The teaching of nursing and the pedagogic trend

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pettengill, Myriam A. Mandetta
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Silva, Lúcia Marta G. da, Basso, Mariusa, Savonitti, Beatriz H.R.A., Soares, Isabel Cristina Vilela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41037
Resumo: As autoras fazem uma reflexão situando o professor de enfermagem nas diferentes abordagens pedagógicas Tradicional, Cognitivista, Comportamentalista, Humanista, e Sócio-Cultural), com o objetivo de analisar sua aplicação no ensino de enfermagem, contribuindo para que o professor reflita sobre sua prática e a exerça de forma criativa e inovadora.
id USP-24_ae1af517cc90450c69362fb9aa79e847
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/41037
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling The teaching of nursing and the pedagogic trendO professor de enfermagem frente às tendências pedagógicas. Uma breve reflexãoNursingPedagogical approachesEducationEnfermagemEnsinoTeorias pedagógicasAs autoras fazem uma reflexão situando o professor de enfermagem nas diferentes abordagens pedagógicas Tradicional, Cognitivista, Comportamentalista, Humanista, e Sócio-Cultural), com o objetivo de analisar sua aplicação no ensino de enfermagem, contribuindo para que o professor reflita sobre sua prática e a exerça de forma criativa e inovadora.This paper reviews important aspects about teaching nursing, in order to give nursing professionals an outline of the present pedagogical approaches (Traditional, Cognitivist, Behaviorist, Humanistic, Sociocultural), so that they can reflect upon their role as educators.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem1998-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4103710.1590/S0080-62341998000100004Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 32 n. 1 (1998); 16-26Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 32 No. 1 (1998); 16-26Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 32 Núm. 1 (1998); 16-261980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41037/44583http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPettengill, Myriam A. MandettaSilva, Lúcia Marta G. daBasso, MariusaSavonitti, Beatriz H.R.A.Soares, Isabel Cristina Vilela2012-08-31T18:08:32Zoai:revistas.usp.br:article/41037Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T18:08:32Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The teaching of nursing and the pedagogic trend
O professor de enfermagem frente às tendências pedagógicas. Uma breve reflexão
title The teaching of nursing and the pedagogic trend
spellingShingle The teaching of nursing and the pedagogic trend
Pettengill, Myriam A. Mandetta
Nursing
Pedagogical approaches
Education
Enfermagem
Ensino
Teorias pedagógicas
title_short The teaching of nursing and the pedagogic trend
title_full The teaching of nursing and the pedagogic trend
title_fullStr The teaching of nursing and the pedagogic trend
title_full_unstemmed The teaching of nursing and the pedagogic trend
title_sort The teaching of nursing and the pedagogic trend
author Pettengill, Myriam A. Mandetta
author_facet Pettengill, Myriam A. Mandetta
Silva, Lúcia Marta G. da
Basso, Mariusa
Savonitti, Beatriz H.R.A.
Soares, Isabel Cristina Vilela
author_role author
author2 Silva, Lúcia Marta G. da
Basso, Mariusa
Savonitti, Beatriz H.R.A.
Soares, Isabel Cristina Vilela
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pettengill, Myriam A. Mandetta
Silva, Lúcia Marta G. da
Basso, Mariusa
Savonitti, Beatriz H.R.A.
Soares, Isabel Cristina Vilela
dc.subject.por.fl_str_mv Nursing
Pedagogical approaches
Education
Enfermagem
Ensino
Teorias pedagógicas
topic Nursing
Pedagogical approaches
Education
Enfermagem
Ensino
Teorias pedagógicas
description As autoras fazem uma reflexão situando o professor de enfermagem nas diferentes abordagens pedagógicas Tradicional, Cognitivista, Comportamentalista, Humanista, e Sócio-Cultural), com o objetivo de analisar sua aplicação no ensino de enfermagem, contribuindo para que o professor reflita sobre sua prática e a exerça de forma criativa e inovadora.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41037
10.1590/S0080-62341998000100004
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41037
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62341998000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41037/44583
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 32 n. 1 (1998); 16-26
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 32 No. 1 (1998); 16-26
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 32 Núm. 1 (1998); 16-26
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221730277425152