Discourse, Media and Education: Possible Ways

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sandro Luis
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97431
Resumo: O processo de ensino-aprendizagem não pode ignorar as transformações pelas quais passa a realidade. É preciso que a escola se aproxime dos fatos reais e os traga para a sala de aula, promovendo uma reflexão sobre eles. Dentre as várias abordagens que podem ser tratadas pela instituição escolar, escolhemos as mídias, que cada vez mais se fazem presentes no dia a dia dos cidadãos. Este artigo objetiva algumas reflexões sobre os possíveis diálogos entre discurso, mídia e ensino, considerando que se devem trazer para a sala de aula as diferentes linguagens, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento de competências e habilidades de leitura e de produção dos diferentes discursos que permeiam a sociedade contemporânea. Para atingir este objetivo, buscamos dialogar com os estudos de Maingueneau (2004, 2014) no que diz respeito ao discurso, Martin-Barbero (1996, 2012) e Setton (2011) no tocante às mídias, e Silva (2011) e Sanfelice (2009), no que se refere à interação e sala de aula. A partir dessas notas sobre as interfaces entre discurso, mídia e ensino, é possível afirmar que a inserção das mídias nos diferentes suportes torna de fato o ensino-aprendizagem mais significativo para os sujeitos envolvidos nesse processo.
id USP-36_d4db9c795ff9b8182107191cbfda5503
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/97431
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Discourse, Media and Education: Possible WaysDiscurso, mídias e ensino: caminhos possíveisInterfacesDiscourseMediaEducation.interfacesdiscursomídiaensino.O processo de ensino-aprendizagem não pode ignorar as transformações pelas quais passa a realidade. É preciso que a escola se aproxime dos fatos reais e os traga para a sala de aula, promovendo uma reflexão sobre eles. Dentre as várias abordagens que podem ser tratadas pela instituição escolar, escolhemos as mídias, que cada vez mais se fazem presentes no dia a dia dos cidadãos. Este artigo objetiva algumas reflexões sobre os possíveis diálogos entre discurso, mídia e ensino, considerando que se devem trazer para a sala de aula as diferentes linguagens, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento de competências e habilidades de leitura e de produção dos diferentes discursos que permeiam a sociedade contemporânea. Para atingir este objetivo, buscamos dialogar com os estudos de Maingueneau (2004, 2014) no que diz respeito ao discurso, Martin-Barbero (1996, 2012) e Setton (2011) no tocante às mídias, e Silva (2011) e Sanfelice (2009), no que se refere à interação e sala de aula. A partir dessas notas sobre as interfaces entre discurso, mídia e ensino, é possível afirmar que a inserção das mídias nos diferentes suportes torna de fato o ensino-aprendizagem mais significativo para os sujeitos envolvidos nesse processo.The teaching-learning process cannot ignore the changes of reality. It is necessary that the school moves closer to the actual facts and brings them to the classroom in order to promote a reflection. Among several approaches existing at the school, we chose the media, which is increasingly present in the citizens’ life. This article proposes reflections on the possible dialogue among speech, media and education, considering that different languages should be included in the classroom so that can development of reading competence and skills and the production of different discourses that permeate the contemporary society. To achieve this goal we aim to dialogue with the studies of Maingueneau (2004, 2014), considering the discourse theoretical frame, Martin-Barbero (1996, 2012) and Setton (2011) concerning media studies and Silva (2011) and Sanfelice (2009) with regard to interaction and classroom. From these, taking into account the concepts of speech, media and education, we can say that the use of the media enable the most significant teaching-learning for those involved in this process.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/9743110.11606/issn.2236-4242.v28i1p159-175Linha D'Água; v. 28 n. 1 (2015): Tecnologias digitais no ensino de Língua Portuguesa; 159-1752236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97431/98233https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97431/148635Copyright (c) 2015 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Sandro Luis2022-03-25T13:46:04Zoai:revistas.usp.br:article/97431Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:47.246992Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Discourse, Media and Education: Possible Ways
Discurso, mídias e ensino: caminhos possíveis
title Discourse, Media and Education: Possible Ways
spellingShingle Discourse, Media and Education: Possible Ways
Silva, Sandro Luis
Interfaces
Discourse
Media
Education.
interfaces
discurso
mídia
ensino.
title_short Discourse, Media and Education: Possible Ways
title_full Discourse, Media and Education: Possible Ways
title_fullStr Discourse, Media and Education: Possible Ways
title_full_unstemmed Discourse, Media and Education: Possible Ways
title_sort Discourse, Media and Education: Possible Ways
author Silva, Sandro Luis
author_facet Silva, Sandro Luis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sandro Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Interfaces
Discourse
Media
Education.
interfaces
discurso
mídia
ensino.
topic Interfaces
Discourse
Media
Education.
interfaces
discurso
mídia
ensino.
description O processo de ensino-aprendizagem não pode ignorar as transformações pelas quais passa a realidade. É preciso que a escola se aproxime dos fatos reais e os traga para a sala de aula, promovendo uma reflexão sobre eles. Dentre as várias abordagens que podem ser tratadas pela instituição escolar, escolhemos as mídias, que cada vez mais se fazem presentes no dia a dia dos cidadãos. Este artigo objetiva algumas reflexões sobre os possíveis diálogos entre discurso, mídia e ensino, considerando que se devem trazer para a sala de aula as diferentes linguagens, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento de competências e habilidades de leitura e de produção dos diferentes discursos que permeiam a sociedade contemporânea. Para atingir este objetivo, buscamos dialogar com os estudos de Maingueneau (2004, 2014) no que diz respeito ao discurso, Martin-Barbero (1996, 2012) e Setton (2011) no tocante às mídias, e Silva (2011) e Sanfelice (2009), no que se refere à interação e sala de aula. A partir dessas notas sobre as interfaces entre discurso, mídia e ensino, é possível afirmar que a inserção das mídias nos diferentes suportes torna de fato o ensino-aprendizagem mais significativo para os sujeitos envolvidos nesse processo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97431
10.11606/issn.2236-4242.v28i1p159-175
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97431
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v28i1p159-175
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97431/98233
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97431/148635
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Linha D'Água
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Linha D'Água
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 28 n. 1 (2015): Tecnologias digitais no ensino de Língua Portuguesa; 159-175
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221893980061696