Simulation effectiveness tool modified (SET-M): adaptação e validação para o Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bergamasco, Ellen Cristina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cruz, Diná de Almeida Lopes Monteiro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188053
Resumo: Objetivo: adaptar para a língua portuguesa o Simulation Effectiveness Tool - Modified (SET-M) e verificar índices de validade e confiabilidade. Método: estudo metodológico. Utilizou-se o ISPOR, Análise Fatorial Confirmatória, correlação entre o instrumento adaptado/Escala de Design da Simulação – Versão Estudante/Avaliação Prática Individual e confiabilidade (teste-reteste e índices de consistência interna). Amostra de conveniência com 435 estudantes da Graduação em Enfermagem e Pós-Graduação. Resultados: o Simulation Effectiveness Tool - Modified Versão Brasileira obteve média de escores entre 2,36 a 2,94. A Análise Fatorial Confirmatória mostrou carga fatoral > 0,30 para 17 dos 19 itens. O alfa de Cronbach variou entre 0,729 e 0,874. O ômega de McDonald foi 0,782. Não houve correlação entre Simulation Effectiveness Tool - Modified Versão Brasileira e o Design da Simulação ou a Avaliação Prática Individual. Houve correlação positiva entre o Simulation Effectiveness Tool - Modified Versão Brasileira e a idade dos participantes. Os escores dos voluntários nas simulações foram significativamente mais altos que os dos observadores em três domínios. Conclusão: o SET-M Versão Brasileira, mantendo os 19 itens e quatro domínios da escala original, ficou disponibilizado para ser usado no Brasil para avaliar a efetividade da simulação, recomendando-se estudos com amostras diferentes.
id USP-38_619e8cf9a8798adfdfaa0d81d16d67cf
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/188053
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Simulation effectiveness tool modified (SET-M): adaptação e validação para o BrasilSimulation effectiveness tool modified (SET-M): adaptación y validación para BrasilSimulation effectiveness tool modified (SET-M): adaptation and validation for BrazilSimulaçãoEstudo de ValidaçãoEfetividadeInquéritos e QuestionáriosEducação em EnfermagemTreinamento por SimulaçãoSimulaciónEstudio de ValidaciónEfectividadEncuestas y CuestionariosEducación en EnfermeríaEntrenamiento SimuladoSimulation TechniqueValidation StudyEffectivenessSurveys and QuestionnairesNursing EducationSimulation TrainingObjetivo: adaptar para a língua portuguesa o Simulation Effectiveness Tool - Modified (SET-M) e verificar índices de validade e confiabilidade. Método: estudo metodológico. Utilizou-se o ISPOR, Análise Fatorial Confirmatória, correlação entre o instrumento adaptado/Escala de Design da Simulação – Versão Estudante/Avaliação Prática Individual e confiabilidade (teste-reteste e índices de consistência interna). Amostra de conveniência com 435 estudantes da Graduação em Enfermagem e Pós-Graduação. Resultados: o Simulation Effectiveness Tool - Modified Versão Brasileira obteve média de escores entre 2,36 a 2,94. A Análise Fatorial Confirmatória mostrou carga fatoral > 0,30 para 17 dos 19 itens. O alfa de Cronbach variou entre 0,729 e 0,874. O ômega de McDonald foi 0,782. Não houve correlação entre Simulation Effectiveness Tool - Modified Versão Brasileira e o Design da Simulação ou a Avaliação Prática Individual. Houve correlação positiva entre o Simulation Effectiveness Tool - Modified Versão Brasileira e a idade dos participantes. Os escores dos voluntários nas simulações foram significativamente mais altos que os dos observadores em três domínios. Conclusão: o SET-M Versão Brasileira, mantendo os 19 itens e quatro domínios da escala original, ficou disponibilizado para ser usado no Brasil para avaliar a efetividade da simulação, recomendando-se estudos com amostras diferentes.Objetivo: adaptar el Simulation Effectiveness Tool - Modified (SET-M) al portugués y verificar los índices de validez y confiabilidad. Método: estudio metodológico. En esta etapa de la investigación se utilizó el ISPOR, Análisis Factorial Confirmatorio, correlación entre el instrumento adaptado/Escala de Design de la Simulación - Versión Estudiante/Evaluación Práctica Individual y confiabilidad (test-retest e índices de consistencia interna). Muestra de conveniencia con 435 estudiantes de licenciatura en Enfermería y del posgrado. Resultados: el Simulation Effectiveness Tool – Modified - Versión Brasileña obtuvo un puntaje promedio entre 2,36 a 2,94; el Análisis Factorial Confirmatorio mostró una carga factorial > 0,30 para 17 de los 19 ítems. El alpha de Cronbach osciló entre 0,729 y 0,874; El omega de McDonald fue 0,782. No hubo correlación entre Simulation Effectiveness Tool – Modified Versión Brasileña y el Design de la Simulación o la Evaluación Práctica Individual. Hubo una correlación positiva entre el Simulation Effectiveness Tool – Modified Versión Brasileña y la edad de los participantes. Los puntajes de los voluntarios en las simulaciones fueron significativamente más altos que las de los observadores en tres dominios. Conclusión: el SET-M Versión Brasileña, manteniendo los 19 ítems y cuatro dominios de la escala original, se puso a disposición para su uso en Brasil para evaluar la efectividad de la simulación, recomendándose estudios con diferentes muestras.Objective: to adapt the Simulation Effectiveness Tool - Modified (SET-M) to Portuguese and to verify validity and reliability indexes. Method: methodological study using ISPOR, Confirmatory Factor Analysis, correlation between the adapted instrument/Simulation Design Scale - Student Version/Individual Practice Assessment and reliability (test-retest and internal consistency indexes). Convenience sample with a total of 435 Nursing undergraduate and graduate students. Results: Simulation Effectiveness Tool - Modified Brazilian Version obtained an average score between 2.36 to 2.94. The Confirmatory Factor Analysis had a factor load > 0.30 for 17 of the 19 items. Cronbach’s alpha ranged between 0.729 and 0.874. McDonald’s omega was 0.782. There was no correlation between Simulation Effectiveness Tool - Modified Brazilian Version and the Simulation Design or Individual Practical Assessment. There was a positive correlation between the Simulation Effectiveness Tool - Modified Brazilian Version and the participants’ age. The scores of the volunteers in the simulations were significantly higher than those of the observers in three domains. Conclusion: the SET-M Brazilian Version, maintaining the 19 items and four domains of the original scale, was made available for use in Brazil to evaluate the effectiveness of the simulation, recommending studies with different samples.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2021-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18805310.1590/1518-8345.4282.3437Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 29 (2021); e3437Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3437Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e34371518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188053/173629https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188053/173630https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188053/173631Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBergamasco, Ellen CristinaCruz, Diná de Almeida Lopes Monteiro da 2021-07-01T18:41:07Zoai:revistas.usp.br:article/188053Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-07-01T18:41:07Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Simulation effectiveness tool modified (SET-M): adaptação e validação para o Brasil
Simulation effectiveness tool modified (SET-M): adaptación y validación para Brasil
Simulation effectiveness tool modified (SET-M): adaptation and validation for Brazil
title Simulation effectiveness tool modified (SET-M): adaptação e validação para o Brasil
spellingShingle Simulation effectiveness tool modified (SET-M): adaptação e validação para o Brasil
Bergamasco, Ellen Cristina
Simulação
Estudo de Validação
Efetividade
Inquéritos e Questionários
Educação em Enfermagem
Treinamento por Simulação
Simulación
Estudio de Validación
Efectividad
Encuestas y Cuestionarios
Educación en Enfermería
Entrenamiento Simulado
Simulation Technique
Validation Study
Effectiveness
Surveys and Questionnaires
Nursing Education
Simulation Training
title_short Simulation effectiveness tool modified (SET-M): adaptação e validação para o Brasil
title_full Simulation effectiveness tool modified (SET-M): adaptação e validação para o Brasil
title_fullStr Simulation effectiveness tool modified (SET-M): adaptação e validação para o Brasil
title_full_unstemmed Simulation effectiveness tool modified (SET-M): adaptação e validação para o Brasil
title_sort Simulation effectiveness tool modified (SET-M): adaptação e validação para o Brasil
author Bergamasco, Ellen Cristina
author_facet Bergamasco, Ellen Cristina
Cruz, Diná de Almeida Lopes Monteiro da
author_role author
author2 Cruz, Diná de Almeida Lopes Monteiro da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bergamasco, Ellen Cristina
Cruz, Diná de Almeida Lopes Monteiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Simulação
Estudo de Validação
Efetividade
Inquéritos e Questionários
Educação em Enfermagem
Treinamento por Simulação
Simulación
Estudio de Validación
Efectividad
Encuestas y Cuestionarios
Educación en Enfermería
Entrenamiento Simulado
Simulation Technique
Validation Study
Effectiveness
Surveys and Questionnaires
Nursing Education
Simulation Training
topic Simulação
Estudo de Validação
Efetividade
Inquéritos e Questionários
Educação em Enfermagem
Treinamento por Simulação
Simulación
Estudio de Validación
Efectividad
Encuestas y Cuestionarios
Educación en Enfermería
Entrenamiento Simulado
Simulation Technique
Validation Study
Effectiveness
Surveys and Questionnaires
Nursing Education
Simulation Training
description Objetivo: adaptar para a língua portuguesa o Simulation Effectiveness Tool - Modified (SET-M) e verificar índices de validade e confiabilidade. Método: estudo metodológico. Utilizou-se o ISPOR, Análise Fatorial Confirmatória, correlação entre o instrumento adaptado/Escala de Design da Simulação – Versão Estudante/Avaliação Prática Individual e confiabilidade (teste-reteste e índices de consistência interna). Amostra de conveniência com 435 estudantes da Graduação em Enfermagem e Pós-Graduação. Resultados: o Simulation Effectiveness Tool - Modified Versão Brasileira obteve média de escores entre 2,36 a 2,94. A Análise Fatorial Confirmatória mostrou carga fatoral > 0,30 para 17 dos 19 itens. O alfa de Cronbach variou entre 0,729 e 0,874. O ômega de McDonald foi 0,782. Não houve correlação entre Simulation Effectiveness Tool - Modified Versão Brasileira e o Design da Simulação ou a Avaliação Prática Individual. Houve correlação positiva entre o Simulation Effectiveness Tool - Modified Versão Brasileira e a idade dos participantes. Os escores dos voluntários nas simulações foram significativamente mais altos que os dos observadores em três domínios. Conclusão: o SET-M Versão Brasileira, mantendo os 19 itens e quatro domínios da escala original, ficou disponibilizado para ser usado no Brasil para avaliar a efetividade da simulação, recomendando-se estudos com amostras diferentes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188053
10.1590/1518-8345.4282.3437
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188053
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.4282.3437
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188053/173629
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188053/173630
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/188053/173631
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 29 (2021); e3437
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3437
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3437
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222856185905152