Jogo e pluralidade cultural: estudo exploratório com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte e Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Knijnik, Selma Carneiro Felippe
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Knijnik, Jorge Dorfman
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16604
Resumo: Este estudo procura verificar se e como se explicita o jogo como caminho para vivenciar o tema transversal pluralidade cultural, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o 1o. e 2o. ciclo do Ensino Fundamental, em particular nos documentos “Educação Física” e “Arte”. Empregando uma metodologia qualitativa, com referencial teórico interdisciplinar, a pesquisa procura intersecções entre os documentos de Arte e de Educação Física dos PCNs que indiquem a presença efetiva da transversalidade, tendo como substrato o referencial teórico sobre jogo. Conclui que jogo e atividade lúdica, aplicados de forma interdisciplinar nas áreas de Arte e Educação Física, podem ser ferramentas para a vivência e a implementação do tema transversal Pluralidade Cultural nas escolas, e suas decorrências, como o trabalho sobre a tolerância e a formação do docente, em todos os níveis escolares.
id USP-35_10ddfbee4704f8e9320ece7c4c0db097
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16604
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Jogo e pluralidade cultural: estudo exploratório com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte e Educação Física Play and cultural plurality: an exploratory study based on the National Curricular Parameters of art and physical education JogoArteEducação físicaPluralidade culturalPlayArtPhysical educationCultural pluralityNational Curricular Parameters Este estudo procura verificar se e como se explicita o jogo como caminho para vivenciar o tema transversal pluralidade cultural, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o 1o. e 2o. ciclo do Ensino Fundamental, em particular nos documentos “Educação Física” e “Arte”. Empregando uma metodologia qualitativa, com referencial teórico interdisciplinar, a pesquisa procura intersecções entre os documentos de Arte e de Educação Física dos PCNs que indiquem a presença efetiva da transversalidade, tendo como substrato o referencial teórico sobre jogo. Conclui que jogo e atividade lúdica, aplicados de forma interdisciplinar nas áreas de Arte e Educação Física, podem ser ferramentas para a vivência e a implementação do tema transversal Pluralidade Cultural nas escolas, e suas decorrências, como o trabalho sobre a tolerância e a formação do docente, em todos os níveis escolares. The purpose of this study is to evaluate if and how play, as a way to experience the transversal theme Cultural Plurality, is accounted in the document of Physical Education and Arts National Curricular Parameters (Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs) for the 1st and 2nd cycle of the Elementary School. It was employed a qualitative methodology, in an interdisciplinary approach. Taking “play” as an indication of effective transversal relation among PCNs, the research seeked intersections between the documents “Art” and “Physical Education”. It was concluded that play and “ludo” activities may be tools to experience and to implement the transversal theme Cultural Plurality in schools, such as Education for Tolerance and teacher training, at all school levels. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1660410.1590/S1807-55092005000400003Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 19 n. 4 (2005); 285-293 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 19 Núm. 4 (2005); 285-293 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 19 No. 4 (2005); 285-293 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16604/18317Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessKnijnik, Selma Carneiro FelippeKnijnik, Jorge Dorfman2012-05-22T12:22:47Zoai:revistas.usp.br:article/16604Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:22:47Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogo e pluralidade cultural: estudo exploratório com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte e Educação Física
Play and cultural plurality: an exploratory study based on the National Curricular Parameters of art and physical education
title Jogo e pluralidade cultural: estudo exploratório com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte e Educação Física
spellingShingle Jogo e pluralidade cultural: estudo exploratório com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte e Educação Física
Knijnik, Selma Carneiro Felippe
Jogo
Arte
Educação física
Pluralidade cultural
Play
Art
Physical education
Cultural plurality
National Curricular Parameters
title_short Jogo e pluralidade cultural: estudo exploratório com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte e Educação Física
title_full Jogo e pluralidade cultural: estudo exploratório com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte e Educação Física
title_fullStr Jogo e pluralidade cultural: estudo exploratório com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte e Educação Física
title_full_unstemmed Jogo e pluralidade cultural: estudo exploratório com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte e Educação Física
title_sort Jogo e pluralidade cultural: estudo exploratório com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte e Educação Física
author Knijnik, Selma Carneiro Felippe
author_facet Knijnik, Selma Carneiro Felippe
Knijnik, Jorge Dorfman
author_role author
author2 Knijnik, Jorge Dorfman
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Knijnik, Selma Carneiro Felippe
Knijnik, Jorge Dorfman
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo
Arte
Educação física
Pluralidade cultural
Play
Art
Physical education
Cultural plurality
National Curricular Parameters
topic Jogo
Arte
Educação física
Pluralidade cultural
Play
Art
Physical education
Cultural plurality
National Curricular Parameters
description Este estudo procura verificar se e como se explicita o jogo como caminho para vivenciar o tema transversal pluralidade cultural, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o 1o. e 2o. ciclo do Ensino Fundamental, em particular nos documentos “Educação Física” e “Arte”. Empregando uma metodologia qualitativa, com referencial teórico interdisciplinar, a pesquisa procura intersecções entre os documentos de Arte e de Educação Física dos PCNs que indiquem a presença efetiva da transversalidade, tendo como substrato o referencial teórico sobre jogo. Conclui que jogo e atividade lúdica, aplicados de forma interdisciplinar nas áreas de Arte e Educação Física, podem ser ferramentas para a vivência e a implementação do tema transversal Pluralidade Cultural nas escolas, e suas decorrências, como o trabalho sobre a tolerância e a formação do docente, em todos os níveis escolares.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16604
10.1590/S1807-55092005000400003
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16604
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092005000400003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16604/18317
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 19 n. 4 (2005); 285-293
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 19 Núm. 4 (2005); 285-293
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 19 No. 4 (2005); 285-293
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222930238439424