A educação reflexiva na pós-modernidade: uma revisão bibliográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1707 |
Resumo: | Trata-se de uma revisão bibliográfica buscando situar o ensino no momento histórico que estamos vivendo, denominado pós-modernidade, e que tem desencadeado uma mudança paradigmática em todos os níveis de compreensão do ser humano. Foram resgatados os conflitos educacionais da atualidade e apresentados os pressupostos para uma educação pós-moderna, destacando-se, dentre eles, a educação reflexiva, divulgada e proposta por Donald A. Shön, que centra a aprendizagem prática na "reflexão-na-ação", como alternativa para a formação do profissional reflexivo. |
id |
USP-38_1eebf5b702493efb4e03dabe3dc233fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/1707 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação reflexiva na pós-modernidade: uma revisão bibliográficaReflexive education in post-modernity: a bibliographical reviewLa educación reflexiva en la pós-modernidad: una revisión bibliográficaeducaçãoensinoaprendizagemEducaciónenseñanzaaprendizajeeducationteachinglearningTrata-se de uma revisão bibliográfica buscando situar o ensino no momento histórico que estamos vivendo, denominado pós-modernidade, e que tem desencadeado uma mudança paradigmática em todos os níveis de compreensão do ser humano. Foram resgatados os conflitos educacionais da atualidade e apresentados os pressupostos para uma educação pós-moderna, destacando-se, dentre eles, a educação reflexiva, divulgada e proposta por Donald A. Shön, que centra a aprendizagem prática na "reflexão-na-ação", como alternativa para a formação do profissional reflexivo.Se trata de una revisión bibliográfica buscando situar la enseñanza en el momento histórico que estamos viviendo, denominado posmodernidad y que ha desencadenado un cambio paradigmatico en todos los niveles de comprensión del ser humano. Fueron rescatados los conflictos educacionales de la actualidad y presentados los presupuestos para una educación posmoderna, destacándose dentro de ellos la educación rflexiva, divulgada y propuesta por Donals A Shon, que centra el aprendizaje práctico en la "reflexión en la acción", como alternativa para la formación del profesional reflexivo.This is a bibliographical review that aimed at considering teaching at the actual historical moment, denominated post-modernity, and that has resulted in a pragmatic change in all levels of human being understanding. Thus, authors rescued and presented the presuppositions for a post-modern education, emphasizing among them the reflexive education proposed by Donald A. Shön, that is based on practical learning centered in "reflexion-in-action", as an alternative for the formation of a reflexive professional.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2002-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/170710.1590/S0104-11692002000500011Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 10 n. 5 (2002); 696-703Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 Núm. 5 (2002); 696-703Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 No. 5 (2002); 696-7031518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1707/1752Gomes, Jomara BrandiniCasagrande, Lisete Diniz Ribasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T14:37:49Zoai:revistas.usp.br:article/1707Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T14:37:49Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação reflexiva na pós-modernidade: uma revisão bibliográfica Reflexive education in post-modernity: a bibliographical review La educación reflexiva en la pós-modernidad: una revisión bibliográfica |
title |
A educação reflexiva na pós-modernidade: uma revisão bibliográfica |
spellingShingle |
A educação reflexiva na pós-modernidade: uma revisão bibliográfica Gomes, Jomara Brandini educação ensino aprendizagem Educación enseñanza aprendizaje education teaching learning |
title_short |
A educação reflexiva na pós-modernidade: uma revisão bibliográfica |
title_full |
A educação reflexiva na pós-modernidade: uma revisão bibliográfica |
title_fullStr |
A educação reflexiva na pós-modernidade: uma revisão bibliográfica |
title_full_unstemmed |
A educação reflexiva na pós-modernidade: uma revisão bibliográfica |
title_sort |
A educação reflexiva na pós-modernidade: uma revisão bibliográfica |
author |
Gomes, Jomara Brandini |
author_facet |
Gomes, Jomara Brandini Casagrande, Lisete Diniz Ribas |
author_role |
author |
author2 |
Casagrande, Lisete Diniz Ribas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Jomara Brandini Casagrande, Lisete Diniz Ribas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação ensino aprendizagem Educación enseñanza aprendizaje education teaching learning |
topic |
educação ensino aprendizagem Educación enseñanza aprendizaje education teaching learning |
description |
Trata-se de uma revisão bibliográfica buscando situar o ensino no momento histórico que estamos vivendo, denominado pós-modernidade, e que tem desencadeado uma mudança paradigmática em todos os níveis de compreensão do ser humano. Foram resgatados os conflitos educacionais da atualidade e apresentados os pressupostos para uma educação pós-moderna, destacando-se, dentre eles, a educação reflexiva, divulgada e proposta por Donald A. Shön, que centra a aprendizagem prática na "reflexão-na-ação", como alternativa para a formação do profissional reflexivo. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1707 10.1590/S0104-11692002000500011 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1707 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692002000500011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1707/1752 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 10 n. 5 (2002); 696-703 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 Núm. 5 (2002); 696-703 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 No. 5 (2002); 696-703 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222838491185152 |