As etapas da carreira docente e o processo de formação continuada de professores de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Fernanda
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Hunger, Dagmar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45902
Resumo: Nesta pesquisa, de natureza qualitativa, objetivou-se analisar os significados atribuídos por professores de Educação Física escolar à relação entre a formação continuada e as etapas do desenvolvimento profissional. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito professores da rede pública estadual de Bauru/SP. Os dados foram analisados seguindo o referencial teórico de Huberman (2000), relativamente ao conceito de ciclos de vida profissional, e constatou-se que assim como ocorre com outros fatores da carreira docente, em relação à dimensão da formação continuada os professores também apresentam necessidades diferentes em cada momento profissional. Em síntese conclui-se: na fase de iniciação à docência buscam ações formativas para aprimorar a prática pedagógica; fase de estabilização: solucionar os problemas do contexto educacional e disseminar os conteúdos acadêmicos entre os professores escolares; fase de diversificação: embasamento para trabalhar novos conteúdos e atualização constante diante das novidades educacionais; serenidade/desinvestimento: necessidade de frequentar atividades formativas em espaços diferentes da escola.
id USP-35_9ca75b6d3ea2e7a7d5f6ae7fbdbd50e0
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/45902
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling As etapas da carreira docente e o processo de formação continuada de professores de Educação FísicaEtapas de la carrera docente y el proceso de formación continua de los profesores de Educación FísicaStages of teaching career and the process of continuing education of Physical Education teachersFormação docenteCiclos de desenvolvimento profissionalEducação física escolarFormación del profesoradoLos ciclos de desarrollo profesionalLa educación físicaTeacher educationProfessional development cyclesPhysical education in the schoolNesta pesquisa, de natureza qualitativa, objetivou-se analisar os significados atribuídos por professores de Educação Física escolar à relação entre a formação continuada e as etapas do desenvolvimento profissional. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito professores da rede pública estadual de Bauru/SP. Os dados foram analisados seguindo o referencial teórico de Huberman (2000), relativamente ao conceito de ciclos de vida profissional, e constatou-se que assim como ocorre com outros fatores da carreira docente, em relação à dimensão da formação continuada os professores também apresentam necessidades diferentes em cada momento profissional. Em síntese conclui-se: na fase de iniciação à docência buscam ações formativas para aprimorar a prática pedagógica; fase de estabilização: solucionar os problemas do contexto educacional e disseminar os conteúdos acadêmicos entre os professores escolares; fase de diversificação: embasamento para trabalhar novos conteúdos e atualização constante diante das novidades educacionais; serenidade/desinvestimento: necessidade de frequentar atividades formativas em espaços diferentes da escola.In this research, qualitative, aimed to analyze the meanings assigned by Physical Education teachers to the relationship between continuing education and professional development stages. Semi-structured interviews were conducted with eight state public school teachers of Bauru/SP. The data were analyzed following the theory referential of Huberman (2000), relatively to the concept of professional life cycles, and found that as well as other factors of the teaching career, on the extent of continuing education teachers also have different needs at each moment professional. In summary concluded: the early stage to teaching, they seek activities to improve pedagogical practice; stabilization phase: to solve problems in the educational context and to disseminate the academic content between teachers; diversification phase: to provide a basis to work new content and to make constant updates according to educational innovations; serenity/exit: they feel the need to attend training activities in different spaces of the school.Esta investigación, de naturaleza cualitativa, tuvo como objetivo analizar los significados asignados por los profesores de educación física en la relación entre formación continua y medidas de desarrollo profesional. Entrevistas semiestructuradas se realizaron con ocho maestros de escuelas públicas en Bauru / SP. Los datos fueron analizados siguiendo el marco teórico de Huberman (2000), por el concepto de ciclo de vida, y se encontró que al igual que con otros factores de la carrera docente, en la medida de los maestros de educación continua también tienen necesidades de trabajo diferente en cada momento profesional. En resumen, llegamos a la conclusión: en la etapa de iniciación los docentes buscan actividades de capacitación para mejorar la práctica docente; fase de estabilización: la solución de problemas del contexto educativo y para difundir el contenido académico de los maestros de escuela; fase de diversificación: las bases para un nuevo contenido a trabajar y actualización constante de noticias sobre la educación, la serenidad / desinversión: la necesidad de asistir a las actividades de capacitación en diferentes espacios de la escuela.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/4590210.1590/S1807-55092012000200014Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 26 n. 2 (2012); 323-338Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 26 Núm. 2 (2012); 323-338Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 26 No. 2 (2012); 323-3381981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45902/49505Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessRossi, FernandaHunger, Dagmar2012-10-11T16:24:22Zoai:revistas.usp.br:article/45902Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-10-11T16:24:22Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv As etapas da carreira docente e o processo de formação continuada de professores de Educação Física
Etapas de la carrera docente y el proceso de formación continua de los profesores de Educación Física
Stages of teaching career and the process of continuing education of Physical Education teachers
title As etapas da carreira docente e o processo de formação continuada de professores de Educação Física
spellingShingle As etapas da carreira docente e o processo de formação continuada de professores de Educação Física
Rossi, Fernanda
Formação docente
Ciclos de desenvolvimento profissional
Educação física escolar
Formación del profesorado
Los ciclos de desarrollo profesional
La educación física
Teacher education
Professional development cycles
Physical education in the school
title_short As etapas da carreira docente e o processo de formação continuada de professores de Educação Física
title_full As etapas da carreira docente e o processo de formação continuada de professores de Educação Física
title_fullStr As etapas da carreira docente e o processo de formação continuada de professores de Educação Física
title_full_unstemmed As etapas da carreira docente e o processo de formação continuada de professores de Educação Física
title_sort As etapas da carreira docente e o processo de formação continuada de professores de Educação Física
author Rossi, Fernanda
author_facet Rossi, Fernanda
Hunger, Dagmar
author_role author
author2 Hunger, Dagmar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Fernanda
Hunger, Dagmar
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Ciclos de desenvolvimento profissional
Educação física escolar
Formación del profesorado
Los ciclos de desarrollo profesional
La educación física
Teacher education
Professional development cycles
Physical education in the school
topic Formação docente
Ciclos de desenvolvimento profissional
Educação física escolar
Formación del profesorado
Los ciclos de desarrollo profesional
La educación física
Teacher education
Professional development cycles
Physical education in the school
description Nesta pesquisa, de natureza qualitativa, objetivou-se analisar os significados atribuídos por professores de Educação Física escolar à relação entre a formação continuada e as etapas do desenvolvimento profissional. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito professores da rede pública estadual de Bauru/SP. Os dados foram analisados seguindo o referencial teórico de Huberman (2000), relativamente ao conceito de ciclos de vida profissional, e constatou-se que assim como ocorre com outros fatores da carreira docente, em relação à dimensão da formação continuada os professores também apresentam necessidades diferentes em cada momento profissional. Em síntese conclui-se: na fase de iniciação à docência buscam ações formativas para aprimorar a prática pedagógica; fase de estabilização: solucionar os problemas do contexto educacional e disseminar os conteúdos acadêmicos entre os professores escolares; fase de diversificação: embasamento para trabalhar novos conteúdos e atualização constante diante das novidades educacionais; serenidade/desinvestimento: necessidade de frequentar atividades formativas em espaços diferentes da escola.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45902
10.1590/S1807-55092012000200014
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45902
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092012000200014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45902/49505
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 26 n. 2 (2012); 323-338
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 26 Núm. 2 (2012); 323-338
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 26 No. 2 (2012); 323-338
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222931971735552