Constituição de competências para a intervenção no processo saúde-doença da população: desafio ao educador de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cesar Cavalcanti
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Egry, Emiko Yoshikawa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41335
Resumo: Tomando como objeto de estudo a prática educativa - ensino e avaliação - operada no Estágio Rural Integrado da Universidade Federal da Paraíba, os autores discutem sobre a centralidade dos conhecimentos nesta prática educativa e consideram a possibilidade de se implantar processos de ensino e avaliação transformadores, ancorados na abordagem pedagógica por Competências. Propõem a utilização desta abordagem e da metodologia da TIPESC - Teoria da Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva como orientadores dos processos de formação de força de trabalho em saúde e, em particular de enfermagem, visando à constituição de sujeitos críticos e reflexivos que atendam aos requerimentos do Sistema Único de Saúde.
id USP-24_44c864aab03b0008935d547ebf81eb33
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/41335
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Constituição de competências para a intervenção no processo saúde-doença da população: desafio ao educador de enfermagemConstitución de competencias para la intervención del proceso de salud-enfermedad de la población: desafío a el educador de enfermeríaConstitution of knowledge for the intervention of health and disease processe of the population: a challenge for educator in nursingNursing education researchHealth personnelEducational measurementTeacherInvestigacion en educacion de enfermeriaPersonal de saludEvaluacion educationProfesorPesquisa educacional em enfermagemPessoal de saúdeAvaliação educacionalProfessorTomando como objeto de estudo a prática educativa - ensino e avaliação - operada no Estágio Rural Integrado da Universidade Federal da Paraíba, os autores discutem sobre a centralidade dos conhecimentos nesta prática educativa e consideram a possibilidade de se implantar processos de ensino e avaliação transformadores, ancorados na abordagem pedagógica por Competências. Propõem a utilização desta abordagem e da metodologia da TIPESC - Teoria da Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva como orientadores dos processos de formação de força de trabalho em saúde e, em particular de enfermagem, visando à constituição de sujeitos críticos e reflexivos que atendam aos requerimentos do Sistema Único de Saúde.Tomando como objeto de estudio la práctica educativa (docencia y evaluación) operada en el Estagio Rural Integrado de la Universidade Federal da Paraíba, los autores discuten sobre la centralidad de los conocimientos en esta práctica educativa y consideran la posibilidad de implantar procesos de docencia y evaluación transformadores basados en el abordaje pedagógico por competencias. Proponen la utilización de este abordaje y de la metodología de la TIPESC - Teoria de la Intervención Práxica de la Enfermeria en la Salud Colectiva como orientadores de los procesos de formación de fuerza de trabajo en la salud y, en particular, de enfermería, objetivando la constitución de sujetos críticos y reflexivos que atiendan a los requisitos del Sistema Único de Salud, en esta área.Having as an object of study the educational practice - teaching and evaluation - as carried out in the Estágio Rural Integrado of the Federal University of Paraíba, the researchers discuss the relevance of knowledge concerning this educational practice and consider the possibility of implementing processes of teaching and evaluation that may operate transformations. In order to reach this goal, their study is supported by the Competence pedagogical approach. They propose this approach and the methodology underlying TIPESC - Theory of Nursing Practical Intervention in Collective Health - as guiding lines for the processes of the formation and training of health professionals, particularly those in the area of nursing. This aims for the development of critical and reflexive personnel that may respond to the requirements of the Sistema Único de Saúde.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2003-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4133510.1590/S0080-62342003000200002Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 37 n. 2 (2003); 11-16Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 37 No. 2 (2003); 11-16Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 37 Núm. 2 (2003); 11-161980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41335/44906http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Cesar CavalcantiEgry, Emiko Yoshikawa2012-08-31T19:03:20Zoai:revistas.usp.br:article/41335Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T19:03:20Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Constituição de competências para a intervenção no processo saúde-doença da população: desafio ao educador de enfermagem
Constitución de competencias para la intervención del proceso de salud-enfermedad de la población: desafío a el educador de enfermería
Constitution of knowledge for the intervention of health and disease processe of the population: a challenge for educator in nursing
title Constituição de competências para a intervenção no processo saúde-doença da população: desafio ao educador de enfermagem
spellingShingle Constituição de competências para a intervenção no processo saúde-doença da população: desafio ao educador de enfermagem
Silva, Cesar Cavalcanti
Nursing education research
Health personnel
Educational measurement
Teacher
Investigacion en educacion de enfermeria
Personal de salud
Evaluacion education
Profesor
Pesquisa educacional em enfermagem
Pessoal de saúde
Avaliação educacional
Professor
title_short Constituição de competências para a intervenção no processo saúde-doença da população: desafio ao educador de enfermagem
title_full Constituição de competências para a intervenção no processo saúde-doença da população: desafio ao educador de enfermagem
title_fullStr Constituição de competências para a intervenção no processo saúde-doença da população: desafio ao educador de enfermagem
title_full_unstemmed Constituição de competências para a intervenção no processo saúde-doença da população: desafio ao educador de enfermagem
title_sort Constituição de competências para a intervenção no processo saúde-doença da população: desafio ao educador de enfermagem
author Silva, Cesar Cavalcanti
author_facet Silva, Cesar Cavalcanti
Egry, Emiko Yoshikawa
author_role author
author2 Egry, Emiko Yoshikawa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cesar Cavalcanti
Egry, Emiko Yoshikawa
dc.subject.por.fl_str_mv Nursing education research
Health personnel
Educational measurement
Teacher
Investigacion en educacion de enfermeria
Personal de salud
Evaluacion education
Profesor
Pesquisa educacional em enfermagem
Pessoal de saúde
Avaliação educacional
Professor
topic Nursing education research
Health personnel
Educational measurement
Teacher
Investigacion en educacion de enfermeria
Personal de salud
Evaluacion education
Profesor
Pesquisa educacional em enfermagem
Pessoal de saúde
Avaliação educacional
Professor
description Tomando como objeto de estudo a prática educativa - ensino e avaliação - operada no Estágio Rural Integrado da Universidade Federal da Paraíba, os autores discutem sobre a centralidade dos conhecimentos nesta prática educativa e consideram a possibilidade de se implantar processos de ensino e avaliação transformadores, ancorados na abordagem pedagógica por Competências. Propõem a utilização desta abordagem e da metodologia da TIPESC - Teoria da Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva como orientadores dos processos de formação de força de trabalho em saúde e, em particular de enfermagem, visando à constituição de sujeitos críticos e reflexivos que atendam aos requerimentos do Sistema Único de Saúde.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41335
10.1590/S0080-62342003000200002
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41335
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342003000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41335/44906
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 37 n. 2 (2003); 11-16
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 37 No. 2 (2003); 11-16
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 37 Núm. 2 (2003); 11-16
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221731591290881