A educação reflexiva na pós-modernidade: uma revisão bibliográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Jomara Brandini
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Casagrande, Lisete Diniz Ribas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1707
Resumo: Trata-se de uma revisão bibliográfica buscando situar o ensino no momento histórico que estamos vivendo, denominado pós-modernidade, e que tem desencadeado uma mudança paradigmática em todos os níveis de compreensão do ser humano. Foram resgatados os conflitos educacionais da atualidade e apresentados os pressupostos para uma educação pós-moderna, destacando-se, dentre eles, a educação reflexiva, divulgada e proposta por Donald A. Shön, que centra a aprendizagem prática na "reflexão-na-ação", como alternativa para a formação do profissional reflexivo.
id USP-38_1eebf5b702493efb4e03dabe3dc233fa
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1707
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling A educação reflexiva na pós-modernidade: uma revisão bibliográficaReflexive education in post-modernity: a bibliographical reviewLa educación reflexiva en la pós-modernidad: una revisión bibliográficaeducaçãoensinoaprendizagemEducaciónenseñanzaaprendizajeeducationteachinglearningTrata-se de uma revisão bibliográfica buscando situar o ensino no momento histórico que estamos vivendo, denominado pós-modernidade, e que tem desencadeado uma mudança paradigmática em todos os níveis de compreensão do ser humano. Foram resgatados os conflitos educacionais da atualidade e apresentados os pressupostos para uma educação pós-moderna, destacando-se, dentre eles, a educação reflexiva, divulgada e proposta por Donald A. Shön, que centra a aprendizagem prática na "reflexão-na-ação", como alternativa para a formação do profissional reflexivo.Se trata de una revisión bibliográfica buscando situar la enseñanza en el momento histórico que estamos viviendo, denominado posmodernidad y que ha desencadenado un cambio paradigmatico en todos los niveles de comprensión del ser humano. Fueron rescatados los conflictos educacionales de la actualidad y presentados los presupuestos para una educación posmoderna, destacándose dentro de ellos la educación rflexiva, divulgada y propuesta por Donals A Shon, que centra el aprendizaje práctico en la "reflexión en la acción", como alternativa para la formación del profesional reflexivo.This is a bibliographical review that aimed at considering teaching at the actual historical moment, denominated post-modernity, and that has resulted in a pragmatic change in all levels of human being understanding. Thus, authors rescued and presented the presuppositions for a post-modern education, emphasizing among them the reflexive education proposed by Donald A. Shön, that is based on practical learning centered in "reflexion-in-action", as an alternative for the formation of a reflexive professional.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2002-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/170710.1590/S0104-11692002000500011Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 10 n. 5 (2002); 696-703Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 Núm. 5 (2002); 696-703Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 No. 5 (2002); 696-7031518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1707/1752Gomes, Jomara BrandiniCasagrande, Lisete Diniz Ribasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T14:37:49Zoai:revistas.usp.br:article/1707Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T14:37:49Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação reflexiva na pós-modernidade: uma revisão bibliográfica
Reflexive education in post-modernity: a bibliographical review
La educación reflexiva en la pós-modernidad: una revisión bibliográfica
title A educação reflexiva na pós-modernidade: uma revisão bibliográfica
spellingShingle A educação reflexiva na pós-modernidade: uma revisão bibliográfica
Gomes, Jomara Brandini
educação
ensino
aprendizagem
Educación
enseñanza
aprendizaje
education
teaching
learning
title_short A educação reflexiva na pós-modernidade: uma revisão bibliográfica
title_full A educação reflexiva na pós-modernidade: uma revisão bibliográfica
title_fullStr A educação reflexiva na pós-modernidade: uma revisão bibliográfica
title_full_unstemmed A educação reflexiva na pós-modernidade: uma revisão bibliográfica
title_sort A educação reflexiva na pós-modernidade: uma revisão bibliográfica
author Gomes, Jomara Brandini
author_facet Gomes, Jomara Brandini
Casagrande, Lisete Diniz Ribas
author_role author
author2 Casagrande, Lisete Diniz Ribas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Jomara Brandini
Casagrande, Lisete Diniz Ribas
dc.subject.por.fl_str_mv educação
ensino
aprendizagem
Educación
enseñanza
aprendizaje
education
teaching
learning
topic educação
ensino
aprendizagem
Educación
enseñanza
aprendizaje
education
teaching
learning
description Trata-se de uma revisão bibliográfica buscando situar o ensino no momento histórico que estamos vivendo, denominado pós-modernidade, e que tem desencadeado uma mudança paradigmática em todos os níveis de compreensão do ser humano. Foram resgatados os conflitos educacionais da atualidade e apresentados os pressupostos para uma educação pós-moderna, destacando-se, dentre eles, a educação reflexiva, divulgada e proposta por Donald A. Shön, que centra a aprendizagem prática na "reflexão-na-ação", como alternativa para a formação do profissional reflexivo.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1707
10.1590/S0104-11692002000500011
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1707
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692002000500011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1707/1752
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 10 n. 5 (2002); 696-703
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 Núm. 5 (2002); 696-703
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 No. 5 (2002); 696-703
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222838491185152