Constituição de competências para a intervenção no processo saúde-doença da população: desafio ao educador de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41335 |
Resumo: | Tomando como objeto de estudo a prática educativa - ensino e avaliação - operada no Estágio Rural Integrado da Universidade Federal da Paraíba, os autores discutem sobre a centralidade dos conhecimentos nesta prática educativa e consideram a possibilidade de se implantar processos de ensino e avaliação transformadores, ancorados na abordagem pedagógica por Competências. Propõem a utilização desta abordagem e da metodologia da TIPESC - Teoria da Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva como orientadores dos processos de formação de força de trabalho em saúde e, em particular de enfermagem, visando à constituição de sujeitos críticos e reflexivos que atendam aos requerimentos do Sistema Único de Saúde. |
id |
USP-24_44c864aab03b0008935d547ebf81eb33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/41335 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Constituição de competências para a intervenção no processo saúde-doença da população: desafio ao educador de enfermagemConstitución de competencias para la intervención del proceso de salud-enfermedad de la población: desafío a el educador de enfermeríaConstitution of knowledge for the intervention of health and disease processe of the population: a challenge for educator in nursingNursing education researchHealth personnelEducational measurementTeacherInvestigacion en educacion de enfermeriaPersonal de saludEvaluacion educationProfesorPesquisa educacional em enfermagemPessoal de saúdeAvaliação educacionalProfessorTomando como objeto de estudo a prática educativa - ensino e avaliação - operada no Estágio Rural Integrado da Universidade Federal da Paraíba, os autores discutem sobre a centralidade dos conhecimentos nesta prática educativa e consideram a possibilidade de se implantar processos de ensino e avaliação transformadores, ancorados na abordagem pedagógica por Competências. Propõem a utilização desta abordagem e da metodologia da TIPESC - Teoria da Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva como orientadores dos processos de formação de força de trabalho em saúde e, em particular de enfermagem, visando à constituição de sujeitos críticos e reflexivos que atendam aos requerimentos do Sistema Único de Saúde.Tomando como objeto de estudio la práctica educativa (docencia y evaluación) operada en el Estagio Rural Integrado de la Universidade Federal da Paraíba, los autores discuten sobre la centralidad de los conocimientos en esta práctica educativa y consideran la posibilidad de implantar procesos de docencia y evaluación transformadores basados en el abordaje pedagógico por competencias. Proponen la utilización de este abordaje y de la metodología de la TIPESC - Teoria de la Intervención Práxica de la Enfermeria en la Salud Colectiva como orientadores de los procesos de formación de fuerza de trabajo en la salud y, en particular, de enfermería, objetivando la constitución de sujetos críticos y reflexivos que atiendan a los requisitos del Sistema Único de Salud, en esta área.Having as an object of study the educational practice - teaching and evaluation - as carried out in the Estágio Rural Integrado of the Federal University of Paraíba, the researchers discuss the relevance of knowledge concerning this educational practice and consider the possibility of implementing processes of teaching and evaluation that may operate transformations. In order to reach this goal, their study is supported by the Competence pedagogical approach. They propose this approach and the methodology underlying TIPESC - Theory of Nursing Practical Intervention in Collective Health - as guiding lines for the processes of the formation and training of health professionals, particularly those in the area of nursing. This aims for the development of critical and reflexive personnel that may respond to the requirements of the Sistema Único de Saúde.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2003-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4133510.1590/S0080-62342003000200002Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 37 n. 2 (2003); 11-16Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 37 No. 2 (2003); 11-16Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 37 Núm. 2 (2003); 11-161980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41335/44906http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Cesar CavalcantiEgry, Emiko Yoshikawa2012-08-31T19:03:20Zoai:revistas.usp.br:article/41335Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T19:03:20Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Constituição de competências para a intervenção no processo saúde-doença da população: desafio ao educador de enfermagem Constitución de competencias para la intervención del proceso de salud-enfermedad de la población: desafío a el educador de enfermería Constitution of knowledge for the intervention of health and disease processe of the population: a challenge for educator in nursing |
title |
Constituição de competências para a intervenção no processo saúde-doença da população: desafio ao educador de enfermagem |
spellingShingle |
Constituição de competências para a intervenção no processo saúde-doença da população: desafio ao educador de enfermagem Silva, Cesar Cavalcanti Nursing education research Health personnel Educational measurement Teacher Investigacion en educacion de enfermeria Personal de salud Evaluacion education Profesor Pesquisa educacional em enfermagem Pessoal de saúde Avaliação educacional Professor |
title_short |
Constituição de competências para a intervenção no processo saúde-doença da população: desafio ao educador de enfermagem |
title_full |
Constituição de competências para a intervenção no processo saúde-doença da população: desafio ao educador de enfermagem |
title_fullStr |
Constituição de competências para a intervenção no processo saúde-doença da população: desafio ao educador de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Constituição de competências para a intervenção no processo saúde-doença da população: desafio ao educador de enfermagem |
title_sort |
Constituição de competências para a intervenção no processo saúde-doença da população: desafio ao educador de enfermagem |
author |
Silva, Cesar Cavalcanti |
author_facet |
Silva, Cesar Cavalcanti Egry, Emiko Yoshikawa |
author_role |
author |
author2 |
Egry, Emiko Yoshikawa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cesar Cavalcanti Egry, Emiko Yoshikawa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nursing education research Health personnel Educational measurement Teacher Investigacion en educacion de enfermeria Personal de salud Evaluacion education Profesor Pesquisa educacional em enfermagem Pessoal de saúde Avaliação educacional Professor |
topic |
Nursing education research Health personnel Educational measurement Teacher Investigacion en educacion de enfermeria Personal de salud Evaluacion education Profesor Pesquisa educacional em enfermagem Pessoal de saúde Avaliação educacional Professor |
description |
Tomando como objeto de estudo a prática educativa - ensino e avaliação - operada no Estágio Rural Integrado da Universidade Federal da Paraíba, os autores discutem sobre a centralidade dos conhecimentos nesta prática educativa e consideram a possibilidade de se implantar processos de ensino e avaliação transformadores, ancorados na abordagem pedagógica por Competências. Propõem a utilização desta abordagem e da metodologia da TIPESC - Teoria da Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva como orientadores dos processos de formação de força de trabalho em saúde e, em particular de enfermagem, visando à constituição de sujeitos críticos e reflexivos que atendam aos requerimentos do Sistema Único de Saúde. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41335 10.1590/S0080-62342003000200002 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41335 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342003000200002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41335/44906 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 37 n. 2 (2003); 11-16 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 37 No. 2 (2003); 11-16 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 37 Núm. 2 (2003); 11-16 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221731591290881 |