Contribution to the development of nursing political-pedagogic projects

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saupe, Rosita
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Alves, Elioenai Dornelles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1450
Resumo: A partir da conceituação de projeto e projeto político-pedagógico, apresenta uma proposta para sua construção fundamentada em marcos. Os marcos indicados incluem: o referencial, o filosófico, o conceitual e o estrutural. O marco referencial é o ponto de partida, ou seja, o conhecimento e crítica da realidade; o marco filosófico representa as crenças e valores da comunidade envolvida no projeto; o marco conceitual é representado pela teoria ou conceitos que dão suporte à proposta; e, finalmente o marco estrutural estabelece as competências e o perfil do profissional a ser formado e a opção metodológica para organização e desenvolvimento das matérias e disciplinas. A teoria da ação comunicativa, de Habermas, é proposta como metodologia para a construção de projetos.
id USP-38_6dcb2cdcfc48e6f3145d51d32aaa436c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1450
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Contribution to the development of nursing political-pedagogic projectsContribuição à construção de projetos político-pedagógicos na enfermagemContricución a la construcción de proyectos político-pedagógicos en la enfermeríaeducaçãoenfermagemeducaciónenfermeríaeducationnursingA partir da conceituação de projeto e projeto político-pedagógico, apresenta uma proposta para sua construção fundamentada em marcos. Os marcos indicados incluem: o referencial, o filosófico, o conceitual e o estrutural. O marco referencial é o ponto de partida, ou seja, o conhecimento e crítica da realidade; o marco filosófico representa as crenças e valores da comunidade envolvida no projeto; o marco conceitual é representado pela teoria ou conceitos que dão suporte à proposta; e, finalmente o marco estrutural estabelece as competências e o perfil do profissional a ser formado e a opção metodológica para organização e desenvolvimento das matérias e disciplinas. A teoria da ação comunicativa, de Habermas, é proposta como metodologia para a construção de projetos.Based on the concepts of project and political-pedagogic project, authors presented a proposal for the development of such a project. The framework includes: the reference, the philosophy, the concept and the structure. The reference is the starting point, meaning the knowledge and critical view of reality; the philosophy represents the faiths and the community's values involved in the project; the concept represents the theory that gives support to the proposal; and, finally the structure establishes the competences and the profile of the professional to be formed as well as the methodologic option for the organization and development of courses and disciplines. The Habermas' theory of communicative action is proposed as a methodology for the development of projects.A partir de la conceptualización del Proyecto Político-pedagógico presenta una propuesta para su construcción fundamentada en marcos. Los marcos indicados incluyen: el referencial filosófico, conceptual y el estructural. El marco referencial constituye el punto de partida o sea, el conocimiento y crítica de la realidad; el marco filosófico representa las creencias e valores de la comunidad presentes en el proyecto, el marco conceptual esta representado por la teoria o conceptos que dan soporte a la propuesta y finalmente el marco estructural establece las competencias y el perfil del profesional a ser formado y la opción metodológica para la organización y el desarrollo de las materias y disciplinas. La teoría de la acción comunicativa de Habermas, constituye la propuesta como metodología para la construcción de proyectos.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2000-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/145010.1590/S0104-11692000000200010Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 8 n. 2 (2000); 60-67Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 Núm. 2 (2000); 60-67Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 No. 2 (2000); 60-671518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1450/1484Saupe, RositaAlves, Elioenai Dornellesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T13:31:32Zoai:revistas.usp.br:article/1450Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T13:31:32Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribution to the development of nursing political-pedagogic projects
Contribuição à construção de projetos político-pedagógicos na enfermagem
Contricución a la construcción de proyectos político-pedagógicos en la enfermería
title Contribution to the development of nursing political-pedagogic projects
spellingShingle Contribution to the development of nursing political-pedagogic projects
Saupe, Rosita
educação
enfermagem
educación
enfermería
education
nursing
title_short Contribution to the development of nursing political-pedagogic projects
title_full Contribution to the development of nursing political-pedagogic projects
title_fullStr Contribution to the development of nursing political-pedagogic projects
title_full_unstemmed Contribution to the development of nursing political-pedagogic projects
title_sort Contribution to the development of nursing political-pedagogic projects
author Saupe, Rosita
author_facet Saupe, Rosita
Alves, Elioenai Dornelles
author_role author
author2 Alves, Elioenai Dornelles
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saupe, Rosita
Alves, Elioenai Dornelles
dc.subject.por.fl_str_mv educação
enfermagem
educación
enfermería
education
nursing
topic educação
enfermagem
educación
enfermería
education
nursing
description A partir da conceituação de projeto e projeto político-pedagógico, apresenta uma proposta para sua construção fundamentada em marcos. Os marcos indicados incluem: o referencial, o filosófico, o conceitual e o estrutural. O marco referencial é o ponto de partida, ou seja, o conhecimento e crítica da realidade; o marco filosófico representa as crenças e valores da comunidade envolvida no projeto; o marco conceitual é representado pela teoria ou conceitos que dão suporte à proposta; e, finalmente o marco estrutural estabelece as competências e o perfil do profissional a ser formado e a opção metodológica para organização e desenvolvimento das matérias e disciplinas. A teoria da ação comunicativa, de Habermas, é proposta como metodologia para a construção de projetos.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1450
10.1590/S0104-11692000000200010
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1450
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692000000200010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1450/1484
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 8 n. 2 (2000); 60-67
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 Núm. 2 (2000); 60-67
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 No. 2 (2000); 60-67
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222837205630976