Clinical reasoning in undergraduate nursing education: a scoping review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/108431 |
Resumo: | OBJETIVO Este estudo teve como objetivo analisar o estado atual do conhecimento sobre raciocínio clínico no ensino de graduação em enfermagem. MÉTODO Revisão sistemática de escopo mediante estratégia de busca aplicada na base de dados MEDLINE, e análise do material recuperado com extração dos dados por dois revisores independentes. Os dados extraídos foram analisados e sintetizados de forma narrativa. RESULTADOS Das 1380 citações recuperadas na busca, foram mantidas 23 para a revisão, e seus conteúdos foram sintetizados em cinco categorias: 1) a experiência de desenvolver o pensamento crítico/raciocínio clínico/processo de tomada de decisão; 2) estratégias de ensino relacionadas ao desenvolvimento do pensamento crítico/raciocínio clínico/processo de tomada de decisão; 3) mensuração de variáveis relacionadas ao pensamento crítico/raciocínio clínico/processo de tomada de decisão; 4) relacionamento de variáveis envolvidas no pensamento crítico/raciocínio clínico/processo de tomada de decisão; e 5) modelos teóricos de desenvolvimento do pensamento crítico/raciocínio clínico/processo de tomada de decisão por estudantes. CONCLUSÃO O maior desafio para desenvolver o conhecimento sobre o ensino do raciocínio clínico parece ser obter consistência entre as perspectivas teóricas sobre o desenvolvimento de raciocínio clínico e as metodologias, métodos e procedimentos nas iniciativas de pesquisa neste campo. |
id |
USP-24_0a37093cf01384ea1199f734f1026bb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/108431 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Clinical reasoning in undergraduate nursing education: a scoping review Razonamiento clínico en la enseñanza de licenciado en enfermería: revisión de blanco Raciocínio clínico no ensino de graduação em enfermagem: revisão de escopo OBJETIVO Este estudo teve como objetivo analisar o estado atual do conhecimento sobre raciocínio clínico no ensino de graduação em enfermagem. MÉTODO Revisão sistemática de escopo mediante estratégia de busca aplicada na base de dados MEDLINE, e análise do material recuperado com extração dos dados por dois revisores independentes. Os dados extraídos foram analisados e sintetizados de forma narrativa. RESULTADOS Das 1380 citações recuperadas na busca, foram mantidas 23 para a revisão, e seus conteúdos foram sintetizados em cinco categorias: 1) a experiência de desenvolver o pensamento crítico/raciocínio clínico/processo de tomada de decisão; 2) estratégias de ensino relacionadas ao desenvolvimento do pensamento crítico/raciocínio clínico/processo de tomada de decisão; 3) mensuração de variáveis relacionadas ao pensamento crítico/raciocínio clínico/processo de tomada de decisão; 4) relacionamento de variáveis envolvidas no pensamento crítico/raciocínio clínico/processo de tomada de decisão; e 5) modelos teóricos de desenvolvimento do pensamento crítico/raciocínio clínico/processo de tomada de decisão por estudantes. CONCLUSÃO O maior desafio para desenvolver o conhecimento sobre o ensino do raciocínio clínico parece ser obter consistência entre as perspectivas teóricas sobre o desenvolvimento de raciocínio clínico e as metodologias, métodos e procedimentos nas iniciativas de pesquisa neste campo. OBJECTIVE This study aimed at analyzing the current state of knowledge on clinical reasoning in undergraduate nursing education. METHODS A systematic scoping review through a search strategy applied to the MEDLINE database, and an analysis of the material recovered by extracting data done by two independent reviewers. The extracted data were analyzed and synthesized in a narrative manner. RESULTS From the 1380 citations retrieved in the search, 23 were kept for review and their contents were summarized into five categories: 1) the experience of developing critical thinking/clinical reasoning/decision-making process; 2) teaching strategies related to the development of critical thinking/clinical reasoning/decision-making process; 3) measurement of variables related to the critical thinking/clinical reasoning/decision-making process; 4) relationship of variables involved in the critical thinking/clinical reasoning/decision-making process; and 5) theoretical development models of critical thinking/clinical reasoning/decision-making process for students. CONCLUSION The biggest challenge for developing knowledge on teaching clinical reasoning seems to be finding consistency between theoretical perspectives on the development of clinical reasoning and methodologies, methods, and procedures in research initiatives in this field. OBJETIVO Este estudio tuvo como objetivo analizar el estado actual del conocimiento sobre razonamiento clínico en la enseñanza durante el licenciado en enfermería. MÉTODO Revisión sistemática de blanco mediante estrategia de búsqueda aplicada en la base de datos MEDLINE y análisis del material recuperado con extracción de los datos por dos revisores independientes. Los datos extraídos fueron analizados y sintetizados de forma narrativa. RESULTADOS De las 1380 citaciones recuperadas en la búsqueda, fueron mantenidas 23 para la revisión, y sus contenidos fueron sintetizados en cinco categorías: 1) la experiencia de desarrollar el pensamiento crítico/razonamiento clínico/proceso de toma de decisión; 2) estrategias de enseñanza relacionadas con el desarrollo del pensamiento crítico/razonamiento clínico/proceso de toma de decisión; 3) medición de variables relacionadas con el pensamiento crítico/razonamiento clínico/proceso de toma de decisión; 4) relación de variables involucradas en el pensamiento crítico/razonamiento clínico/proceso de toma de decisión; y 5) modelos teóricos de desarrollo del pensamiento crítico/razonamiento clínico/proceso de toma de decisión por estudiantes. CONCLUSIÓN El mayor desafío para desarrollar el conocimiento acerca de la enseñanza del razonamiento clínico parece ser obtener consistencia entre las perspectivas teóricas acerca del desarrollo de razonamiento clínico y las metodologías, métodos y procedimientos en las iniciativas de investigación en este campo. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/10843110.1590/S0080-623420150000600021Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 49 n. 6 (2015); 1032-1039Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 49 No. 6 (2015); 1032-1039Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 49 Núm. 6 (2015); 1032-10391980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/108431/106740https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/108431/106741http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Sáskia Sampaio Cipriano deCorrêa, Consuelo GarciaSilva, Rita de Cássia Gengo eCruz, Diná de Almeida Monteiro Lopes da2016-03-11T14:20:09Zoai:revistas.usp.br:article/108431Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2016-03-11T14:20:09Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Clinical reasoning in undergraduate nursing education: a scoping review Razonamiento clínico en la enseñanza de licenciado en enfermería: revisión de blanco Raciocínio clínico no ensino de graduação em enfermagem: revisão de escopo |
title |
Clinical reasoning in undergraduate nursing education: a scoping review |
spellingShingle |
Clinical reasoning in undergraduate nursing education: a scoping review Menezes, Sáskia Sampaio Cipriano de |
title_short |
Clinical reasoning in undergraduate nursing education: a scoping review |
title_full |
Clinical reasoning in undergraduate nursing education: a scoping review |
title_fullStr |
Clinical reasoning in undergraduate nursing education: a scoping review |
title_full_unstemmed |
Clinical reasoning in undergraduate nursing education: a scoping review |
title_sort |
Clinical reasoning in undergraduate nursing education: a scoping review |
author |
Menezes, Sáskia Sampaio Cipriano de |
author_facet |
Menezes, Sáskia Sampaio Cipriano de Corrêa, Consuelo Garcia Silva, Rita de Cássia Gengo e Cruz, Diná de Almeida Monteiro Lopes da |
author_role |
author |
author2 |
Corrêa, Consuelo Garcia Silva, Rita de Cássia Gengo e Cruz, Diná de Almeida Monteiro Lopes da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Sáskia Sampaio Cipriano de Corrêa, Consuelo Garcia Silva, Rita de Cássia Gengo e Cruz, Diná de Almeida Monteiro Lopes da |
description |
OBJETIVO Este estudo teve como objetivo analisar o estado atual do conhecimento sobre raciocínio clínico no ensino de graduação em enfermagem. MÉTODO Revisão sistemática de escopo mediante estratégia de busca aplicada na base de dados MEDLINE, e análise do material recuperado com extração dos dados por dois revisores independentes. Os dados extraídos foram analisados e sintetizados de forma narrativa. RESULTADOS Das 1380 citações recuperadas na busca, foram mantidas 23 para a revisão, e seus conteúdos foram sintetizados em cinco categorias: 1) a experiência de desenvolver o pensamento crítico/raciocínio clínico/processo de tomada de decisão; 2) estratégias de ensino relacionadas ao desenvolvimento do pensamento crítico/raciocínio clínico/processo de tomada de decisão; 3) mensuração de variáveis relacionadas ao pensamento crítico/raciocínio clínico/processo de tomada de decisão; 4) relacionamento de variáveis envolvidas no pensamento crítico/raciocínio clínico/processo de tomada de decisão; e 5) modelos teóricos de desenvolvimento do pensamento crítico/raciocínio clínico/processo de tomada de decisão por estudantes. CONCLUSÃO O maior desafio para desenvolver o conhecimento sobre o ensino do raciocínio clínico parece ser obter consistência entre as perspectivas teóricas sobre o desenvolvimento de raciocínio clínico e as metodologias, métodos e procedimentos nas iniciativas de pesquisa neste campo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/108431 10.1590/S0080-623420150000600021 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/108431 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-623420150000600021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/108431/106740 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/108431/106741 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 49 n. 6 (2015); 1032-1039 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 49 No. 6 (2015); 1032-1039 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 49 Núm. 6 (2015); 1032-1039 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221738573758464 |