A expansão dos cursos de graduação em Enfermagem: cenário, interesses e desafios do ensino a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342021000100492 |
Resumo: | RESUMO Objetivo Analisar a expansão dos cursos de graduação em Enfermagem, em particular, na modalidade de Ensino a Distância. Método Estudo exploratório, descritivo, analítico e documental que utilizou como fonte de dados secundários as Sinopses Estatísticas da Educação Superior – Graduação, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação – entre os anos de 2009 e 2018. Resultados Observou-se crescimento do número de cursos e de novas vagas na modalidade a distância. Entretanto, apenas 8,89% dessas vagas ofertadas foram ocupadas, 3,39% dos matriculados concluíram o curso e 0,30% das vagas ofertadas tiveram alunos concluintes. Conclusão A expansão dos cursos de graduação em Enfermagem está articulada ao movimento geral da Educação Superior. Esse cenário revela os interesses do capital na educação, requerendo a construção coletiva de estratégias para a garantia do direito à educação pública, gratuita e com qualidade social. |
id |
USP-24_012d33de514c293941f4d35217891f19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342021000100492 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A expansão dos cursos de graduação em Enfermagem: cenário, interesses e desafios do ensino a distânciaEducação SuperiorEducação a DistânciaEnfermagemRESUMO Objetivo Analisar a expansão dos cursos de graduação em Enfermagem, em particular, na modalidade de Ensino a Distância. Método Estudo exploratório, descritivo, analítico e documental que utilizou como fonte de dados secundários as Sinopses Estatísticas da Educação Superior – Graduação, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação – entre os anos de 2009 e 2018. Resultados Observou-se crescimento do número de cursos e de novas vagas na modalidade a distância. Entretanto, apenas 8,89% dessas vagas ofertadas foram ocupadas, 3,39% dos matriculados concluíram o curso e 0,30% das vagas ofertadas tiveram alunos concluintes. Conclusão A expansão dos cursos de graduação em Enfermagem está articulada ao movimento geral da Educação Superior. Esse cenário revela os interesses do capital na educação, requerendo a construção coletiva de estratégias para a garantia do direito à educação pública, gratuita e com qualidade social.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342021000100492Revista da Escola de Enfermagem da USP v.55 2021reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/s1980-220x2020009903784info:eu-repo/semantics/openAccessSaraiva,Ana Karinne de MouraMacedo,Cibele MonteiroLeonello,Valéria MarliOliveira,Maria Amélia de Campospor2021-08-10T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342021000100492Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2021-08-10T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A expansão dos cursos de graduação em Enfermagem: cenário, interesses e desafios do ensino a distância |
title |
A expansão dos cursos de graduação em Enfermagem: cenário, interesses e desafios do ensino a distância |
spellingShingle |
A expansão dos cursos de graduação em Enfermagem: cenário, interesses e desafios do ensino a distância Saraiva,Ana Karinne de Moura Educação Superior Educação a Distância Enfermagem |
title_short |
A expansão dos cursos de graduação em Enfermagem: cenário, interesses e desafios do ensino a distância |
title_full |
A expansão dos cursos de graduação em Enfermagem: cenário, interesses e desafios do ensino a distância |
title_fullStr |
A expansão dos cursos de graduação em Enfermagem: cenário, interesses e desafios do ensino a distância |
title_full_unstemmed |
A expansão dos cursos de graduação em Enfermagem: cenário, interesses e desafios do ensino a distância |
title_sort |
A expansão dos cursos de graduação em Enfermagem: cenário, interesses e desafios do ensino a distância |
author |
Saraiva,Ana Karinne de Moura |
author_facet |
Saraiva,Ana Karinne de Moura Macedo,Cibele Monteiro Leonello,Valéria Marli Oliveira,Maria Amélia de Campos |
author_role |
author |
author2 |
Macedo,Cibele Monteiro Leonello,Valéria Marli Oliveira,Maria Amélia de Campos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saraiva,Ana Karinne de Moura Macedo,Cibele Monteiro Leonello,Valéria Marli Oliveira,Maria Amélia de Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Superior Educação a Distância Enfermagem |
topic |
Educação Superior Educação a Distância Enfermagem |
description |
RESUMO Objetivo Analisar a expansão dos cursos de graduação em Enfermagem, em particular, na modalidade de Ensino a Distância. Método Estudo exploratório, descritivo, analítico e documental que utilizou como fonte de dados secundários as Sinopses Estatísticas da Educação Superior – Graduação, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação – entre os anos de 2009 e 2018. Resultados Observou-se crescimento do número de cursos e de novas vagas na modalidade a distância. Entretanto, apenas 8,89% dessas vagas ofertadas foram ocupadas, 3,39% dos matriculados concluíram o curso e 0,30% das vagas ofertadas tiveram alunos concluintes. Conclusão A expansão dos cursos de graduação em Enfermagem está articulada ao movimento geral da Educação Superior. Esse cenário revela os interesses do capital na educação, requerendo a construção coletiva de estratégias para a garantia do direito à educação pública, gratuita e com qualidade social. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342021000100492 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342021000100492 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1980-220x2020009903784 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.55 2021 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936541388931072 |