89-108
url https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/180362
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-2075.v12i2p89-108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/180362/177594
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 12 n. 2 (2021); 89-108
2178-2075
reponame:InCID
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str InCID
collection InCID
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1787713839585820672