O ensino de conteúdos atitudinais na formação inicial do enfermeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40445 |
Resumo: | Pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa que teve como objetivo investigar o ensino dos conteúdos atitudinais ministrado por docentes de uma instituição pública na formação inicial do enfermeiro. Foi realizada na Escola de Enfermagem da USP, com nove docentes do bacharelado em enfermagem e membros do Grupo de Apoio Pedagógico. Após aprovação do projeto, os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada e analisados por meio da análise de Conteúdo. Os conteúdos atitudinais por não se inserirem nos conteúdos programáticos das disciplinas são trabalhados por iniciativa individual dos docentes que utilizam diferentes estratégias, em sala de aula ou em campo de prática. No processo de ensino os docentes encontram possibilidades e limites relacionados à instituição, aos docentes e aos estudantes. A grande dificuldade consiste na avaliação dos conteúdos atitudinais. Trabalhar atitudes como objetivos de aprendizagem e construir instrumentos adequados de avaliação é a meta a ser considerada no currículo novo. |
id |
USP-24_dd57d1962b62cf0bdd01a025cf5344aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/40445 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de conteúdos atitudinais na formação inicial do enfermeiroLa enseñanza de los contenidos actitudinales en la formación de enfermerasThe teaching of attitudinal content in higher education of nursingTeachingEducation^i2^snursAttitudeEnseñanzaEducación en enfermeríaActitudEnsinoEducação em enfermagemAtitudePesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa que teve como objetivo investigar o ensino dos conteúdos atitudinais ministrado por docentes de uma instituição pública na formação inicial do enfermeiro. Foi realizada na Escola de Enfermagem da USP, com nove docentes do bacharelado em enfermagem e membros do Grupo de Apoio Pedagógico. Após aprovação do projeto, os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada e analisados por meio da análise de Conteúdo. Os conteúdos atitudinais por não se inserirem nos conteúdos programáticos das disciplinas são trabalhados por iniciativa individual dos docentes que utilizam diferentes estratégias, em sala de aula ou em campo de prática. No processo de ensino os docentes encontram possibilidades e limites relacionados à instituição, aos docentes e aos estudantes. A grande dificuldade consiste na avaliação dos conteúdos atitudinais. Trabalhar atitudes como objetivos de aprendizagem e construir instrumentos adequados de avaliação é a meta a ser considerada no currículo novo.La investigación cualitativa, de tipo exploratorio y descriptivo, con el objetivo de investigar la enseñanza de los contenidos actitudinales en la formación de las enfermeras por los profesores en una escuela pública de la enfermería. Se celebró en la Escola de Enfermagem da USP, con nueve profesores de bachillerato de enfermería y miembros de lo Grupo de Apoio Pedagógico. Después de la aprobación del proyecto, los datos fueron recolectados por médio de entrevistas semi-estructuradas y analizados utilizando el análisis de contenido. El contenido de actitud por no entrar en el programa de los cursos se trabajó en la iniciativa de los profesores que utilizan diferentes estrategias en el aula o en el campo de la práctica. En el proceso de enseñanza los profesores encontraran posibilidades y limitaciones relacionadas con la institución, los profesores y estudiantes. La principal dificultad es la evaluación de los contenidos actitudinales. Trabajar las actitudes como los objetivos de aprendizaje y crear las herramientas adecuadas es el objetivo a considerar en el nuevo currículo.Qualitative research, exploratory and descriptive, had the aim to investigate teaching of the attitudinal content on training of nurses by professors in a public school of nursing. It was held at the Escola de Enfermagem da USP, with nine teachers in nursing baccalaureate and members of Grupo de Apoio Pedagógico. After approval of the project, data were collected through semi-structured interviews and analyzed using content analysis. For want of insertion of the attitudinal contents in the courses programs, they are worked by the individual teacher's initiative that uses different strategies in the classroom or on the practice field. In the process of teaching teachers found possibilities and limitations related to the institution, teachers and students. The major difficulty is the assessment of attitudinal content. Work attitudes as learning objectives and build the right tools is the goal to be considered in the new curriculum.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4044510.1590/S0080-62342009000600015Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 43 (2009): Número Especial 2; 1232-1237Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 (2009): special issue 2; 1232-1237Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 (2009): Número especial 2; 1232-12371980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40445/43458https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40445/43459http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNosow, VitorPüschel, Vilanice Alves de Araújo2012-08-29T20:29:19Zoai:revistas.usp.br:article/40445Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-29T20:29:19Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de conteúdos atitudinais na formação inicial do enfermeiro La enseñanza de los contenidos actitudinales en la formación de enfermeras The teaching of attitudinal content in higher education of nursing |
title |
O ensino de conteúdos atitudinais na formação inicial do enfermeiro |
spellingShingle |
O ensino de conteúdos atitudinais na formação inicial do enfermeiro Nosow, Vitor Teaching Education^i2^snurs Attitude Enseñanza Educación en enfermería Actitud Ensino Educação em enfermagem Atitude |
title_short |
O ensino de conteúdos atitudinais na formação inicial do enfermeiro |
title_full |
O ensino de conteúdos atitudinais na formação inicial do enfermeiro |
title_fullStr |
O ensino de conteúdos atitudinais na formação inicial do enfermeiro |
title_full_unstemmed |
O ensino de conteúdos atitudinais na formação inicial do enfermeiro |
title_sort |
O ensino de conteúdos atitudinais na formação inicial do enfermeiro |
author |
Nosow, Vitor |
author_facet |
Nosow, Vitor Püschel, Vilanice Alves de Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Püschel, Vilanice Alves de Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nosow, Vitor Püschel, Vilanice Alves de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teaching Education^i2^snurs Attitude Enseñanza Educación en enfermería Actitud Ensino Educação em enfermagem Atitude |
topic |
Teaching Education^i2^snurs Attitude Enseñanza Educación en enfermería Actitud Ensino Educação em enfermagem Atitude |
description |
Pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa que teve como objetivo investigar o ensino dos conteúdos atitudinais ministrado por docentes de uma instituição pública na formação inicial do enfermeiro. Foi realizada na Escola de Enfermagem da USP, com nove docentes do bacharelado em enfermagem e membros do Grupo de Apoio Pedagógico. Após aprovação do projeto, os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada e analisados por meio da análise de Conteúdo. Os conteúdos atitudinais por não se inserirem nos conteúdos programáticos das disciplinas são trabalhados por iniciativa individual dos docentes que utilizam diferentes estratégias, em sala de aula ou em campo de prática. No processo de ensino os docentes encontram possibilidades e limites relacionados à instituição, aos docentes e aos estudantes. A grande dificuldade consiste na avaliação dos conteúdos atitudinais. Trabalhar atitudes como objetivos de aprendizagem e construir instrumentos adequados de avaliação é a meta a ser considerada no currículo novo. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40445 10.1590/S0080-62342009000600015 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40445 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342009000600015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40445/43458 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40445/43459 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 43 (2009): Número Especial 2; 1232-1237 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 (2009): special issue 2; 1232-1237 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 (2009): Número especial 2; 1232-1237 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221725669982208 |