Cenário em simulação realística em saúde: o que é relevante para a sua elaboração?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kaneko, Regina Mayumi Utiyama
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lopes, Maria Helena Baena de Moraes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/159429
Resumo: Se buscó describir las etapas de confección de escenarios, con énfasis en los aspectos más relevantes, según la literatura y las directrices de la The International Nursing Association and Learning y de la Best Evidence Medical Education, las que se discuten y ejemplifican de acuerdo con nuestra experiencia profesional. Fueron descritas y comentadas las siguientes etapas para el diseño de escenarios: planificación, objetivos, estructura y formato de la simulación, descripción del caso y percepción del realismo, predebriefing, debriefing, evaluación, materiales y recursos y piloto. El diseño del escenario basado en buenas prácticas abarca elementos importantes, y cada etapa está íntimamente interconectada e interdependiente en su proceso de creación.
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spelling Cenário em simulação realística em saúde: o que é relevante para a sua elaboração?Realistic health care simulation scenario: what is relevant for its design?Escenario en simulación realística en salud: ¿qué es relevante para su diseño?Simulación de PacienteEntrenamiento SimuladoAprendizajeSeguridad del PacienteSimulação de PacienteTreinamento por SimulaçãoAprendizagemSegurança do PacientePatient SimulationSimulation TrainingLearningPatient SafetySe buscó describir las etapas de confección de escenarios, con énfasis en los aspectos más relevantes, según la literatura y las directrices de la The International Nursing Association and Learning y de la Best Evidence Medical Education, las que se discuten y ejemplifican de acuerdo con nuestra experiencia profesional. Fueron descritas y comentadas las siguientes etapas para el diseño de escenarios: planificación, objetivos, estructura y formato de la simulación, descripción del caso y percepción del realismo, predebriefing, debriefing, evaluación, materiales y recursos y piloto. El diseño del escenario basado en buenas prácticas abarca elementos importantes, y cada etapa está íntimamente interconectada e interdependiente en su proceso de creación.We sought to describe the stages of scenario development with emphasis on the most relevant aspects according to the literature and guidelines of The International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning and Best Evidence Medical Education, which are discussed and exemplified on the basis of our professional experience. The following stages were described and commented on for scenario design: planning, objectives, simulation structure and format, case description and perception of realism, pre-debriefing, debriefing, evaluation, materials and resources, and pilot test. A scenario design based on good practices involves important elements, and each stage is closely interrelated and interdependent in its creation process.Buscou-se descrever as etapas de elaboração de cenários, com destaque para os aspectos mais relevantes, segundo a literatura e as diretrizes da The International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning e da Best Evidence Medical Education, as quais são discutidas e exemplificadas com base em nossa experiência profissional. Foram descritas e comentadas as seguintes etapas para elaboração de cenários: planejamento, objetivos, estrutura e formato da simulação, descrição do caso e percepção do realismo, pre-debriefing, debriefing, avaliação, materiais e recursos e piloto. A elaboração do cenário baseada em boas práticas envolve elementos importantes, e cada etapa está intimamente interligada e interdependente no seu processo de criação.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2019-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/15942910.1590/s1980-220x2018015703453Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 53 (2019); e03453Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 53 (2019); e03453Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 53 (2019); e034531980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/159429/154193https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/159429/154194http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKaneko, Regina Mayumi UtiyamaLopes, Maria Helena Baena de Moraes2019-06-27T14:13:54Zoai:revistas.usp.br:article/159429Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2019-06-27T14:13:54Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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