Discourse, Media and Education: Possible Ways
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97431 |
Resumo: | O processo de ensino-aprendizagem não pode ignorar as transformações pelas quais passa a realidade. É preciso que a escola se aproxime dos fatos reais e os traga para a sala de aula, promovendo uma reflexão sobre eles. Dentre as várias abordagens que podem ser tratadas pela instituição escolar, escolhemos as mídias, que cada vez mais se fazem presentes no dia a dia dos cidadãos. Este artigo objetiva algumas reflexões sobre os possíveis diálogos entre discurso, mídia e ensino, considerando que se devem trazer para a sala de aula as diferentes linguagens, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento de competências e habilidades de leitura e de produção dos diferentes discursos que permeiam a sociedade contemporânea. Para atingir este objetivo, buscamos dialogar com os estudos de Maingueneau (2004, 2014) no que diz respeito ao discurso, Martin-Barbero (1996, 2012) e Setton (2011) no tocante às mídias, e Silva (2011) e Sanfelice (2009), no que se refere à interação e sala de aula. A partir dessas notas sobre as interfaces entre discurso, mídia e ensino, é possível afirmar que a inserção das mídias nos diferentes suportes torna de fato o ensino-aprendizagem mais significativo para os sujeitos envolvidos nesse processo. |
id |
USP-36_d4db9c795ff9b8182107191cbfda5503 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/97431 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Discourse, Media and Education: Possible WaysDiscurso, mídias e ensino: caminhos possíveisInterfacesDiscourseMediaEducation.interfacesdiscursomídiaensino.O processo de ensino-aprendizagem não pode ignorar as transformações pelas quais passa a realidade. É preciso que a escola se aproxime dos fatos reais e os traga para a sala de aula, promovendo uma reflexão sobre eles. Dentre as várias abordagens que podem ser tratadas pela instituição escolar, escolhemos as mídias, que cada vez mais se fazem presentes no dia a dia dos cidadãos. Este artigo objetiva algumas reflexões sobre os possíveis diálogos entre discurso, mídia e ensino, considerando que se devem trazer para a sala de aula as diferentes linguagens, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento de competências e habilidades de leitura e de produção dos diferentes discursos que permeiam a sociedade contemporânea. Para atingir este objetivo, buscamos dialogar com os estudos de Maingueneau (2004, 2014) no que diz respeito ao discurso, Martin-Barbero (1996, 2012) e Setton (2011) no tocante às mídias, e Silva (2011) e Sanfelice (2009), no que se refere à interação e sala de aula. A partir dessas notas sobre as interfaces entre discurso, mídia e ensino, é possível afirmar que a inserção das mídias nos diferentes suportes torna de fato o ensino-aprendizagem mais significativo para os sujeitos envolvidos nesse processo.The teaching-learning process cannot ignore the changes of reality. It is necessary that the school moves closer to the actual facts and brings them to the classroom in order to promote a reflection. Among several approaches existing at the school, we chose the media, which is increasingly present in the citizens’ life. This article proposes reflections on the possible dialogue among speech, media and education, considering that different languages should be included in the classroom so that can development of reading competence and skills and the production of different discourses that permeate the contemporary society. To achieve this goal we aim to dialogue with the studies of Maingueneau (2004, 2014), considering the discourse theoretical frame, Martin-Barbero (1996, 2012) and Setton (2011) concerning media studies and Silva (2011) and Sanfelice (2009) with regard to interaction and classroom. From these, taking into account the concepts of speech, media and education, we can say that the use of the media enable the most significant teaching-learning for those involved in this process.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/9743110.11606/issn.2236-4242.v28i1p159-175Linha D'Água; v. 28 n. 1 (2015): Tecnologias digitais no ensino de Língua Portuguesa; 159-1752236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97431/98233https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97431/148635Copyright (c) 2015 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Sandro Luis2022-03-25T13:46:04Zoai:revistas.usp.br:article/97431Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:47.246992Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discourse, Media and Education: Possible Ways Discurso, mídias e ensino: caminhos possíveis |
title |
Discourse, Media and Education: Possible Ways |
spellingShingle |
Discourse, Media and Education: Possible Ways Silva, Sandro Luis Interfaces Discourse Media Education. interfaces discurso mídia ensino. |
title_short |
Discourse, Media and Education: Possible Ways |
title_full |
Discourse, Media and Education: Possible Ways |
title_fullStr |
Discourse, Media and Education: Possible Ways |
title_full_unstemmed |
Discourse, Media and Education: Possible Ways |
title_sort |
Discourse, Media and Education: Possible Ways |
author |
Silva, Sandro Luis |
author_facet |
Silva, Sandro Luis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sandro Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interfaces Discourse Media Education. interfaces discurso mídia ensino. |
topic |
Interfaces Discourse Media Education. interfaces discurso mídia ensino. |
description |
O processo de ensino-aprendizagem não pode ignorar as transformações pelas quais passa a realidade. É preciso que a escola se aproxime dos fatos reais e os traga para a sala de aula, promovendo uma reflexão sobre eles. Dentre as várias abordagens que podem ser tratadas pela instituição escolar, escolhemos as mídias, que cada vez mais se fazem presentes no dia a dia dos cidadãos. Este artigo objetiva algumas reflexões sobre os possíveis diálogos entre discurso, mídia e ensino, considerando que se devem trazer para a sala de aula as diferentes linguagens, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento de competências e habilidades de leitura e de produção dos diferentes discursos que permeiam a sociedade contemporânea. Para atingir este objetivo, buscamos dialogar com os estudos de Maingueneau (2004, 2014) no que diz respeito ao discurso, Martin-Barbero (1996, 2012) e Setton (2011) no tocante às mídias, e Silva (2011) e Sanfelice (2009), no que se refere à interação e sala de aula. A partir dessas notas sobre as interfaces entre discurso, mídia e ensino, é possível afirmar que a inserção das mídias nos diferentes suportes torna de fato o ensino-aprendizagem mais significativo para os sujeitos envolvidos nesse processo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97431 10.11606/issn.2236-4242.v28i1p159-175 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97431 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v28i1p159-175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97431/98233 https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97431/148635 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Linha D'Água info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Linha D'Água |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 28 n. 1 (2015): Tecnologias digitais no ensino de Língua Portuguesa; 159-175 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221893980061696 |