O ensino de comunicação em enfermagem: um desafio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1248 |
Resumo: | O uso do vídeo tem sido descrito na literatura como favorável a mudanças de comportamentos durante a comunicação. Este estudo buscou verificar o efeito de um treinamento no emprego de categorias de confirmação e desconfirmação durante a interação (comunicação oral) entre aluno e paciente hospitalizado. Os resultados evidenciaram predomíno das categorias de confirmação nas interações; não houve mudanças significativas no perfil interacional antes e após o treinamento. Conclui-se que o ensino de habilidades comunicativas deva ser feito ao longo de todo o curso de graduação e não ser da responsabilidade apenas de uma disciplina ou período. |
id |
USP-38_496d1a5f53d0a495f6413809f53a9c0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/1248 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de comunicação em enfermagem: um desafioLa enseñanza de la comunicación en enfermería: un desafioThe teaching of nursing communication: a challengeensinocomunicaçãoenseñanzacomunicaciónteachingcommunicationO uso do vídeo tem sido descrito na literatura como favorável a mudanças de comportamentos durante a comunicação. Este estudo buscou verificar o efeito de um treinamento no emprego de categorias de confirmação e desconfirmação durante a interação (comunicação oral) entre aluno e paciente hospitalizado. Os resultados evidenciaram predomíno das categorias de confirmação nas interações; não houve mudanças significativas no perfil interacional antes e após o treinamento. Conclui-se que o ensino de habilidades comunicativas deva ser feito ao longo de todo o curso de graduação e não ser da responsabilidade apenas de uma disciplina ou período.The use of video has been described in the literature as favourable to changes in behaviours during communication. This study aimed at verifying the effect of a training programme in the use of categories of confirmation and discordance during the interaction (oral communication) between students and patients. The results evidenced the predominance of confirmation categories in interactions: there were no significant changes in the interaction profile before and after training. Authors concluded that the teaching of communication abilities has to be done during the undergraduate course and not only in one course or period.El uso del video ha sido descrito en la literatura como favorable a los cambios de comportamientos durante la comunicación. Este estudio buscó verificar el efecto de un entrenamiento en el empleo de categorías de confirmación y desconfirmación durante la interacción (comunicación oral) entre alumno y paciente hospitalizado. Los resultados evidenciaron el predominio de las categorías de confirmación en las interacciones: no hubo cambios significativas en el perfil de interacción antes y después del entrenamiento. Concluimos que la enseñanza de habilidades comunicativas debe ser hecha durante todo el curso de graduación y no puede ser de la responsabilidad solamente de una disciplina o período.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1997-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/124810.1590/S0104-11691997000300005Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 5 n. 3 (1997); 27-34Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 5 Núm. 3 (1997); 27-34Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 5 No. 3 (1997); 27-341518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1248/1270Carvalho, Emília Campos deBachion, Maria MarciaAlmeida, Luciana C. P.Medeiros, Renata Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T12:48:24Zoai:revistas.usp.br:article/1248Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T12:48:24Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de comunicação em enfermagem: um desafio La enseñanza de la comunicación en enfermería: un desafio The teaching of nursing communication: a challenge |
title |
O ensino de comunicação em enfermagem: um desafio |
spellingShingle |
O ensino de comunicação em enfermagem: um desafio Carvalho, Emília Campos de ensino comunicação enseñanza comunicación teaching communication |
title_short |
O ensino de comunicação em enfermagem: um desafio |
title_full |
O ensino de comunicação em enfermagem: um desafio |
title_fullStr |
O ensino de comunicação em enfermagem: um desafio |
title_full_unstemmed |
O ensino de comunicação em enfermagem: um desafio |
title_sort |
O ensino de comunicação em enfermagem: um desafio |
author |
Carvalho, Emília Campos de |
author_facet |
Carvalho, Emília Campos de Bachion, Maria Marcia Almeida, Luciana C. P. Medeiros, Renata Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Bachion, Maria Marcia Almeida, Luciana C. P. Medeiros, Renata Nascimento |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Emília Campos de Bachion, Maria Marcia Almeida, Luciana C. P. Medeiros, Renata Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino comunicação enseñanza comunicación teaching communication |
topic |
ensino comunicação enseñanza comunicación teaching communication |
description |
O uso do vídeo tem sido descrito na literatura como favorável a mudanças de comportamentos durante a comunicação. Este estudo buscou verificar o efeito de um treinamento no emprego de categorias de confirmação e desconfirmação durante a interação (comunicação oral) entre aluno e paciente hospitalizado. Os resultados evidenciaram predomíno das categorias de confirmação nas interações; não houve mudanças significativas no perfil interacional antes e após o treinamento. Conclui-se que o ensino de habilidades comunicativas deva ser feito ao longo de todo o curso de graduação e não ser da responsabilidade apenas de uma disciplina ou período. |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1248 10.1590/S0104-11691997000300005 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1248 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11691997000300005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1248/1270 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 5 n. 3 (1997); 27-34 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 5 Núm. 3 (1997); 27-34 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 5 No. 3 (1997); 27-34 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222836271349760 |