Jogo e pluralidade cultural: estudo exploratório com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte e Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16604 |
Resumo: | Este estudo procura verificar se e como se explicita o jogo como caminho para vivenciar o tema transversal pluralidade cultural, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o 1o. e 2o. ciclo do Ensino Fundamental, em particular nos documentos “Educação Física” e “Arte”. Empregando uma metodologia qualitativa, com referencial teórico interdisciplinar, a pesquisa procura intersecções entre os documentos de Arte e de Educação Física dos PCNs que indiquem a presença efetiva da transversalidade, tendo como substrato o referencial teórico sobre jogo. Conclui que jogo e atividade lúdica, aplicados de forma interdisciplinar nas áreas de Arte e Educação Física, podem ser ferramentas para a vivência e a implementação do tema transversal Pluralidade Cultural nas escolas, e suas decorrências, como o trabalho sobre a tolerância e a formação do docente, em todos os níveis escolares. |
id |
USP-35_10ddfbee4704f8e9320ece7c4c0db097 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/16604 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Jogo e pluralidade cultural: estudo exploratório com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte e Educação Física Play and cultural plurality: an exploratory study based on the National Curricular Parameters of art and physical education JogoArteEducação físicaPluralidade culturalPlayArtPhysical educationCultural pluralityNational Curricular Parameters Este estudo procura verificar se e como se explicita o jogo como caminho para vivenciar o tema transversal pluralidade cultural, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o 1o. e 2o. ciclo do Ensino Fundamental, em particular nos documentos “Educação Física” e “Arte”. Empregando uma metodologia qualitativa, com referencial teórico interdisciplinar, a pesquisa procura intersecções entre os documentos de Arte e de Educação Física dos PCNs que indiquem a presença efetiva da transversalidade, tendo como substrato o referencial teórico sobre jogo. Conclui que jogo e atividade lúdica, aplicados de forma interdisciplinar nas áreas de Arte e Educação Física, podem ser ferramentas para a vivência e a implementação do tema transversal Pluralidade Cultural nas escolas, e suas decorrências, como o trabalho sobre a tolerância e a formação do docente, em todos os níveis escolares. The purpose of this study is to evaluate if and how play, as a way to experience the transversal theme Cultural Plurality, is accounted in the document of Physical Education and Arts National Curricular Parameters (Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs) for the 1st and 2nd cycle of the Elementary School. It was employed a qualitative methodology, in an interdisciplinary approach. Taking “play” as an indication of effective transversal relation among PCNs, the research seeked intersections between the documents “Art” and “Physical Education”. It was concluded that play and “ludo” activities may be tools to experience and to implement the transversal theme Cultural Plurality in schools, such as Education for Tolerance and teacher training, at all school levels. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1660410.1590/S1807-55092005000400003Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 19 n. 4 (2005); 285-293 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 19 Núm. 4 (2005); 285-293 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 19 No. 4 (2005); 285-293 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16604/18317Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessKnijnik, Selma Carneiro FelippeKnijnik, Jorge Dorfman2012-05-22T12:22:47Zoai:revistas.usp.br:article/16604Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:22:47Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogo e pluralidade cultural: estudo exploratório com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte e Educação Física Play and cultural plurality: an exploratory study based on the National Curricular Parameters of art and physical education |
title |
Jogo e pluralidade cultural: estudo exploratório com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte e Educação Física |
spellingShingle |
Jogo e pluralidade cultural: estudo exploratório com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte e Educação Física Knijnik, Selma Carneiro Felippe Jogo Arte Educação física Pluralidade cultural Play Art Physical education Cultural plurality National Curricular Parameters |
title_short |
Jogo e pluralidade cultural: estudo exploratório com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte e Educação Física |
title_full |
Jogo e pluralidade cultural: estudo exploratório com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte e Educação Física |
title_fullStr |
Jogo e pluralidade cultural: estudo exploratório com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte e Educação Física |
title_full_unstemmed |
Jogo e pluralidade cultural: estudo exploratório com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte e Educação Física |
title_sort |
Jogo e pluralidade cultural: estudo exploratório com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte e Educação Física |
author |
Knijnik, Selma Carneiro Felippe |
author_facet |
Knijnik, Selma Carneiro Felippe Knijnik, Jorge Dorfman |
author_role |
author |
author2 |
Knijnik, Jorge Dorfman |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Knijnik, Selma Carneiro Felippe Knijnik, Jorge Dorfman |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogo Arte Educação física Pluralidade cultural Play Art Physical education Cultural plurality National Curricular Parameters |
topic |
Jogo Arte Educação física Pluralidade cultural Play Art Physical education Cultural plurality National Curricular Parameters |
description |
Este estudo procura verificar se e como se explicita o jogo como caminho para vivenciar o tema transversal pluralidade cultural, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o 1o. e 2o. ciclo do Ensino Fundamental, em particular nos documentos “Educação Física” e “Arte”. Empregando uma metodologia qualitativa, com referencial teórico interdisciplinar, a pesquisa procura intersecções entre os documentos de Arte e de Educação Física dos PCNs que indiquem a presença efetiva da transversalidade, tendo como substrato o referencial teórico sobre jogo. Conclui que jogo e atividade lúdica, aplicados de forma interdisciplinar nas áreas de Arte e Educação Física, podem ser ferramentas para a vivência e a implementação do tema transversal Pluralidade Cultural nas escolas, e suas decorrências, como o trabalho sobre a tolerância e a formação do docente, em todos os níveis escolares. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16604 10.1590/S1807-55092005000400003 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16604 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1807-55092005000400003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16604/18317 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 19 n. 4 (2005); 285-293 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 19 Núm. 4 (2005); 285-293 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 19 No. 4 (2005); 285-293 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222930238439424 |