Mediação da leitura e literatura na educação infantil para o desenvolvimento integral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | InCID |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/180362 |
Resumo: | Apresenta pesquisa cujo objetivo consistiu em analisar a literatura infantil e sua mediação no desenvolvimento integral da criança, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos. Trata-se de pesquisa bibliográfica documental com abordagem qualitativa, a partir da busca na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) onde recuperou-se documentos pelos termos mediação da leitura e mediação da literatura para obter a conceituação e as práticas de mediação em bibliotecas e com análise documental do documento Base Nacional Comum Curricular para obter subsídios do que é a formação integral do sujeito. Observa-se que existem na literatura científica conceituações incipientes quanto a diferenciação entre mediação da leitura e mediação da literatura, contudo, elas são diferentes, pois enquanto a mediação da leitura envolve aspectos da alfabetização, mediação da literatura aborda práticas que relacionam ao conhecimento de mundo e lazer. No que tange às práticas realizadas em bibliotecas, podem ser adaptadas e embasadas nos objetivos da BNCC para o desenvolvimento integral para crianças de 0 a 5 anos, que são o foco deste estudo, a partir da literatura infantil e mediação da literatura. Por meio da literatura infantil e sua mediação em biblioteca escolar é possível iniciar o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos. Com práticas alinhadas aos objetivos da BNCC, adaptando-se às atividades para a respectiva faixa etária, pode-se ter a formação de sujeitos críticos e capazes de se desenvolverem plenamente no âmbito educacional. |
id |
USP-15_ea7f881c659b8e641d51447658e18bd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/180362 |
network_acronym_str |
USP-15 |
network_name_str |
InCID |
repository_id_str |
|
spelling |
Mediação da leitura e literatura na educação infantil para o desenvolvimento integral Reading mediation and literature mediation in early childhood education for the integral developmentMediación de la lectura y la literatura en la educación de la primera infancia para el desarrollo integral School libraryCommon National Curricular Base - BNCCChildren's literatureIntegral developmentBiblioteca en la escuelaLiteratura infantilDesarrollo integralBase Curricular Nacional Común - BNCCBiblioteca escolarLiteratura infantilDesenvolvimento integralBase Nacional Comum Curricular - BNCCApresenta pesquisa cujo objetivo consistiu em analisar a literatura infantil e sua mediação no desenvolvimento integral da criança, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos. Trata-se de pesquisa bibliográfica documental com abordagem qualitativa, a partir da busca na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) onde recuperou-se documentos pelos termos mediação da leitura e mediação da literatura para obter a conceituação e as práticas de mediação em bibliotecas e com análise documental do documento Base Nacional Comum Curricular para obter subsídios do que é a formação integral do sujeito. Observa-se que existem na literatura científica conceituações incipientes quanto a diferenciação entre mediação da leitura e mediação da literatura, contudo, elas são diferentes, pois enquanto a mediação da leitura envolve aspectos da alfabetização, mediação da literatura aborda práticas que relacionam ao conhecimento de mundo e lazer. No que tange às práticas realizadas em bibliotecas, podem ser adaptadas e embasadas nos objetivos da BNCC para o desenvolvimento integral para crianças de 0 a 5 anos, que são o foco deste estudo, a partir da literatura infantil e mediação da literatura. Por meio da literatura infantil e sua mediação em biblioteca escolar é possível iniciar o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos. Com práticas alinhadas aos objetivos da BNCC, adaptando-se às atividades para a respectiva faixa etária, pode-se ter a formação de sujeitos críticos e capazes de se desenvolverem plenamente no âmbito educacional.It presents research whose objective is to analyze children's literature and its mediation in the integral development of the child, according to the Common National Curricular Base (BNCC) for the integral development of children from 0 to 5 years. It is documental bibliographic research with a qualitative approach, from the search in the Database on Information Science (BRAPCI) where documents were recovered by the terms mediation of reading and mediation of literature to obtain the conceptualization and practices of mediation in libraries and with documental analysis of the document Common National Curriculum Base to obtain subsidies of what is the subject's full education. It is observed that there are incipient concepts in the scientific literature regarding the differentiation between reading mediation and literature mediation, however, they are different, because while reading mediation involves aspects of literacy, literature mediation addresses practices that relate to knowledge of the world and leisure. Concerning practices carried out in libraries, they can be adapted and based on the BNCC objectives for the integral development of children from 0 to 5 years of age, which are the focus of this study, from children's literature and literature mediation. Through children's literature and its mediation in school libraries, it is possible to initiate the integral development of children from 0 to 5 years old. With practices aligned with the objectives of the BNCC, adapting to activities for the respective age group, it is possible to have the formation of critical subjects capable of fully developing in the educational field.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2021-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/18036210.11606/issn.2178-2075.v12i2p89-108InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 12 n. 2 (2021); 89-1082178-2075reponame:InCIDinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/180362/177594Copyright (c) 2021 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAbreu, Ana Caroline Bedin, JéssicaSena, Priscila Machado Borges2021-11-30T14:53:27ZRevistahttp://revistas.ffclrp.usp.br/incidPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mediação da leitura e literatura na educação infantil para o desenvolvimento integral Reading mediation and literature mediation in early childhood education for the integral development Mediación de la lectura y la literatura en la educación de la primera infancia para el desarrollo integral |
title |
Mediação da leitura e literatura na educação infantil para o desenvolvimento integral |
spellingShingle |
Mediação da leitura e literatura na educação infantil para o desenvolvimento integral Abreu, Ana Caroline School library Common National Curricular Base - BNCC Children's literature Integral development Biblioteca en la escuela Literatura infantil Desarrollo integral Base Curricular Nacional Común - BNCC Biblioteca escolar Literatura infantil Desenvolvimento integral Base Nacional Comum Curricular - BNCC |
title_short |
Mediação da leitura e literatura na educação infantil para o desenvolvimento integral |
title_full |
Mediação da leitura e literatura na educação infantil para o desenvolvimento integral |
title_fullStr |
Mediação da leitura e literatura na educação infantil para o desenvolvimento integral |
title_full_unstemmed |
Mediação da leitura e literatura na educação infantil para o desenvolvimento integral |
title_sort |
Mediação da leitura e literatura na educação infantil para o desenvolvimento integral |
author |
Abreu, Ana Caroline |
author_facet |
Abreu, Ana Caroline Bedin, Jéssica Sena, Priscila Machado Borges |
author_role |
author |
author2 |
Bedin, Jéssica Sena, Priscila Machado Borges |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Ana Caroline Bedin, Jéssica Sena, Priscila Machado Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
School library Common National Curricular Base - BNCC Children's literature Integral development Biblioteca en la escuela Literatura infantil Desarrollo integral Base Curricular Nacional Común - BNCC Biblioteca escolar Literatura infantil Desenvolvimento integral Base Nacional Comum Curricular - BNCC |
topic |
School library Common National Curricular Base - BNCC Children's literature Integral development Biblioteca en la escuela Literatura infantil Desarrollo integral Base Curricular Nacional Común - BNCC Biblioteca escolar Literatura infantil Desenvolvimento integral Base Nacional Comum Curricular - BNCC |
description |
Apresenta pesquisa cujo objetivo consistiu em analisar a literatura infantil e sua mediação no desenvolvimento integral da criança, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos. Trata-se de pesquisa bibliográfica documental com abordagem qualitativa, a partir da busca na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) onde recuperou-se documentos pelos termos mediação da leitura e mediação da literatura para obter a conceituação e as práticas de mediação em bibliotecas e com análise documental do documento Base Nacional Comum Curricular para obter subsídios do que é a formação integral do sujeito. Observa-se que existem na literatura científica conceituações incipientes quanto a diferenciação entre mediação da leitura e mediação da literatura, contudo, elas são diferentes, pois enquanto a mediação da leitura envolve aspectos da alfabetização, mediação da literatura aborda práticas que relacionam ao conhecimento de mundo e lazer. No que tange às práticas realizadas em bibliotecas, podem ser adaptadas e embasadas nos objetivos da BNCC para o desenvolvimento integral para crianças de 0 a 5 anos, que são o foco deste estudo, a partir da literatura infantil e mediação da literatura. Por meio da literatura infantil e sua mediação em biblioteca escolar é possível iniciar o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos. Com práticas alinhadas aos objetivos da BNCC, adaptando-se às atividades para a respectiva faixa etária, pode-se ter a formação de sujeitos críticos e capazes de se desenvolverem plenamente no âmbito educacional. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/180362 10.11606/issn.2178-2075.v12i2p89-108 |
url |
https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/180362 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2178-2075.v12i2p89-108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/180362/177594 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 12 n. 2 (2021); 89-108 2178-2075 reponame:InCID instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
InCID |
collection |
InCID |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1787713839585820672 |